George Müller
por J. Gilchrist Lawson

Entre os maiores monumentos do que pode ser realizado através de simples fé em Deus são os grandes orfanatos abrangendo treze hectares de terreno sobre Ashley Downs, Bristol, Inglaterra. Quando Deus colocou-o no coração de George Muller para construir estas orfanatos, ele tinha apenas dois shillings (50 centavos) em seu bolso. Sem fazer o quer que se sabe que qualquer homem, mas a Deus por si só, mais de um milhão, quatrocentos mil libras ($ 7.000.000) foram enviadas a ele para a construção e manutenção destes órfãos casas. Quando o escritor visitou primeiro deles, perto da hora do Sr. Muller da morte, havia cinco enormes edifícios de granito sólido, capaz de acomodar dois mil órfãos. Em todos os anos desde a primeira órfãos chegaram ao Senhor tinha enviado alimentares em tempo útil, de forma que eles nunca tinham perdido uma refeição por falta de alimento. Embora George Muller se tornou famoso como um dos maiores homens de oração conhecida a história, ele nem sempre foi um santo. Ele wandered muito profunda em pecado antes que ele foi levado a Cristo. Ele nasceu no Reino da Prússia, em 1805. Seu pai era um coleccionador receitas para o governo, e era um homem mundano. Ele e seu irmão George fornecidos com abundância de dinheiro quando eles eram garotos, e eles gastaram-se muito estupidamente. George enganar o pai sobre como ele gastou muito dinheiro, e também quanto à forma como ele é gasto. Ele também roubou dinheiro do governo durante a sua ausência do pai. Em dez anos de idade, George foi enviado para a catedral clássica escola em Halberstadt. Seu pai queria fazer um clérigo luterano dele, não que ele pode servir a Deus, mas que ele possa ter uma vida fácil e confortável para o Estado da Igreja. "Meu tempo", diz ele. "agora era gasto em estudar, ler romances, e indulging, embora tão jovem, em pecaminosa práticas. Assim, continuou até que eu era catorze anos, quando minha mãe foi subitamente retirado. A noite que ela estava morrendo, eu, não sabendo de sua doença, estava jogando cartas até duas da manhã, e no dia seguinte, sendo o dia do Senhor, fui com alguns dos meus companheiros de pecado para uma taberna, e então, a ser preenchido com forte cerveja, fomos às ruas cerca de meia intoxicado. " "Eu cresci pior e pior", diz ele. "Três ou quatro dias antes de me foi confirmado (e, portanto, admitidos para participar da ceia do Senhor), eu era culpado de grosseira imoralidade e no próprio dia antes da minha confirmação, quando eu estava na sacristia com o padre a confessar meus pecados ( de acordo com a prática habitual), depois de uma maneira formal, ele me defraudado; para me entregou a ele apenas uma décima segunda parte da taxa que o meu pai tinha me dado por ele. " Alguns pensamentos e desejos solene para conduzir uma vida melhor, veio a ele, mas ele continuou a mergulhar mais fundo e mais fundo no pecado. Mentir, roubar, jogos, leitura, romance, licentiousness, extravagância, e quase todas as formas de pecado foi desejos por ele. Ninguém teria imaginado que o pecador juventude jamais se tornam eminentes de sua fé em Deus e para o seu poder na oração. Ele roubou o pai de determinadas rendas que seu pai tinha-lhe confiada a recolher, a falsificação das contas do que ele tinha recebido e bolsos o equilíbrio. Seu dinheiro foi gasto em prazeres pecaminosos, e uma vez que ele foi reduzido a essa pobreza que, para satisfazer sua fome, ele roubou um pedaço de pão integral, o abono de um soldado que foi esquartejado na casa onde ele estava. Em 1821 ele zarpar em uma excursão de Magdeburg, onde passou seis dias na "grande pecado". Ele então foi para Brunswick, e colocou-se em um hotel caro até seu dinheiro foi esgotado. Ele então colocou-se em um belo hotel em um vilarejo vizinho, que pretendem defraudar o hotel-keeper. Mas suas melhores roupas foram tomadas em vez do que ele devidos. Ele então andou seis milhas para outra pousada, onde ele foi detido por tentar defraudar o senhorio. Ele foi preso por este crime, quando dezesseis anos de idade. Após a sua prisão jovens Muller voltou para sua casa e recebeu uma severa derrota do seu pai irritado. Ele permaneceu como pecadora no coração, como sempre, mas, a fim de reconquistar a confiança do seu pai começou a levar uma vida aparentemente muito exemplar, até que ele tinha a confiança de todos ao seu redor. Seu pai decidiu enviá-lo para o clássico escola em Halle, onde a disciplina era muito rigorosa, mas George não tinha intenção de ir lá. Ele foi para Nordhausen vez, e usando muitas mentiras e entreaties convenceu seu pai a permitir-lhe manter-se lá por dois anos e seis meses, até Páscoa, 1825. Aqui ele estudou diligente, foi detido-se como um exemplo para os outros estudantes, e tornou-se proficiente em latim, francês, história e sua própria língua (alemão). "Mas enquanto eu estava fora ganhar a estima dos meus companheiros de criaturas", diz ele, "Eu não tinha cuidado com a menos cerca de Deus, mas viveu muito secretamente, em pecado, em conseqüência do que foi levado doente, e por treze semanas confinado ao meu quarto. Todo esse tempo eu não tinha nenhuma verdadeira dor de coração, ainda estão sob certas impressões naturais da religião, leio através Klopstock de obras, sem cansaço. me importava nada sobre a Palavra de Deus. " "Agora e então eu senti que eu deveria se tornar uma pessoa diferente", diz ele, "e eu tentei alterar o meu comportamento, principalmente quando fui para a ceia do Senhor, como eu costumava fazer duas vezes em cada ano, com os outros homens jovens . No dia anterior ao atendimento portaria que eu usei a abster-se de certas coisas, e no próprio dia eu estava sério, e também uma ou duas vezes jurou por Deus com o emblema do corpo quebrado na minha boca, para se tornar melhor, pensando que para o juramento do bem, deve ser induzido a reforma. Porém, após um ou dois dias, foram mais, tudo foi esquecido, e eu estava tão ruim quanto antes. "Ele entrou na Universidade de Halle como uma divindade estudante, com bons depoimentos. Este qualificada para ele pregar na igreja luterana estado. Enquanto estava na universidade que ele gastou todo seu dinheiro na vida perdulários. "Quando o meu dinheiro foi gasto", diz ele, "eu penhorados meu relógio e uma parte dos meus lençóis e roupas, ou emprestados de outras maneiras. No entanto, no meio de tudo isso eu tinha um desejo para que renunciem a esta miserável vida, pois eu tinha não gozo na mesma, e teve bom senso suficiente para a esquerda para ver, que o fim um dia ou outro seria infeliz, pois eu nunca deveria ter uma vida. Mas eu não tive nenhuma dor de coração por conta de ofender Deus. " Na Universidade ele formou o conhecimento de um miserável backslider, chamada Beta, que estava tentando, através de prazeres mundanos para afogar a sua convicção de pecado. Eles mergulharam juntos em pecado, e em junho de 1825, George foi novamente tomada doente. Após a sua recuperação se forjou cartas destinada a ser a partir de seus pais. Com estes que obtiveram passaportes e definidos para ver Suíça. Muller roubou os amigos dele e que acompanhou a viagem não lhe custou tanto que lhes fez. Eles regressaram ao terminar as férias e depois volta para a Universidade, Muller ter mentido ao seu pai sobre a viagem à Suíça. Na Universidade de Halle, havia cerca de novecentas divindade estudantes. Todos estes foram autorizados a pregar, mas Muller estima que nove deles não temia a Deus. "Um sábado à tarde, cerca de meados de Novembro, 1825", diz ele, "Eu tinha tomado uma caminhada com a minha amiga Beta. Em nosso regresso ele me disse, que ele era o hábito de ir no sábado à noite para a casa de um cristão, onde houve uma reunião. No inquérito mais ele me disse que lêem a Bíblia, cantaram, oraram, e ler um sermão impresso. Não tinha mais cedo eu ouvi isso, mas foi para mim como se eu tivesse encontrado algo depois que eu tinha sido a minha vida toda procurando longo. Eu imediatamente quis ir com o meu amigo, que não foi ao mesmo tempo dispostos a levar-me, para saber-me feliz como um homem jovem, ele pensou que eu não gosto dessa reunião. Na última No entanto, ele disse que ia ligar para mim. " Descrevendo o encontro, Muller disse: "Fomos juntos à noite. Como eu não sabia o maneiras de os irmãos, e eles têm a alegria em ver pobres pecadores, até mesmo, em qualquer medida solidária sobre as coisas de Deus, fiz um desculpas por ter vindo. O tipo de resposta deste querido irmão que eu nunca devem esquecer. Ele disse: 'Venha quantas vezes quiser; casa e coração estão abertas para você "." Depois de um hino foi cantado caíram sobre os seus joelhos, e um irmão, chamado Kayser, que posteriormente se tornou um missionário para a África, pediu a bênção de Deus a da reunião. "Este ajoelhada feita uma profunda impressão sobre mim", diz Muller, "porque eu nunca tinha visto nem qualquer um de joelhos, nem eu nunca tinha rezado mim no meu joelho. Ele então ler um capítulo e um impresso sermão, por não reuniões regulares para expounding as Escrituras eram permitidos na Prússia, exceto um ordenado sacerdote estava presente. No encerramento nós cantou outro hino e, em seguida, o comandante da casa rezou. " A reunião fez uma profunda impressão sobre Muller. "Eu estava feliz", diz ele, "embora se tivesse sido perguntado por que eu estava feliz, eu não poderia ter explicado claramente isso."
"Quando nós andamos casa, eu disse a Beta, tudo o que temos visto na nossa viagem para a Suíça, e todos os nossos antigos prazeres, como se nada em comparação com esta noite. Quer caí sobre meus joelhos, quando voltou para casa eu não me lembro ; mas isso eu sei, que estabelecem pacífica e feliz na minha cama. Isto mostra que o Senhor pode começar seu trabalho de maneiras diferentes. Por que eu não tiver a mínima dúvida de que nessa noite Ele iniciou um trabalho de graça em mim, apesar de Eu obtidos sem alegria profunda tristeza de coração, e com quase nenhum conhecimento. Mas naquela noite foi a viragem na minha vida. No dia seguinte, e segunda-feira, e uma ou duas vezes, além disso, fui novamente para a casa deste irmão, quando leio a Bíblia com ele e um outro irmão, pois era demasiado longa para eu esperar até sábado veio de novo. " "Agora minha vida se tornou muito diferentes, embora não seja assim, que os meus pecados foram todos desistido de uma só vez. Ímpios Meus companheiros foram dadas acima, o curso foi interrompido às tabernas, a prática habitual de dizer mentiras já não estava em desejos, mas ainda algumas vezes, falei mais uma mentira ... eu já não morava habitualmente no pecado, embora eu ainda era frequentemente ultrapassadas e às vezes até mesmo por abrir pecados, embora muito menos frequência do que antes, e não sem tristeza de coração. leio a Escrituras, orou muitas vezes, amava os irmãos, foi a igreja da direita motivos e ficou do lado de Cristo, porém riram de alunos por meus colegas. " Por algumas semanas após a sua conversão Muller fez rápido progresso na vida cristã, e ele foi muito desejosos de se tornar um missionário. Mas ele se apaixonou por uma menina católica romana, e durante algum tempo o Senhor estava bem próxima esquecida. Muller Então vi um jovem missionário desistir todos os luxos de uma bela casa para Cristo. Este abriu os olhos para o seu próprio egoísmo e permitiu-lhe para desistir da menina que havia tomado o lugar de Cristo no seu coração. "Foi neste momento", diz ele, "que eu comecei a desfrutar da paz de Deus, que todos os passeth compreensão. Nesta minha alegria Eu escrevi ao meu pai e irmão, entreating-los a procurar o Senhor, e dizer-lhes como Eu era feliz, pensando que, se o caminho para a felicidade foi estabelecido antes, eles teriam prazer adotá-la. Para minha grande surpresa uma resposta irritado foi devolvido ". George não podia entrar em qualquer instituição de formação missionária alemã, sem o consentimento de seu pai, e isso ele não poderia obter. Seu pai era profundamente aflito que, após a educar-lhe para que ele pudesse obter uma vida confortável como um clérigo que ele deveria virar missionário. George sentiu que ele já não poderia aceitar qualquer dinheiro dele. O Senhor graciosamente enviada com que ele significa para completar sua educação. Ensinou alemão para alguns professores da universidade americana da Universidade, e que ele generosamente remunerados pelos seus serviços. Ele era agora o meio de ganhar um número de almas para Cristo. Ele deu afastado milhares de panfletos religiosos e documentos, e falou para muitas pessoas, relativa a salvação de suas almas.
Embora, antes de sua conversão, Muller havia escrito a seu pai e disse-lhe que ele tinha cerca de sermões pregou, ele nunca pregou um sermão até algum tempo após a sua conversão. Ele pensou que para agradar seu pai, fazendo-o acreditar que ele estava pregando. Seu primeiro sermão foi uma impressão que ele tinha um memorizadas para a ocasião. Teve pouca liberdade, mas na pregação dele. A segunda vez que ele pregou extemporaneamente e tinha um certo grau de liberdade. "Eu já pregou freqüentemente", diz ele, "tanto nas igrejas das aldeias e vilas, mas nunca tive qualquer prazer em fazê-lo, exceto quando se fala de uma forma simples, embora a repetição de sermões que tinham sido cometidos trouxe à memória mais elogios do meu amigo criaturas. Mas a partir de nenhuma forma de pregação não vejo qualquer fruto. Pode ser que o último dia irá mostrar o mesmo benefício desses empreendimentos fraco. Uma das razões pelas quais o Senhor não me permite ver frutos, parece para mim, que eu deveria ter sido mais provavelmente levantada pelo êxito. Pode ser também porque eu rezava muito pouco respeito do ministério da Palavra, e porque eu andei muito pouco com Deus, e foi tão raramente um navio vos honra, santificado e reunir-se pela utilização de mestrado ". Os fiéis da Universidade aumentou de seis para cerca de vinte no número antes Muller esquerda. Eles reuniram-se em muitas vezes Muller's sala para rezar, cantar e ler a Bíblia. Ele andou por vezes dez ou quinze milhas para conhecer realmente um piedoso ministro pregam. Em 1827 Muller voluntariaram para ir como um pastor missionário para os alemães em Bucareste, mas a guerra entre os turcos e russos impediu isso. Em 1828, por sugestão do seu agente, ele ofereceu-se a Sociedade Missionária de Londres como um missionário para os judeus. Ele era bem versado na língua hebraica e teve um grande amor por ela. A Sociedade desejado a ele para vir a Londres que pode vê-lo pessoalmente. Através da providência de Deus que ele finalmente assegurada isenção para a vida de servir no exército prussiano, e ele foi para a Inglaterra em 1829, em vinte e quatro anos de idade. Ele não era capaz de falar o idioma Inglês para algum tempo depois que ele desembarcou na Inglaterra e, em seguida, somente em uma maneira muito discriminados em primeira. Logo após a vinda para a Inglaterra Muller recebeu uma profunda experiência cristã que revolucionou completamente a sua vida. "Eu vim fraco no corpo para a Inglaterra." diz ele, "e, em conseqüência de muito estudo, como eu suponho, eu estava mal tomadas em 15 de maio, e foi assim, pelo menos na minha estimativa, aparentemente para além recuperação. Os mais fracos tenho no corpo, o feliz eu estava na espírito. Nunca em toda a minha vida eu tinha visto mim tão vil, tão culpado, tão completamente que eu não deveria ter sido, como nessa altura. Era como se cada um pecado de que eu tinha sido culpado foi trazido para a minha lembrança; mas, ao mesmo tempo pude perceber que todos os meus pecados foram perdoados completamente - que foi lavada e limpa feita, completamente limpo, no sangue de Jesus. O resultado disto foi uma grande paz. eu longed excessivamente se afastar e ser com Cristo ... "
"Depois que eu tinha sido mal cerca de uma quinzena meu médico atendente inesperadamente pronunciada-me melhor. Este, em vez de me dar alegria, curvou-me no chão, tão grande era o meu desejo de estar com o Senhor, embora quase imediatamente graça foi-me dado a apresentar para mim a vontade de Deus. " Muller que sempre considerei a experiência como um supra que aprofundou toda sua vida espiritual é claramente demonstrado por uma carta do seu que apareceu no British Christian, de 14 de agosto de 1902. Nesta carta Muller diz: "eu me tornei um crente no Senhor Jesus, no início de novembro, 1825, agora sessenta e nove anos e oito meses. Para os primeiros quatro anos depois, ele foi para uma boa parte em grande fraqueza, mas em julho de 1829, agora sessenta e seis anos depois, ele veio comigo para uma entrega total e completa do coração. Dei mim totalmente ao Senhor. Honors, prazeres, dinheiro, o meu poder físico, mental meus poderes, todos foram estabelecidas estabelece aos pés de Jesus, e me tornei um grande amante da Palavra de Deus. Encontrei meu tudo em Deus, e assim em todos os meus julgamentos de um carácter temporal e espiritual, ele permaneceu por sessenta e seis anos. Minha fé não é apenas exercida quanto tempo as coisas, mas em matéria de tudo, porque eu decompor a palavra. O meu conhecimento de Deus e Sua Palavra é o que me ajuda. "
A ser aconselhados a ir para o país para a sua saúde, ele orou sobre ele e finalmente decidiu ir. Ele foi para Devonshire, onde a grande bênção que ele já tinha recebido foi grandemente aumentada pelo seu conversas e orações com um espírito cheio de ministro quem primeiro ouviu pregar em Teignmouth. Através das conversas e sermões deste ministro ele foi levado para ver como nunca antes "que a Palavra de Deus é o nosso padrão de julgamento em coisas espirituais, que pode ser explicado apenas pelo Seu Espírito Santo, e que em nossos dias, como bem como nos tempos antigos, ele é o professor de seu povo. O gabinete do Espírito Santo, eu não tinha entendido experimentalmente antes que o tempo ", diz ele. "O resultado disto foi, que a primeira noite que eu desligar sozinho no meu quarto para dar-me a oração e meditação sobre as Escrituras, aprendi mais em poucas horas do que eu tinha feito durante um período de vários meses atrás." Novamente, ele diz: "Para além destas verdades, é com prazer que o Senhor me levou para ver um padrão mais elevado de devotedness do que eu tinha visto antes."
No seu regresso a Londres, Muller procurou conduzir seus irmãos, no seminário de formação em verdades mais profundas do que ele tinha sido levado para perceber. "Um irmão em particular", diz ele, "foi levado para o mesmo estado em que eu era, e outros, estou confiante, foram mais ou menos beneficiados. Várias vezes, quando eu fui para o meu quarto depois da oração familiar, encontrei comunhão com Deus tão doce que eu continuei em oração para depois doze e, em seguida, ser cheio de alegria, entrou na sala do irmão acabou de referir, e encontrá-lo também em um quadro semelhante de coração, continuamos orando até uma ou duas, e mesmo assim algumas vezes eu estava tão cheio de alegria que eu mal podia dormir, e em seis horas da manhã os irmãos juntos novamente chamado para a oração. " Muller's saúde diminuíram, em Londres, e sua alma foi agora também em fogo de Deus, de tal forma que ele não poderia estabelecer-se à rotina diária de estudos. Sua recém-adquirida crença na vinda de Cristo perto instou também transmitir-lhe a trabalhar para a salvação das almas. Ele achava que o Senhor estava conduzindo-o para começar de uma vez o trabalho era cristã ânsia de fazer, e como fez Sociedade Missionária de Londres não ver adequada para enviar-lo sem o prescrito curso de formação, ele decidiu ir a uma vez e confiar no Senhor, para os meios de apoio. Logo após isto ele se tornou pastor da Capela Ebenezer, Teignmouth, Devonshire. Seu casamento com a Miss Mary Groves, um Devonshire dama, seguidos. Ela sempre foi da mesma opinião que o seu marido e sua vida foi um casamento muito feliz um. Não muito tempo depois do seu casamento que ele começou a ter consciência sobre escrúpulos que recebem um salário regular, e também sobre o aluguer de pews em sua igreja. Ele sentiu que estava a dar a este último o "homem com o anel no dedo" os melhores lugares, e os mais pobres irmão do escabelo, eo antigo foi tomando dinheiro de quem não dá "alegremente" ou "como o Senhor tinha prosperado eles ". Estas duas alfândegas foram interrompidas por ele. Ele e sua esposa disseram que suas necessidades não uma, mas o Senhor. Ocasionalmente relatórios foram espalhados que estavam com fome, mas embora, por vezes, a sua fé foi tentado, seu rendimento foi maior do que antes. Ele e sua esposa deu afastado livremente tudo o que eles tinham acima das necessidades actuais, e confiaram no Senhor, para seu "pão". Muller pregou em muitas cidades em torno, e muitas almas foram trazidos a Cristo em suas reuniões. Em 1832 ele sentiu-se profundamente impressionado que, seu trabalho foi finalizado em Teignmouth, e quando ele foi para Bristol, no mesmo ano ele foi tão profundamente impressionado que o Senhor teria ele lá trabalham. Quando o Espírito, a Palavra, e da providência de Deus concordar, podemos estar bastante certo de que o Senhor está nos levando, para que esses três estão sempre em harmonia e não pode discordar. Não só Muller sentir levaram do Senhor para o trabalho em Bristol, mas a providência de Deus abriu o caminho, e ele parecia em harmonia com a Palavra de Deus. Muller iniciou seus trabalhos em Bristol, em 1832, como co-pastor com o seu amigo Sr. Craik, que tinha sido chamado para essa cidade. Sem salários ou alugado pews seus trabalhos foram muito abençoados em Bethesda Gideon e Capelas. O membro mais do que quadruplicou em números, em um curto espaço de tempo. Dez dias após a abertura de Bethesda, houve uma multidão de pessoas, tais inquirindo o caminho da salvação que teve quatro horas para ser ministro para eles. Posteriormente Gideon Capela foi abandonado, e no decorrer do tempo duas capelas vizinhas foram garantidos. Estas igrejas, embora chamando si não sectária, eram normalmente classificados com as pessoas comumente conhecido como "Plymouth Brethren". Muller continuou a pregar para eles, enquanto ele viveu, mesmo depois que ele começou sua grande trabalho para os órfãos. No momento da sua morte que ele tinha uma congregação de cerca de duas mil pessoas em Bethesda Capela.
Em 1834 o Sr. Muller iniciou a Escritura Conhecimento Instituição para país e no estrangeiro. O seu objectivo foi o de ajuda cristã dia-escolas, para ajudar missionários, e para distribuir as Escrituras. Esta instituição, mundanos sem patrocínio, sem ninguém para pedir ajuda, sem contrair dívidas, sem comissões, os assinantes, ou associações, mas mediante a fé no Senhor sozinho, tinha obtido e desembolsou nada menos do que uma soma £ 1.500.000 ($ 7.500.000) no momento do Sr. Muller da morte. A maior parte desse gasto foi para o orfanato. No momento da morte do Sr. Muller 122.000 pessoas tinham sido ensinada nas escolas apoiadas por esses fundos, e cerca de 282.000 Bíblias e Testamentos 1.500.000 tinham sido distribuídos através do mesmo fundo. Também 112.000.000 religiosa livros, brochuras e folhetos foram distribuídos; missionários tinham sido auxiliado em todas as partes do mundo, e não inferior a dez mil órfãos haviam sido tratadas por meio deste mesmo fundo. Na idade de setenta, o Sr. Müller começou a fazer grandes turnês evangelística. Ele viajou 200.000 quilômetros, passando por todo o mundo e pregar em muitos países e em várias línguas diferentes. Ele falava freqüentemente de tantas como 4.500 ou 5.000 pessoas. Três vezes ele pregou em todo o comprimento e largura dos Estados Unidos. Ele continuou a sua missão evangelística passeios ou até que ele foi noventa anos de idade. Ele estima que, durante esses dezessete anos de trabalho evangelística ele abordou três milhões de pessoas. Todos os seus gastos foram enviados em resposta à oração da fé. Muller's Greatest de todas as empresas foi a construção e manutenção das grandes orfanatos em Bristol. Ele começou a empresa com apenas dois shillings (50 centavos) em seu bolso, mas em resposta à oração e sem fazer suas necessidades conhecidas como seres humanos, ele recebeu os meios necessários para erguer as grandes construções e para alimentar os órfãos, dia a dia, para sessenta anos. Em todo este tempo as crianças não têm de ir sem uma refeição, e do Sr. Müller disse que, se alguma vez teve de ir sem uma refeição ele iria levá-la como prova de que o Senhor não será o trabalho para continuar. Às vezes, a refeição tempo foi quase à mão e não sabiam onde o alimento teria chegado a partir, mas o Senhor sempre lhe enviou em devido tempo, durante os vinte mil ou mais dias que o Sr. Muller tinha encarregado das casas.

Copiado por Stephen Ross para WholesomeWords.org de Deeper Experiências de Famosos cristãos ... por J. Gilchrist Lawson. Anderson, Ind.: Warner Press, 1911.