O Fogo do Senhor II

Escrito por: Reinhard Bonnke 
quarta-feira, 10 de outubro de 2001 

Perdendo o acontecimento mais importante

Paulo disse que Jesus apareceu para mais de 500 irmãos de uma só vez (I Cor. 15:6). Isto foi antes de Pentecostes. Eu me pergunto, onde todos eles estavam no Dia de Pentecostes? Eles perderam isto. O Dia de Pentecostes era uma festa na qual todos os Judeus dentro de 20 milhas de Jerusalém eram obrigados a estar presentes. 
Eles poderiam ter estado lá. As pessoas perdem Pentecostes – talvez porque eles estão muito ocupados com outras preocupações. Algumas pessoas não gostam de nenhuma língua mais do que alguns gostam de óleo de fígado de bacalhau. Eu não penso que alguém tem o direito de não gostar dos dons do Espírito Santo. Seus dons são dados por Sua vontade e não por nossa preferência. Talvez aqueles primeiros irmãos tenham desconfiado secretamente que o Lugar Superior iria ser um lugar de língua inflamável e escolheram permanecer no Templo, com um ritual fácil e suave. Talvez o Deus do fogo não serve para todo mundo. Mas não existe nenhum outro tipo de Deus, as pessoas gostando ou não disto. 
O verdadeiro fogo é aceso pelo Senhor, assim como Ele acendeu o fogo dos altares em Israel. Levíticos 9:24 descreve o altar original de Moisés. O fogo não começou com uma madeira friccionado à outra, como era o costume naqueles dias. Nós lemos, ' pois saiu fogo de diante do Senhor, e consumiu o holocausto e a gordura sobre o altar; o que vendo todo o povo, jubilaram e prostraram-se sobre os seus rostos.' Quando, logo depois, Salomão abriu o primeiro Templo em Jerusalém, ele orou e o fogo caiu.' Tendo Salomão acabado de orar, desceu fogo do céu e consumiu o holocausto e os sacrifícios; e a glória do Senhor encheu a casa. E os sacerdotes não podiam entrar na casa do Senhor, porque a glória do Senhor tinha enchido a sua casa. E todos os filhos de Israel, vendo descer o fogo, e a glória do Senhor sobre a casa, prostraram-se com o rosto em terra sobre o pavimento, adoraram ao Senhor e lhe deram graças.' (II Cr. 7:1-3). 
A religião de Israel tinha fogo e glória. Os pregadores tinham que manter o fogo original queimando. Fogo era o centro da adoração no Templo. Quando Salomão orou e o fogo da glória do Senhor desceu, ninguém objetou. As multidões reunidas responderam com um grande ruído de maravilha e louvor a Deus. Ninguém disse, 'Existe muita emoção naqueles encontros; melhor eu ir onde é mais tranqüilo.' Naquele caso, para eles, teria sido melhor o cemitério. 
Aliás uma fé sem fogo seria uma falsa fé. Isto não seria verdade à natureza de Deus. Ele é fogo consumidor, e eu não poderia contemplar uma fé sem Deus como Ele na verdade é. Eu não posso visualizar Deus a 0°C. Ele é sempre sol do meio dia, sempre no seu apogeu. Se minha atitude religiosa não tem sentimentos, não tem paixão, não queima por dentro e não gera energia, então isto significa a úmida escuridão da tumba. Só o pensamento me estremece! Quando você apaga o fogo você apaga o fogo de Deus, você apaga o Espírito. Algumas pessoas dizem que Deus tem compaixão, mas não paixão. Eu discordo. Ele é uma eterna fonte de paixão. Verdade, Ele não exibe paixão como nós fazemos às vezes. Ele é imutável, ou se Ele tivesse um humor apaixonante Ele nos consumiria, como Malaquias disse. 

Falso Fogo
Entretanto há o outro lado disto. 'Nadabe e Abiu... cada um pegou seu próprio incensário e colocou fogo nele, colocou incenso, e ofereceu fogo profano diante do Senhor...Então veio fogo do Senhor e os devorou, e eles morreram diante do Senhor.' O Senhor disse, ' Serei santificado naqueles que se chegarem a mim, e serei glorificado diante de todo o povo.' (Lv. 10:1-3) 
Nós não só não queremos falso fogo, não precisamos disto. Nadab e Abiu poderiam ter tido o fogo de Deus muito facilmente do altar, mas eles fizeram o deles próprios. O fogo do Senhor é especial, não gerado por homem, emoção sem paixão. No caso de Nadabe e Abiu, dois deles vieram juntos, quando os sacerdotes sempre vinham individualmente. Não há segurança em números quando nós provocamos um calor secular. 
Antes que você possa receber o fogo do Espírito, você tem que querer. Talvez esta seja a razão porque somente 120 apareceram no Lugar Superior. 'Bem aventurados aqueles que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos,' disse Jesus (Mt. 5:6). Que promessa! 

Encarando Fatos
Agora vamos à realidade. Fogo é o símbolo do próprio Espírito Santo, não simplesmente uma de suas qualidades. O Espírito não é simplesmente exuberância. Existem outras facetas – o Espírito Santo é uma pomba, a água do céu, o guia, o que foi mandado no lugar de Jesus para andar conosco; Ele é o vento do céu e o óleo da unção. Seu trabalho, portanto, tem que ser visto de maneiras variadas. Estas variedades são expressas por todo o nosso trabalho enquanto somos cheios e movidos pelo Espírito. Não é necessário dizer que todo trabalho Cristão depende do Espírito. O que eu estou enfatizando aqui é que todos os trabalhos do Espírito têm fogo por trás. 
Se você quer salvar almas clinicamente, ou agradavelmente, sem emoção, o Espírito Santo poderá encontrar dificuldade em cooperar com você. Alguns querem Pentecostes com dignidade, mas Pentecostes pode te achar culpado por estar bêbado. O poder do Espírito pode ser grande demais para nossos frágeis corpos. Quando o fogo caiu no Templo todos eles se sentiram suas faces imóveis. 
O que eu quero dizer é que – você não pode permanecer tão 'frio quanto um pepino' quando o fogo cai em você. Realmente, você nunca vai ser o mesmo outra vez. Quando o Rei Saul recebeu o toque do Espírito, ele parecia outro homem. Se você não quiser ser diferente, não espere pelo fogo. Se você o tem na igreja você vai tê-lo fora da igreja. Você vai ser diferente, um pássaro pintado entre os pardais. E é isto que o mundo precisa mais que tudo – pessoas com uma distinção criada por Deus, pessoas que brilhem como luzes '...no meio de uma geração corrupta e perversa,' (Fp. 2:15). Moisés percebeu a sarça ardendo e disse, ' Agora me virarei para lá e verei esta maravilha,' (Ex 3:3). Estranho! Deus estranho! Como iremos impressionar as pessoas se somos como eles são, eu não sei. Precisamos ser homens cujos corações estão chamejantes – o que não é necessariamente confortável. Paulo uma vez raspou sua cabeça para mostrar que ele havia feito um voto (At. 18:18). As pessoas notariam aquilo – um apóstolo careca!? Mas ele não estava envergonhado de parecer daquela forma, e isto mostrou a todo mundo que aquele era um homem profundamente devotado que tinha feito um juramento de fazer algo por Deus. Porque não deveriam os crentes batizados por fogo fazer o mesmo? 

O Enchimento com o Espírito Santo é frequentemente um Acontecimento Público
Os discípulos vieram do Lugar Superior diferentes, e Pedro chamou a atenção de todos, dizendo, 'Todos nós somos testemunhas' (At. 2:32). Somos evidência de que Jesus está vivo – olhe para nós.' O que as pessoas se parecem quando elas emergem de nossas igrejas no Domingo pela manhã? Suponha que o fogo tenha caído no Mosteiro de Westminster e todo mundo veio para fora bêbado com o Espírito! Ser cheio do Espírito não é alguma coisa que você pode manter para si mesmo; este é normalmente um acontecimento público. Nem é para confiança ou conforto pessoal. Aliás, isto pode te trazer algum desconforto. O Espírito Santo não te é dado para te deixar cômodo, mas para te tirar para fora da sua confortabilidade para este mundo destemperado. Você vai ter propósito na vida – pescar homens em águas tempestuosas. 
Você não está lidando com sentimento ou poder, mas com a Pessoa do Espírito Santo. Ele não pode ser distribuído por nenhum pastor ou evangelista – 'Aqui tem algum Espírito Santo' – assim como você não pode 'distribuir' sua esposa ou filho ou filha! Aquele Grande Espírito é uma Pessoa, O Santo. Ele não foi dado para se criar um efeito espantoso no púlpito, algo como em um ato mágico. Sua verdadeira esfera de ação é pregar Jesus. Tire Jesus e o Espírito também vai embora. Quando isto acontece você realmente está sozinho com você mesmo. 

Levante, Fale e Nunca se Cale
Queremos uma igreja batizada com fogo. É tempo de nos levantarmos, falarmos e nunca nos calarmos. Deixemos as nossas línguas pegarem fogo pelo Espírito Santo. Os primeiros Cristãos foram queimados como velas para iluminar os jardins de Nero. Nós temos que nos deixar queimar como velas de Deus na escuridão deste mundo ignorante de Deus. Um homem em fogo não tem medo do que outro homem possa fazer a ele. Nós sabemos que Ele é verdadeiro; vamos falar como se soubéssemos. O fogo somente pode fazer o que deixamos que ele faça. Espírito Santo somente vai abençoar onde formos. 
É, seremos figuras discutíveis, mas nós também faremos o ateísmo discutível, trazendo à tona o que ele é, um objeto de desprezo. A descrença e rejeição a Cristo trazem todo tipo de erro em si. O mundo é insano. É insano duvidar de Deus, da ressurreição e da Palavra de Deus. As pessoas estão incandescentes e as igrejas se inflamam, cria-se um fogo nacional de floresta. Reavivamento significa fogo, pessoas que tem o real fogo, queimam publicamente. Reavivamento não vem se você fica confortavelmente dentro de quatro paredes pedindo para Deus mover. Deus vai te batizar com fogo e depois vai te mandar como Sansão mandou as raposas com tochas amarradas nos seus rabos. 
Jeremias é o tipo de profeta que queremos, milhões deles. Ele estava desencorajado, mas ele não podia se manter calado, pois ele disse que a Palavra de Deus era como fogo encerrado nos seus ossos (Jr. 20:9). Nosso Deus é fogo consumidor. Você pode viver com Ele, sendo queimado perpetuamente? 


Que Deus abençoe esta verdade Bíblica em você. 

Reinhard Bonnke