James Gilmour
Da Mongólia "Nossa Gilmour."
por Galen B. Royer

Nascido em Cathkin, Escócia, 12 de junho de 1843. Faleceu em Tientsin, China, 21 de maio de 1891. 1. Início da vida. James Gilmour foi o terceiro dos seis filhos nascidos de James e Elizabeth Pettigrew Gilmour Cathkin sobre o património de uma meia dúzia de fazendas na freguesia de Carmunnock, cerca de cinco milhas de Glasgow, na Escócia. Seus antepassados eram povo devoto. O avô Gilmour e sua esposa andou regularmente todos os domingos a Glasgow para culto na igreja Congregacional. Sua fidelidade, visto no retorno do frio à noite escura wending seu caminho de regresso à luz de uma lanterna feita à mão, fez uma profunda impressão sobre a comunidade. James pais mantiveram a mesma integridade e estrita piedade. Sua mãe prazer em reunir seus filhos com ela na noite e ler-lhes histórias religiosas e missionárias e fazer comentários sobre eles. Supõe-se que aqui foi plantado o desejo que levou o missionário depois de escrever seu interessante contas da missão campo. Família culto foi tão rigorosamente observado que os vizinhos teriam de esperar até a bendita hora foi aprovada antes que pudessem ser atendidos. Na medida em que James "pai estava em situação confortável, o rapaz não passar pelo calvário da pobreza que alguns missionários têm. Ele teve boa escola privilégios, em primeiro lugar e, em seguida, Cambuslang Glasgow, aplicar-se não tanto por causa do amor pela aprendizagem, mas porque ele quisesse fazê-lo, para si próprio e ganhou muitos prêmios. Ainda assim ele foi um menino cheio de diversão e jogos e para assinalar o seu arreliando. Ele amou o mundo selvagem e ia passear sozinho entre as montanhas, bosques, e ravinas, encantado com a natureza e com aquilo que ela deu de volta para ele.
2. Vida universitária. Na primeira, quando participou James Glasgow University, viveu em casa. Porque alguns de seus ramos foi demasiado cedo para o serviço ferroviário ele caminhava para a escola no período da manhã. Mais tarde ele forneceu uma pequena casa que pertenceu a seu pai na cidade, e preparou o seu café da manhã e outras refeições como ele achava melhor. Ele foi especialmente brilhante em latim e grego, o segredo do seu sucesso se no seu "valor inqualificável" colocado no tempo. Ele nunca perdeu uma premeditadamente hora. Embora ele tenha dinheiro foi muito econômico. Ele tinha um horror para intoxicantes. Uma vez que ele pediu em um colega que tinha cerveja no seu quarto. Casal Gilmour calmamente levantou a janela e como ele é derramado na rua disse, "Melhor de Deus sobre a terra do que na sua imagem". Sua formação religiosa cedo deu frutos em conversão em sua vida universitária. Ele selecionou serviço missionário no estrangeiro, porque os trabalhadores foram menos do que em casa, e "para mim a alma de um índio parecia tão preciosa quanto a alma de um inglês, e no Evangelho, tanto para o chinês como o europeu." O efeito moral dos mais brilhantes estudantes para decidir missões era muito grandes. Quando ele ofereceu-se como um missionário a Sociedade Missionária de Londres que ele foi enviado para Cheshunt Colégio para a formação. Enquanto ele reteve o seu amor por diversão, ele estudou a sua Bíblia com tanta seriedade que a sua alma se tornou tudo a arder com amor para a perecer pagãos. Sua luz brilhou brilhantemente em casa, também. Ele ia sair sozinho à noite e de comportamento ao ar serviços ou falar com trabalhadores à beira da estrada ou no campo.
3. Nomeação missionário. Após Cheshunt Colégio Gilmour entrou mediante estudos de missões e da língua chinesa em Highgate. Enquanto aqui, através de um mal-entendido os alunos revoltaram contra os diretores da missão Society. Gilmour falou para o corpo discente, foi encarado como um líder e com desagrado, embora mais tarde os diretores reconheceram que os estudantes tinham razão na sua posição. Finalmente ele foi designado para abrir a longo prazo, considerados de domínio da Mongólia e zarpar de Liverpool 22 de fevereiro de 1870. Ele foi feito capelão do navio no qual ele percorridas. Na noite ele falou a todos os membros da tripulação, enquanto no relógio, e definiu a questão da salvação tão claramente antes deles depois que ele escreveu, "Todos a bordo tiveram repetidas oportunidades de ouvir o Evangelho como claramente como eu poderia colocá-la."
4. Em Declive do Vulcão. Logo que chegou a Pequim Gilmour, em 18 de maio de 1870, ele iniciou o estudo do idioma chinês. Dentro de um mês, no entanto, ele foi perturbado pelo massacre de treze missionários católicos franceses em Tientsin, o porto da cidade de Pequim. Ele escreveu: "Somos todos que vivem na encosta de um vulcão que pode estender sua slumbering raiva a qualquer momento." Embora corajoso e não pensar em deixar o campo, a situação foi tão grave que ele escreveu novamente, "Nossa morte poderia promover a causa de Cristo mais do que a nossa vida poderia fazer." Um massacre de todos os estrangeiros foi planejado, mas uma grande aguaceiro de chuva do primeiro dia era para começar a fechar os chineses, em suas casas, e quando elas poderiam sair novamente a emoção tinha ido embora e não houve qualquer perturbação.
5. Mongólia. Na altura Gilmour entrou para o campo, Mongólia que abraçaram vasto território adequado entre a China e da Sibéria, que a partir do Mar do Japão sobre o leste para oeste sobre o Turquestão, uma distância de cerca de 3.000 milhas, e da Rússia sobre a asiática para norte até a Grande Muralha da China sobre o sul, uma distância de cerca de 900 milhas. No centro está o grande deserto de GOBI. Se um vira para um mapa vai ver Kalgan mais de 100 milhas a noroeste de Pequim, na fronteira entre a China e Mongólia. Ainda mais noroeste cerca de 900 milhas é a cidade de Kiachta. Este percurso foi marcado por um grande comércio, - o intercâmbio da China chá de sal, soda, couros e madeira, - todos suportados aqui e acolá entre a China ea Rússia por caravanas de camelos ou oxcarts. Ocidental desta antiga rota caravana estão vagando tribos sabendo quase nenhum governo ou temendo não poder. No inverno eles vivem em barracas ou tendas rude; durante os verões aquecido que procuram as melhores pastagens que podem comando de seus rebanhos. Terrível poeira tempestades varrem sobre a terra. Religião, onde ganhou uma posição na parte sudeste, é budismo, é estimado que mais de metade da população masculina são sacerdotes de Buda. Muitos templos da impressionante esplendor em ouro e cores, visto de longe, e uma grande reverência para lugares sagrados pelo povo, impressionar o missionário em cada mão. Para levar o Evangelho aos nómadas bandas desta grande terra, o missionário necessidade de adoptar uma vida itinerante e coloca-se com as suas dificuldades.
6. Long Solidão. Tendo decidido que a boa forma de aprender a língua e inicie o trabalho era para ir para o coração da área, Gilmour, em sociedade com um russo postmaster, Kalgan esquerda, a que ponto tinha chegado, em 27 ago. , 1870, para a primeira viagem em toda a grande planície de Kiachta. A viagem durou um mês. Aqui ele foi detido porque seu passaporte não seria aceite por ambas russo ou chinês, até que ele poderia obter outra de Pequim. Ele encontrou uma casa com um comerciante escocês. Ele foi entre as pessoas pedem os nomes dos artigos e, assim, reunidas um vocabulário. Contratou uma professora, mas o professor era tão lento que o inquieta natureza do missionário sentiu vida tinha atingido o seu maior estagnação. Seus sentimentos eram como Elias, sob a árvore zimbro: ele compreendeu melhor do que nunca, a solidão de Cristo com ninguém sobre o que compreenderam Ele! Mas não podemos perder de vista o objectivo de vir para a terra. Antes do encerramento de 1870 ele deixou Kiachta de partilhar a tenda de cerca de mongol engajados na oração. Ele organizou com este homem piedoso, que congratulou-se com ele, para compartilhar a hospitalidade de sua casa. O homem vivia sozinho, com a presença de dois lamas que viviam em barracas adjacentes. Aqui Gilmour passei três meses, adquiriu a língua rapidamente e ganhou verdadeiro insight sobre os corações e as mentes dos nativos. Encontrou-los excessivamente simples em pensamento. Para ilustrar, ele ensinou que Deus estava em toda parte e sem forma. O mongol foi intrigado para compreender como, se Deus não tivesse forma, Jesus poderia sentar em sua mão direita, ainda mais, se Deus está em toda parte, como poderia manter a partir de uma caminhada com ele? Dentro de um ano ele poderia ler a Bíblia em mongol lentamente e à vista, e escrever a língua imperfeitamente.
7. O Evangelho e da Medicina. Durante o Verão de 1872 Gilmour, em sociedade com o Sr. Edkins, visitou a cidade sagrada de Woo Tai Shan, um famoso local de peregrinação mongol. Estas pessoas experimentaram o fogo missionário de coração imenso. Embriaguez, desesperada endividamento, e um desejo de emprestar características que foram fortemente perturbado ele. Dívidas nunca aflita eles, mas sim a sua incapacidade para emprestar mais. Entre estes discouragements confortado ele próprio, uma vez que ele escreveu, "Todos os nossos bons trabalhos serão encontrados, não há dúvida de que isso. Tudo que eu tenho medo é de que o nosso bom trabalho será de pouco quando é encontrado!" Ele estava preocupado que na sentença não pode ser justificada em pagão "pitching em nós para não pitching em-los mais selvaticamente, por não ter, de facto, tendo-lhes pelo balonete do pescoço e arrastando-os para o reino." Não sofrimento era muito grande para ele. Ele ia a pé para economizar o gasto de um camelo. Sua tenda foi habitação, capela e dispensário. Para ele seguiu o exemplo do Mestre em curar os doentes, tanto quanto ele era capaz, e as poucas soluções simples que ele encontrou uma grande ajuda para ele em seu trabalho. No entanto, no final de 1874, após quatro anos de trabalho, ele não podia converter um relatório, nem mesmo uma que poderia ser classificada como interessados no cristianismo. As pessoas não têm sequer um sentimento de necessidade de que o Evangelho fornecimentos. Tinha solicitado um Gilmour de não ter conversões ele teria provavelmente disse que era o seu negócio e para semear a semente de Deus para dar o aumento em seu próprio tempo útil.
8. Seu casamento romântico. Em 1872 o Sr. Meech, de Pequim, tinha casado com um Prankard Miss, de Londres. Gilmour freqüentava esta casa, viu uma foto da Miss Emily Prankard pendurada na parede e ouvi a falar de sua família com freqüência. Em suas horas solitário no deserto que ele tinha tomado a questão de um bom companheiro para o Senhor e lhe pediu para enviar um que iria ajudar no seu trabalho. Gilmour, embora ele não tinha visto a moça por escrito ou por ela uma linha antes, ela escreveu uma carta em janeiro, propondo casamento. Posteriormente, na Primavera, ele subiu país e regressou cerca de julho, para descobrir que ele era um homem aceite. Ele havia escrito seus pais no momento em que fez a proposta, mas que a carta foi adiada. Imagine sua surpresa quando recebeu uma carta de uma mulher desconhecida, em Londres, dizendo de sua contratação. Alguns pensaram que ele estava correndo um grande risco, mas ele garantiu-lhes que ele estava à vontade, pois ele tinha pedido ao Senhor para oferecer. Quando a noiva-a-ser visitado seus pais eram muito satisfeito e disse que ela iria servir-lhe bem. Seu primeiro vislumbre do seu marido estava a partir de um barco próximo Tientsin sobre como ele era um isqueiro saindo para conhecê-la. Ele estava vestido com um paletó velho e tinha um grande cachecol de lã em torno de seu pescoço, - para o que era frio, - não é o método habitual para fazer uma boa impressão. Ela desembarcou na quinta-feira ea terça-feira seguinte, 8 de dezembro de 1874, eles eram casados. Ele escreveu mais tarde, "Ela é uma menina alegre, como muito, talvez mais, de um cristão e um cristão do que eu."
9. Home Life. Companhia significou muito para Gilmour. As circunstâncias eram tais que o seu primeiro ano foi dedicado quase inteiramente em Pequim. Ele fez viagens ocasionais para feiras em centros importantes, mas não até 7 de abril de 1876, fez Sr. e Sra. Gilmour fazer um tour em Mongólia bom. Abrangia um período de 156 dias, período durante o qual ela pegou a linguagem rápida e precisa. A experiência, porém, era mais do romance; poeira tempestades e ao contínuo ciclo de milheto e carneiro como alimento tentou lhe imenso. Enquanto ela estava feliz para suportar o trabalho do bem, foi um grande alívio para voltar novamente para Pequim. Gilmour virou a sua atenção para preparar duas publicações, uma sobre incidentes marcantes de Daniel, e por outro, a história da salvação, ambos publicados pela Sociedade Religiosa Tract para ele. Estas férias da planície foram decididamente necessário, para a solidão do deserto, era demasiado grande para suportar uma tensão o tempo todo.
10. Encorajamentos. Logo Rev. Lewis e Gilmour visitou Hsiao Chang, cinco dias afastadas Tientsin. O distrito foi atingida fome. Eles pregavam a platéias de 130-300, as pessoas que estavam ansiosos para aprender a cantar músicas Gospel. Gilmour declarou o serviço de música era um método de introduzir mais poderosos Cristo. Seus discursos eram simples, cheio de ilustrações a partir de sua própria vida, e com tanta seriedade e rectidão que lhes deu grande força. Quando ele foi durante o inverno, em Pequim, ele iria caçar as casas dos mongóis e conversar com eles sobre Jesus. Ele peddled a Bíblia e, muitas vezes, tinham oportunidade de ler a grupos que se reuniram com ele. Eles vieram de várias partes da Mongólia e, portanto, o Evangelho foi enviada em quase toda parte do país. No entanto, na sua capacidade de dispensar medicina foi a sua maior potência entre os nativos, apesar de muitos pedidos divertido foi ter com ele. "Um homem quer ser feitas inteligente, outro gordo, outro curado da loucura, ou de tabaco, ou de uísque, ou de fome ou de chá. A maioria dos homens querem medicina para fazer sua barba crescer, enquanto que quase todo homem, mulher e criança quer ter feito a sua pele tão branca como a de um estrangeiro. " Após dez anos de trabalho Gilmour foi profundamente convencido de que a medicina apresenta-lo para muitas pessoas que de outra forma teria realizado si distante.
11. Entre os mongóis. Gilmours Em 1882 assumiu a licenciar-se para a Inglaterra, um muito necessário descanso de todos eles. Embora a casa ele publicou seu famoso livro, "Entre os mongóis." Até ao presente o livro vende bem. Então foi interessante é que um crítico escreveu, "Robinson Crusoe tornou missionário, viveu anos na Mongólia, e escreveu um livro sobre isso." No que diz respeito ao autor o crítico disse, "Se alguma vez viveu na terra há um homem que manteve a lei de Cristo, e poderia dar prova da mesma, e ser absolutamente inconsciente de que ele estava dando a eles, é este homem a quem o convidou Mongols 'nosso Gilmour. "Enquanto em casa a sua principal mensagem era a rezar mais para os missionários. "Unprayed para me sinto muito, como se um mergulhador foi revelado para o fundo de um rio, com a falta de ar para respirar, ou como se um bombeiro foram enviados até um prédio em chamas e realizou uma mangueira vazia, me sinto muito bem como um soldado que está atirando em branco cartuchos em um inimigo. " Ele não iria andar de carro ou de ônibus, no domingo, mas uma vez andou doze milhas ouvir Spurgeon pregar e depois pra casa a pé, mas footsore feliz.
12. Seu primeiro converso. No final de 1883 foram Gilmours novamente em Pequim. Na primeira parte de 1884, ele começou a preparar, sem qualquer medicamento, em um dos seus mais notáveis mongol viagens. Os mongóis foram surpreendidos com esta nota estrangeiro, tendo todos os seus pertences à sua volta, passando sobre o seu próprio país como mendigo Lamas. Foi sobre este caminho espiritual que ele encontrou a sua primeira conversão. Ele foi um dia em uma cabana lama, pressionando as reivindicações de Cristo mediante uma lama. Um leigo entrou, agitado o fogo que não arde, e simplesmente aumentar o volume de fumaça no quarto. Então, foi a densa fumaça que, embora os leigos, mas foi dois estaleiros de Gilmour que ele não poderia vê-lo. Finalmente, o leigo que disse há meses que ele tinha sido um aluno de Jesus Cristo, e ele estava pronto para confiar no Salvador. O fumo tinha liquidado inferior. Gilmour estava mentindo sobre a sua volta na plataforma, enquanto os mongóis eram crouched perto da porta. O missionário diz da ocasião, "O lugar era bonito para mim como a porta do céu, e as palavras da confissão de Cristo a partir de fora da nuvem do fumo foram os inspiradores para mim como se tivessem sido falado por um anjo de fora da nuvem de glória ". Gilmour e viajou para o converter quase vinte e três milhas juntos, conversando, e então em um lugar solitário no meio da estrada e knelt rezaram juntos e, em seguida, separados. Isto o levou à convicção de que o trabalho pessoal foi mais eficaz, e forsaking de tudo, - secular papéis e livros, mesmo a cabeceira da sua esposa doente, por vezes, - deu-se durante a indagações desde manhã cedo até tarde da noite .
13. Sra. Gilmour da Morte. Aflição finalmente apoderou da Sra. Gilmour, a doença tem certeza da sua presa, não importa quanto tempo seria em garantir isso. Seis semanas antes do final veio eles conversaram sobre as coisas espirituais, porque mais tarde ela pode não ser capaz de falar deles. Em simples, infantil fé, em 19 de setembro de 1885, ela faleceu e os onze anos de casamento feliz vida foram levados a um fim.
14. Fases do seu trabalho. Tabaco, ópio, uísque e foram os três grandes males dos mongóis e contra eles Gilmour apresentou Cristo com grande poder. Ele fez abstinência de todas as três condições de adesão da igreja. Oposição foi forte, mas ele era o seu terreno, declarando que "a deixar cristãos bebendo uísque e tabaco seria pregação perdão do pecado através de Cristo aos homens que estavam ainda em curso na prática do que as suas consciências lhes era pecado." Imagine o seu constrangimento quando teve de reconhecer que uma deputação de mongóis, favoravelmente-humorado ao cristianismo, que veio com ele para saber se fosse verdade que um certo missionária em Pequim fumado após ele pregou, que isso era verdade. Estes homens nunca retornou à esquerda e ouvi-lo. Ainda assim ele foi destemido. Cristo iria pregar e deixar os resultados com o seu Senhor. Ele correu para salvar custa andante e foi impedida de pousadas decente, porque ele era um vagabundo. Contratou um burro para transportar a sua bagagem, a dar-lhe respeitabilidade. Um agente da Sociedade Bíblica e um nativo quarreled. Este propagação e reuniu Gilmour em todos os lugares que ele passou, e as pessoas disseram-lhe que não queria uma religião que não era melhor do que os seus próprios. Sozinho ele pressionado frente, semeadura em lágrimas como alguns missionários nunca são chamados a fazer; solitário e isolado, não é de admirar que ele havia épocas de depressão e exortou a Igreja em casa para orar por ele, e ajudá-lo com a sua simpatia? Ele estava disposto a ser todas as coisas legais, a fim de ganhar alguns troféus da cruz. Ele se tornou um vegetariano para vencer alguns dos mais elevados padrões morais, ele vestido como um lojista; comia mingau, moda nativa, na rua, a fim de ganhar almas para Cristo. Sua vida média cerca de seis centavos por dia. Alguns acham que ele encurtou sua utilidade por esses métodos, mas nenhuma foi tão capaz de julgar o que era melhor que ele que estava em campo e entendida condições.
15. Seu trabalho. Ao chegar a uma nova cidade que ele campal sua tenda em uma via principal, e do amanhecer até tarde da noite curou os enfermos, pregou e falou aos inquiridores. Durante oito meses uma "campanha viu cerca de 6.000 pacientes, pregou a quase 24.000 pessoas, 3.000 livros vendidos, distribuídos 4.500 folhetos, viajou 1.860 milhas e gastou cerca de US $ 200, e acrescentou, infelizmente, mas que dois abertamente confessou Cristo. Ele longed para uma ajudante em seu campo, mas a sociedade foi incapaz de fornecer-lhe. Na última, quando um não vem, a primeira coisa que ele fez foi enviar Gilmour licenciar-se em casa. Quando os fiéis missionário chegou a Inglaterra em 1889 ele era tão fina de corpo e as marcas de luta tão proeminente na cara dele, que fez seus amigos Não o conheço. encantado Como ele estava a ser órfão de mãe com seus meninos, que tinha sido enviado para casa após a morte de sua mãe para ser educado. Seu livro, "Gilmour e Seu Boys", tocou muitos um coração.
16. O Fim. Em devido tempo, ele retornou à Mongólia novamente. Ele continuou seu trabalho no mesmo sentido. Em abril de 1891, voltou a assistir ao Norte Tientsin China Comité Distrital da London Missionary Society. Eles honraram ele, fazendo-o presidente e ele serviu-lhes bem. Durante o tempo que ele foi o convidado do Dr. Roberts. De repente ele foi atingido por uma febre de tifo muito maligno tipo. Em 21 de maio de 1891, ele adormeceu, a ser sempre em repouso, com o Senhor. Quando notícia da sua morte circulou em longínquas Mongólia, forte, grown-up homens choraram como crianças quando foram informados de que "seu Gilmour estava morto."
Cronologia dos acontecimentos na Gilmour's Life
1843 Nascido em Cathkin. Escócia. 12. Jun.
1862 Digitado Glasgow University.
1867 Oferta-se para Londres Missionary Society.
1869 Digitado Highgate Missionary Society.
1870 Ordenado em Agostinho Capela. Edimburgo, 10 de Fevereiro;
Navegou de Liverpool sobre Diomed para Mongólia, 22 fev.
1870 Chegou a Pequim, 18 mai.;
Massacre de 13 francês católicos, 22 de junho;
Viagem a partir de Pequim para Kiachta, de 5 de Agosto a Setembro de 28.
1874 Casado com Miss Prankard, 8 dez.
1876 156 dias de viagem com a esposa na Mongólia, iniciada 7 abr.
1882 Licenciar-se para a Inglaterra, Primavera de setembro 1883;
Publicado "Entre os mongóis," de Abril.
1884 Seu primeiro converter, 1 mar.
1885 Sra. Gilmour morreu, 19 de Setembro.
1886 Duas crianças mais velhas foram para Inglaterra, 23. Mar.
1889 Segunda licenciar-se para a Inglaterra, 4 de abril de maio de 14,1890.
1891 Faleceu em Tientsin. 21 mai.

Copiado por Stephen Ross para WholesomeWords.org cristã de heroísmo em Heathen Terras por Galen B. Royer. Elgin, Ill.: Irmãos Publishing House, 1915.