A Missão de Jesus

A BUSCA DO SALVADOR -  (Lc 19.10; 15.1 ss)
Por Alan G. de Sá.
Qual é a missão de Jesus Cristo? Qual é a sua busca? Qual é o seu principal desejo? Tudo que Jesus fez, incluindo seus milagres, prodígios, e tudo o que falou, ele tinha um propósito principal. Mas antes para entendermos é bom começarmos dizendo o que não é a missão de Jesus, o que Jesus não busca: Jesus não busca fazer do homem uma pessoa religiosa. Nos dias que Jesus andou entre nós já haviam muitas religiões, assim como hoje, porém elas não conseguiam levar o homem a Deus; Também Jesus não veio simplesmente criar um novo sistema de leis para ser seguido; Jesus Cristo também não veio fazer o ser humano um empresário bem sucedido, ele não veio fazer o pobre ficar rico do dia para noite.Porém a busca do Senhor Jesus Cristo é diferente. Ela não se limitou a Israel; essa busca de Jesus tem alcançado bairros, nações, povos de todas as classes sociais, de todas as raças. A sua busca é buscar e salvar aquele que se havia perdido, Ele veio buscar e levar o pecador ao arrependimento, e a voltar-se para Deus.
I – JESUS BUSCA O PECADOR PORQUE ELE PRECISA DE SALVAÇÃO. (Lc 15. 4-7).
Ao ser acusado pelos escribas e fariseus (representante de uma das mais importantes religiões da época), sobre o seu relacionamento com os pecadores, Jesus inicia a explicar a sua busca pelo pecador com este ensinamento, tendo por base a atividade econômica que havia em seus dias da criação de ovelhas, e do relacionamento delas com o pastor (Lc 15.4-7). Jesus busca o pecador porque ele precisa de salvação. Uma ovelha perdida não tinha mais o cuidado do seu pastor, além disso, uma ovelha perdida estava sujeita aos perigos de se perder para sempre, e a ovelha perdida estava sujeita ao perigo de ser atacada e morta por algum predador. Ela precisava ser salva de todos esses perigos! Jesus estava dizendo para eles que Ele busca o pecador para levá-los ao arrependimento porque ele precisa de Salvação. O homem sem Deus está sujeito a todos esses perigos, de se perder para sempre, sendo atacado e destruído por Satanás. A Palavra de Deus diz: “Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito para que todo aquele que nele crê não se perda, mas tenha vida eterna” (João 3.16). Só Jesus pode dar essa salvação ao pecador: “E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos”.(At 4.12)
O Pastor colocava a ovelha em seus ombros (v.5) quando ela estava cansada ou ferida. Jesus faz assim com o pecador, quando o encontra cansado e ferido, pelos pecados desta vida, das injustiças deste mundo, e Ele faz isso “cheio de júbilo” (v.5,6).
II – JESUS BUSCA O PECADOR PORQUE ELE É VALIOSO DEMAIS PARA ELE (Lc 15.8-10) Porém aqueles religiosos precisavam de mais um ensino e mais uma vez Jesus usa o costume cultural que havia em seus dias para explicar que Ele busca o pecador porque ele é valioso demais para ele. Nos dias de Jesus era costume que partes do dote recebido fossem colocadas na cobertura da cabeça da mulher, formando um círculo de moedas (a dracma era uma moeda) presas a ela. A perda de uma dessas moedas causava a ela grande ansiedade. Então, em sua casa ela acendeu a luz e varria a casa, e no meio do lixo, procurava essa moeda que para ela tinha grande valor, não só material, mas sentimental. No meio do lixo!
Como eram para aqueles religiosos, os publicanos e pecadores, reputados como lixos! Indignos de serem aceitos por Deus! Hoje ainda tem muitas pessoas que diante da sociedade e religiosidade vistas como “lixo”, pessoas presas aos vícios, a uma vida que não conseguem mudar, a problemas emocionais e espirituais, desprezadas por muitos, mas valiosas para Deus. Vamos com Jesus buscá-las no “meio do lixo”, pois são valiosas para Ele!
III – JESUS BUSCA O PECADOR PORQUE ELE QUER RECEBÊ-LO COMO FILHO (Lc 15.11-32)  Jesus conclui seu ensinamento mostrando que ele busca o pecador, porque ele deseja perdoá-lo e recebê-lo como filho. Nesta parábola, que comumente é chamada de “a Parábola do Filho Pródigo”, na verdade deveria se chamar a “Parábola do Pai compadecido”, porque é a reação do pai que é a chave para entendermos toda narrativa e seu significado. Mesmo o filho mais moço dizendo que não desejava ter mais nada a ver com o pai (v.12), o pai o recebeu como se nada tivesse acontecido (v.22-24). Assim, o Pai celestial busca o pecador para recebê-lo como filho.
IV – QUEM É O PECADOR?
Esse ensinamento de Jesus, na verdade é uma importante revelação para todos nós. TODOS NÓS SOMOS PECADORES. A PALAVRA DE DEUS DIZ: TODOS PECARAM (Rm 3.23). Todos nós precisamos do perdão de Deus, e o mais valioso ainda é o fato de que ele, através de Jesus Cristo, deseja nos dar esse perdão. Mesmo todos nós, sendo como esse filho que saiu da casa de seu pai, como a ovelha perdida do rebanho de seu pastor, e chegando no fundo do poço em muitos casos, ou em outros, como aquela dracma perdida no meio do lixo, para Jesus, todos temos valor. Ele deseja restaurar-nos e recebermos como filhos e filhas: “mas a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus: aos que crêem no seu nome”.(João 1.12) Você quer ser um filho de Deus, receba Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador pessoal.Como você tem visto os pecadores, como Jesus ou como os fariseus?

Pescadores de Almas.com