Pensando como Deus

Escrito por: Reinhard Bonnke 
domingo, 1 de janeiro de 2006 

Introdução

Meus começos em Lesotho foram designados por uma junta de missões. O trabalho estava expandindo. Fiquei sem dinheiro e não podia pagar o aluguel do escritório da missão – na verdade, eram somente alguns poucos dólares. Indo por uma estrada com muito tráfego eu orei pelo dinheiro para o aluguel. Então o Senhor cochichou no meu ouvido: “Gostaria de ter um milhão de dólares?” Uau! Quanto trabalho eu poderia fazer com um milhão de dólares. 
Revendo, eu percebo que isto era um momento de vertente. Tínhamos fundado a missão e ela estava expandindo em mais de uma direção. Eu tinha 50.000 estudantes matriculados em um curso Bíblico, e havia alugado um escritório. Eu era como um gerente de negócios em um conjunto de atividades. Agora o aluguel estava para vencer e eu simplesmente não tinha nada. Onde eu poderia ir? Eu só sabia de uma possível fonte: o Senhor. 
Eu não pedi um milhão de dólares. Seria ridículo. Cinqüenta dólares dariam. Mas ai estava – o impacto na minha alma. Deus poderia me dar um milhão de dólares. É claro que Ele poderia – Ele estava me assegurando. Então – eu poderia continuar o bom trabalho em grande estilo. 

O Momento da Vertente
O que Deus colocou à minha frente era atraente, mas repentinamente eu percebi. Não era somente o dinheiro do aluguel que eu queria. Eu queria mais, muito mais. Eu queria almas – um total de um milhão delas! Na verdade Deus me colocou em teste e me colocou imediatamente. Foi como se Ele tivesse dito: “Se é dinheiro que você quer, Eu posso te dar. É realmente isto que você quer? 
Naquele momento eu comecei a pensar como Ele pensava! Ele é o Salvador. Não há outro Salvador e salvar é Seu grande trabalho. Seu poder é desencadeado na terra pelo Espírito Santo para salvar almas e salvar almas é desejo ardente de Deus! 
Eu já havia aprendido que Jesus tem outras medidas além de dinheiro. O que Ele era não poderia ser expresso em termos monetários. Antes de tudo Ele é Salvador. A Bíblia toda é sobre Ele salvando. Ele me perguntou o que eu queria, mas isto era para saber se eu queria o que Ele queria. Eu sabia com certeza o que era – vidas salvas. Ele conhecia meu coração e me deu a oportunidade de escolher. O negócio do dinheiro do aluguel se tornou irrelevante. Este era um momento de definição. Eu disse: “Senhor, não um milhão de dólares, mas um milhão de almas”. 

Os Pensamentos Mudam no Nível Divino
Tudo o que se pensa e se faz no mundo gira em torno do dinheiro. Ele é o ponto conversor e o fim de tudo. Por ele se trabalha, planeja e ainda o tem como padrão de julgamento. O mundo o tem impregnado em sua mente e nada mais! O fim de tudo é o dinheiro. 
Este foi um momento decisivo na minha vida. Dei um passo a frente e decidi ficar com Jesus. Ele esteve neste mundo como Salvador e, acima de qualquer carreira, mais do que qualquer sucesso, o que mais desejava em meu coração era estar com Ele. Deus me testou: “No que pensaste?”. Eu sabia como Ele pensava. Poderia eu pensar com e como Ele, salvando homens e mulheres, transformando suas vidas sem esperança, escuridão e eternidade vazia em céu? 
Na Escritura acima, Jesus acusou o demônio de pensar como homem. Ele esperava mais do que isso do diabo. Até mesmo o seu nível deveria ser melhor do que isso. Dizer que o diabo pensou como homem não o fez se sentir lisonjeado. Nem mesmo a nós, se nos for dito que pensamos como o mundo. Como Jesus disse, o pensamento humano é em termos de sucesso, riqueza, fama, roupas, comida e bebida. 
A prioridade de Deus é de que eu pense como o Salvador, mas como é que pensamos? Em Cesaréia, Satanás estava nas palavras de Pedro e Jesus disse: “Arreda, Satanás, pois não pensas como Deus, mas como homem.” Poderia ter sentido o que Pedro disse, mas isto não era da parte do Senhor que havia dito tempos antes: “Meus pensamentos não são os vossos pensamentos,… como os céus são mais altos que a terra.” (Isaias 55:8,9). A verdade é que, a nível Divino os nossos pensamentos mudam. Isso é o que importa. Em Isaias 1:8 Deus disse: “Vinde, pois, e arrazoemos,...” Ele não disse: “Arrazoem juntos”, mas Arrazoemos. Podemos arrazoar se o fazemos com Ele. 
Existe o que podemos chamar de linha filosófica Cristã, que na realidade é ter conhecimento superficial de fé confusa voltada a idéias sentimentais, especulações e explicações, sobre o porquê Deus não faz isto ou aquilo. Mas Deus é Deus de todo conforto, e não Deus de todas as explicações. Ele não veio para nos contar o porquê, mas como. Quando o general leproso Namã veio até Eliseu para ser curado, o profeta mandou um servo dizer a ele que se lavasse no Rio Jordão. Namã ficou indignado. Ele disse: “eu pensei que ele poderia vir até mim, ficar e estalar os dedos.” Ele pensou, mas o Senhor não pensava da mesma forma. O Evangelho é o pensamento de Deus o que, para o pensamento humano é tolice – no entanto, é sabedoria de Deus. 
O pensar Cristão é positivo, mas nem sempre pensamento positivo é Cristão. Pensamento negativo nunca é Cristão, e nunca é Bíblico. A Bíblia é garantia e confiança. Ela fala como a verdade. A Igreja é pilar e lugar da verdade. Nossa trombeta soa claramente. Pela Palavra podemos ter a mente de Cristo. Ela nos desafia a subirmos como águias e vivermos na dimensão da fé. A Bíblia expande nossa perspectiva. Deus disse: “Meus pensamentos não são os vossos pensamentos”, mas eles podem ser.

Uma Única Faísca
Princípios modernos de negócio podem ser úteis, porém, a Palavra de Deus é mais alta. Evangelismo não pode ser substituído por estatísticas. A igreja é negócio de Deus. Ele é o cabeça e quer que ela funcione do Seu jeito, uma vez que nos deu instruções suficientes. 
Um livro recente sobre o Crescimento da Igreja usado em uma escola profissionalizante mostrou a estatística das expectativas da igreja. Foi considerado o número de pessoas ao redor da igreja, ou na cidade, e deu o tipo de resposta que havia. Foram estabelecidos alvos, adaptando a mensagem para diferentes classes de pessoas. Essa era uma boa tática usada em propaganda. O Sucesso era baseado na experiência do negócio e pesquisa de mercado. Gastar muito dinheiro e alcançar muitas pessoas, no entanto, a fé não se encaixa nesta perspectiva. 
O Evangelho não é uma mercadoria para ser vendida como comida enlatada ou detergente. Ele é uma dinamite, explosivo, ‘lançando fogo na terra’. Uma única faísca pode começar um fogo na pradaria. Os efeitos disso são incalculáveis. Simplesmente pregue. “Meus pensamentos não são os vossos pensamentos”. Deus não tem alvos, limites e nem meios termos. 
O efeito do nosso trabalho não pode ser calculado em números, nem mesmo por experiências anteriores. De acordo com a experiência anterior na África, logo que fui mandado para uma base da missão, a norma geralmente era ganhar uma alma por ano ou, quem sabe, por mês; além do mais, eu viajava metade do dia para pregar em uma reunião com cinco pessoas. Mas algo continuou retumbando em minha mente “Toda a África! A África inteira pode ser salva. A África manchada de sangue poderia ser uma África lavada pelo Sangue de Jesus.” Estamos na metade desta década e, somente em nossas campanhas, 40 milhões de pessoas preencheram um cartão com seus dados confirmando a decisão que fizeram por Cristo. 
Por meio de cálculos sobre o Crescimento da Igreja e fatores científicos vimos que os primeiros discípulos não tiveram a chance de serem flocos de neve na fumaça. Eles eram cordeiros no meio de lobos, no entanto, Cristo os investiu com um novo potencial, o qual deve ser reconhecido e levado em consideração nos dias de hoje. Este é o ponto principal, incalculável, com resultados que vão além de expectativas naturais e estatísticas normais. Eu recomendo como a nova força vencedora; a única que foi ou é capaz de mudar o mundo: o Espírito Santo! 
Cristo é o Salvador de todos os homens, especialmente para aqueles que crêem. Jesus disse, “Eu vim para que O MUNDO seja salvo”. Essa é a mente de Deus e deveria ser a nossa, pois é o Seu mandato. Deus jamais poderá ser ultrapassado e ninguém é capaz de ter pensamentos maiores do que Ele. Entretanto, o que Ele pensa, Ele mesmo torna possível. Ele veio para salvar o mundo e este pode ser salvo. A América, Europa e os cinco Continentes podem ser lavados pelo precioso Sangue de Jesus. Deus é o Deus de toda a Terra. Que todas as nações jubilem. O nosso único alvo é que “Todo joelho se dobre”. Nosso poder é o Espírito Santo e nossa espada é a Palavra de Deus: “Pede-me e te darei os gentios por sua herança.”. Esta é a promessa para Seu Filho, como também a nós, pois somos Seus herdeiros.