Henry Nott
Arauto do Amor de Deus no Taiti
por Eugene Myers Harrison

Na sombra das palmeiras global sobre uma ilha do grupo Sociedade na Polinésia, um homem branco e um nativo estava falando. O primeiro foi um missionário, este último um pagão régua. O homem branco e os seus colegas missionários tinham sido repetidamente ameaçado de morte. Três delas, na verdade, tinha sido morto. Quatro outros foram um dia agredido, roubado, despido e arrastado em um fluxo de ser afogados. Gerenciando para fugir, eles fugiram em todo o mar para uma ilha remota, acompanhado de todos os missionários, excepto uma. Este solitário, mas firme alma era o Henry Nott. Ele domina a difícil Tahitian língua e com a armadilha e lágrimas tinha proclamado a sua mensagem para mais de dez anos, mas como ainda não tinha um único converter. Passando para o nativo rei, Henry Nott disse: "Para o bem da sua alma imortal e de sua influência sobre os seus temas, exorto-vos, pela milésima vez, dirigir-se a Cristo. Não já rejeitam Sua gloriosa salvação. Todo humano alma é de infinito valor a ele. " "Sem dúvida você é direito", responde o trigueiro nativo ", mas para quem tem um pecado tão escandalosamente e wallowed nas profundezas do pagão depravities, não há esperança". "Há esperança", aderiu ao missionário. E para provar seu ponto ele citou estes seráfico sílabas: "Porque Deus amou o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." Martin Luther chamado João 3:16 "o evangelho pouco." Quando, no decurso da sua última doença, alguém que lhe recomendou um remédio certo para a sua cefaléia, ele declinou com estas palavras: "A melhor receita para a cabeça eo coração é para ser encontrada em João 3:16." E em momentos morrer ele repetiu três vezes o texto. Nott Henry disse: "A única certeza e eficaz remédio para a ignorância, a depravities, as tristezas e os pecados da humanidade, encontra-se no evangelho de João 3:16." Na apreciação do sublimities de João 3:16, Martin Luther e Henry Nott foram de muita da mesma opinião. I João 3:16 é o único e eficaz Claro Remédio para o desconhecimento da Humanidade Para estabelecer uma missão no Tahiti logo em 1787 tinha sido o sonho de William Carey, o consagrado sapateiro, que em 1792 inspirou o batistas para organizar a primeira missão estrangeira Sociedade dos tempos modernos. Carey foi liderado vez para a Índia e a Henry Nott, a consagração da camada de tijolo, vai muito do crédito para o estabelecimento de um humano missão no Tahiti e em toda a sociedade ilhas. Ele nasceu em Bromsgrove em 1774, e era um membro da primeira empresa de missionários enviados pela recém-organizada Londres Missionary Society. Eles navegaram no Duff em setembro de 1796, e chegou a Taiti 5 de março de 1797. Havia muitas evidências de que as pessoas estavam absortos no estranho e escuro práticas decorrentes da ignorância e da superstição. Foi divertido de ver o jovem rei, Otu, e sua rainha andando sobre os ombros dos homens. Eles sempre foram realizadas cerca nesta moda, com medo de que os pés devem tocar o solo ou algum outro objeto, porque tudo o que se tornou tocou a sua própria. O relatório oficial do "primeiro missionário Viagem ao Sul do Pacífico", publicado em Londres em 1799, muito surpreendente veicula informação, incluindo os seguintes: O modo de transportar o rei ea rainha se com as pernas penduradas para baixo antes, sentado sobre os ombros e inclinada sobre a cabeça de seus portadores, e diverte-se com bastante frequência escolhendo os vermes que ali abundam. É o singular privilégio da rainha que, de todas as mulheres, ela só pode comer os vermes, privilégio que ela nunca deixa de fazer uso de. Vários anos antes da chegada dos missionários, dois homens brancos abandonados, bacântico marinheiros, tivesse tido a sua residência na ilha. Seus nomes foram Pedro e André. Usando esses homens como intérpretes os missionários explicou a razão por que o rei tinha chegado a tal longa, perigosa viagem e perguntou se eles iriam receber sua proteção na resolução entre o povo. Quando os objetos de a missão ter sido estabelecido, o rei parecia muito satisfeito. Ele imediatamente deu os missionários a maior casa em Tahiti e cedeu-lhes o bairro conhecido como Matavai. Como acontecimentos posteriores muito claro, o rei congratulou-se com os missionários, porque ele pensou que a sua presença iria trazer prestígio e uma oferta de ferramentas Ocidental, e não devido a uma identificação com a sua simpática espiritual objectivos. O rei e as pessoas foram muito generosas na mobília breadfruit, cocos, porcos e outros alimentos para os missionários, mas eles sempre esperado generosas compensações sob a forma de eixos, machados e similares. O homem mais poderoso no Tahiti foi Pomare. Devido à sua idade avançada, ele tinha dado o título de rei para o seu filho, Otu, mas ele ainda era o verdadeiro governante. Pomare era um homem de forte compleição física e da agressiva, dominando personalidade. Por força da sua feroz coragem, ele tinha conseguiu fazer a todos de Tahiti sob uma régua e tinha estendido sua oscilação ao longo de uma série de outras ilhas. Pomare foi muito amigável com os missionários e, muitas vezes, chegou a vê-los. Ele sempre trouxe um apetite voraz e regularmente ficaram para comer. Seu favorito missionário amigo, Henry Nott, assisti-lo devorar uma quantidade de produtos hortícolas e frutas, duas galinhas e dois quilos de carne de porco em uma refeição. Um de seus atendentes sempre alimentados com ele, sua dignidade não permite-lhe para alimentar-se. O missionário foi divertido "para ver um homem tão corajoso, talvez o maior em toda a ilha, alimentado como um cuco." Um dia Pomare e sua esposa, Iddeah, veio para uma visita, empoleirado como é habitual em homens de ombros. Vários de seus atendentes transportado um grande peito. Quando lhe perguntaram por que ele trouxe, ele respondeu com sorriso, "Para segurar os presentes que você terá o prazer de me dar." Ele pediu especificamente para vinte eixos, dez camisetas, dezesseis espelhos, doze tesoura, cem unhas, pentes dez, um pote de ferro fundido, uma navalha e um cobertor. Quando estas tinham sido dadas, ele olhou em volta e assinalou uma série de outras coisas que ele especialmente craved. Os nativos foram persistentes na exigência apresenta. Quando o fornecimento dos missionários correram baixo e eles deixaram de dar presentes luxuosos com um lado, eles foram privados de coisas que eles desesperadamente necessária e que não poderia ser substituída. Gatunagem foi extremamente comum, na verdade, foi reconhecida uma parte da religião da Tahitians. Um de seus deuses, Hiro, era o protetor dos ladrões. Quando eles saíam para roubar, eles prometeram Hiro parte do espólio em troca de sua ajuda. Os missionários encontraram um grupo de pessoas chamado areois. Eles ensombrecerão seus corpos com carvão e tingiu suas faces vermelhas. Eles não tinham ocupação, mas dança, boxe, luta greco-romana e nos actos de indulging bobice. Fizeram-lhe uma prática de matar seus filhos, logo que eles nasceram. Pomare chefe da esposa, Iddeah, era um membro desta sociedade e que matou três de seus filhos posteriores à chegada dos missionários. Logo após chegar Tahiti, Henry Nott e da empresa realizou o primeiro missionário cristão serviço jamais realizada sobre as margens do que a ilha escura. Era domingo, 19 de março de 1797. A reunião foi realizada sob a cobertura de cerca de enormes árvores. O rei e uma grande multidão de pessoas que estavam presentes. Pomare disse que ele tinha sido "sonhar sobre o Livro de Deus, que os missionários tinham trazido" e estavam ansiosos para ouvir sua mensagem. Qual foi o texto utilizado pelo missionário orador nesta auspiciosa ocasião? Foi João 3:16. Como o seu majestoso sílabas foram traduzidos por Peter, o sueco, e as suas verdades momentoso explicou, Pomare nodded approbation em sua cabeça e exclamou: "Meu ty! Meu ty! Muito bom! Muito bom!" E este sentimento foi repercutido por uma multidão de negro de pele selvagens. "Somos um povo ignorante e esta mensagem é bom para nós", disse o rei. "João 3:16 é o único certo e eficaz para remediar a ignorância e superstições da humanidade", disse Henry Nott. "Meu ty! Muito bom!" concordou com o povo.
II. João 3:16 Claro é a única e eficaz para o Remédio Dores da Humanidade
Como o Duff navegou longe em sua missão ao Friendly e Ilhas Marquesas, os missionários se estabeleceram a sua nova vida entre os selvagens e abundante com entusiasmo sobre o conjunto divina missão em que tinha chegado. O evangelho do amor de Deus em Cristo tinha uma misteriosa atração para o escuro coração do Taiti, mas pouco se fez compreender o que este evangelho transformações exigiu e foi capaz de efeito. O mercenário atitude das pessoas é indicado pela observação do seu chefe sacerdote, Manne Manne: "Você me dá muita conversa e orações, mas muito poucos machados, facas e tesouras." Seria difícil exagerar nem a beleza da ilha ou da depravação dos seus habitantes. Um cenário de beleza inigualável apresentaram-se para os missionários: estupendo montanhas e vales verdejantes, os ricos folhagem da árvore breadfruit, a exuberância tropical do pandanus, acenando as plumas dos nobres coco olivais, o requintado lacery de enormes samambaias e, em torno dele, o branco-cristado águas do Pacífico, material suas ondas de espuma na esplêndida majestade sobre o coral ou arrojado em spray contra as trincas de terra. Foi uma cena que desse bispo Heber escreveu: "Se cada perspectiva agrada e só o homem é vil." O Tahitians wallowed no abismo de dores em que corria a contaminações e corrupções de barbárie. As pessoas foram atingidas com as tristezas e desolations de guerra. Um estado de guerra foi mais normal do que um estado de paz, e houve um temeroso destruição de vidas e bens em seu sangrento conflito. As casas dos adversários derrotados foram queimados, os presos foram massacraram a sangue frio e aqueles que fugiram para as montanhas foram caçados e mortos como os animais selvagens. Oro foi tanto o moloque de Marte e da Polinésia. Seus altares eram frequentemente manchadas com o sangue dos sacrifícios humanos, oferecidos para garantir a sua benção em guerra ou para apaziguar a sua ira. O Tahitians estavam aflitos com as dores de crueldade e outras abominações. Selvagem Na sua ânsia de vingança, que quer prosseguir abertamente ou secretamente vêem o objeto de sua inimizade como ele passou de um lugar para outro. Quando o inimigo tinha sido preso e, finalmente, morto, o assassino, como provável que não, terá uma grande pedra e bateu no corpo de celulose, em seguida, após secagem em que o sol, ele ia cortar um buraco no centro, o impulso através de sua cabeça e use-o como um tibuta (Taitiano vestuário), o braço pendente para baixo na frente e as pernas para trás. Um sacerdote que oficiada em um dos templos de Oro para Nott disse: "Quando este templo foi erguido, cada pilar que suporta o telhado foi conduzido, como um jogo, através do corpo de uma vítima humana." Em seu Capitão Voyages Cook deu uma descrição exacta da aparência e vestido (ou falta dela) dos Tahitians, mas a sua estimativa de sua personagem foi muito lisonjeiro. Ele não ficou com eles tempo suficiente para descobrir plenamente as abominações que praticou. Era comum a sacrificar as crianças para os seus ídolos, a atirar para o mar para propiciar os tubarões ou a lançar-los na cratera de um vulcão borbulhante como uma oferta sagrada. Embriaguez, que era praticamente universal, foi produzido por uma bebida chamada kava , o que causou o povo a olhar e agir mais como demônios do que os seres humanos. Quando um homem desejava expiar por algum crime que cometeu, ele levaria para o sagrado edifice um porco ou pintadas como uma oferenda. Se seu crime foi considerado muito grave, ele iria procurar encontrar um sacrifício humano. Apontando para uma grande árvore um nativo disse a um dos missionários: "Milhares de sacrifícios humanos e que pairam de que os galhos de uma árvore." Na casa de um dos chefes, houve muitos deuses de madeira, incluindo as do sol, a lua, as estrelas e os tubarões. Cada um tinha uma espada, machado ou martelo na mão. Este, o padre disse, era para ser usada para matar quem ofendeu-los, a não ser aceitável um sacrifício era oferecido em expiação do crime. Muitas foram as atrocidades perpetradas sobre a população como uma parte de sua religião. Em virtude destas ofertas a Tahitians foram mantidos em um estado de grande pobreza. Nott diz de um certo templo: "Eu vi todo ofertas de porcos, tartarugas, peixes grandes , plantain, coco, etc, todos em estado de putrefação e enviar uma ofensiva odor em todas as direções. " Uma ideia da barbaridade do Tahitians pode ser formado a partir do terríveis armas com que matou um outro. Entre estes foi um instrumento na forma de uma haste longa, ao final do qual foram anexadas três espinhos da cauda do rayfish. Estes espinhos eram fortes, acentuado ossos, profundamente farpado, e eles eram muito apertados artfully, que, quando atingido no corpo de um inimigo, eles foram imediatamente destacadas do punho e permaneceu rankling na ferida, a partir do qual as farpas impediu a sua retirada. Para ser atravessada por uma dessas significava morte certa, depois de dias ou semanas da mais excruciante tortura. Os missionários descobriram que a população do Taiti foi apenas cerca de um décimo da estimativa feita pelo Capitão Cook trinta anos anteriores. Pode ser que Capitão Cook's estimativa foi elevada, mas é certo que tinha havido um alarmante declínio da população. Dois dos principais fatores contribuintes foram as seguintes: (1), o terrível licentiousness do povo; (2) a introdução de outras doenças venéreas e pelas tripulações dos navios estrangeiros. No que diz respeito à luxúria do Tahitians, Capitão Cook, o grande explorador, disse: "Há um abismo de sensualidade dissoluta em que essas pessoas tenham afundado, totalmente desconhecido para qualquer outra nação e que não imaginação poderia conceber." Henry Nott expressa o parecer considerou que não havia no Taiti uma menina de doze anos que tinha fugido moral e física contaminação. Em conseqüência, houve o terrível sofrimento ea corrida foi ameaçada de extinção completa quando os arautos do evangelho chegou com sua mensagem de perdão, da paz e da pureza. Nott afirmou que dois terços de todos os bebês foram mortos ao nascimento ou por um dos pais ou por um dos que estavam infanto-assassinos pelo comércio. Uma das práticas monstruosa destas ilhas foi a enterrar vivo aqueles cujas enfermidades os fez um fardo. Teriam de cavar um buraco na areia na praia, em seguida, em pretensão de levar os idosos e doentes em relação ao banho de mar, eles se levá-lo para o local, a roupa dele em abrir túmulo, lançam pedras e terra que lhe , espezinham a cobertura para baixo com os pés e ir embora tranquilo. Em seguida, iriam estragar a frieza partes de sua propriedade, que consistiam normalmente em um reles poucos artigos. Foi essa uma entre as pessoas que os missionários começou sua aparentemente desesperada merecimento. Vários dos homens solteiros legar a missão e as mulheres casadas pagãos. Um deles, Irmão Lewis, foi assassinado alguns meses mais tarde. Vários outros missionários passaram a Port Jackson e entrou mercantil perseguições. Outro, Irmão Águas, fui louco, tentou ensinar os nativos hebraico e imaginou-se no amor com a rainha. Com o coração pesado outros missionários continuaram sua ministérios de misericórdia e dos seus esforços para dominar o idioma. Nos primeiros dias, tiveram de enfrentar o povo através da instrumentalidade de Pedro, o sueco, como intérprete. Isto foi muito satisfatório, já que Peter era um homem extremamente dissoluta e hostil aos objetos da missão. Foi um dia de alegria, quando, 10 de agosto de 1801, os missionários escreveram ao tesoureiro da Sociedade Missionária de Londres, o Sr. Hardcastle: "Temos a satisfação de informar-lhe que pela graça de Deus, esperamos, pela primeira vez , publicamente para enfrentar os nativos sobre o próximo dia do Senhor. Irmão Nott será o palestrante. " Henry Nott era apenas um pedreiro, mas, como William Carey na Índia, ele tinha marcado habilidades lingüísticas. Ele foi o primeiro a abordar o Tahitians público na sua própria língua. Como ele enfrentou as pessoas sobre esse auspicioso dia, com um arrebatador welling alegria em sua alma, e qual foi a mensagem do texto que caiu de sua boca? Ele disse: "Ó Tahitians, venho com uma mensagem de infinita compaixão para aqueles em profunda angústia. Trago boas notícias de salvação para as do controle do pecado. I proclamar um evangelho de conforto para aqueles na escuridão da tristeza." E então, ele citou o primeiro verso ele havia traduzido para a língua Taitiano - João 3:16. Uma mensagem de infinita compaixão para aqueles em profunda angústia! Anuncia a salvação para as do controle do pecado! Um evangelho de conforto para aqueles na escuridão da tristeza! "Deus amou o mundo."
III. João 3:16 é o único e eficaz Claro Remédio para os pecados da Humanidade
Havia muitas coisas Henry Nott não sei, mas ele sabe que sua mensagem foi um de salvação, não da civilização. Ele sabia que mesmo que os selvagens poderiam ser civilizado sem ser convertida, a sua natureza básica, permaneceriam inalterados e eles simplesmente trocar os vícios de crueldade para os vícios da civilização. Sua mensagem, portanto, era intransigente e fervorosamente evangélica evangelística. Mas ele estava em um enorme esforço para tornar claro que a regeneração forjado pelo Espírito de Deus no interior, deve encontrar expressão em mudado sem comportamento ético e moral. Foi sobretudo esta ênfase que suscitou os nativos "hostilidade. Eles estavam muito dispostos a tornarem-se cristãos, em nome, se só eles pudessem continuar as suas práticas e pagãos seria fornecido com ferramentas úteis e de novos brinquedos a partir de países ocidentais. Havia muita alma, muitas dificuldades para o valoroso missionário banda. Devido às guerras napoleónicas, decorridos quatro anos sem fornecimentos ou letras atingindo-los a partir de Inglaterra. Durante os sete anos subsequentes, os fornecimentos chegou apenas duas vezes e em um destes casos tinham sido arruinada por água salgada. Os missionários' sapatos foram completamente desgastado, mas suas roupas eram trapos e farrapos. Às vezes eles podiam obter comida apenas pela lavagem das montanhas de frutas silvestres. O Duff foi capturado pelos franceses na sua segunda viagem missionária, em 1799 e todos os vinte e nove recrutas missionário, exceto uma que morreu, voltou para Inglaterra. Os missionários pregaram e rezaram e fizeram o seu melhor para levar a uma poupança Rei Pomare conhecimento de Cristo, mas ele morreu em 1803, um monstro selvagem até o final. A partir das informações obtidas, Nott estima que, durante o seu reinado de trinta anos Pomare havia sacrificado 2000 vítimas humanas como oferendas a seus ídolos. Seu filho, Otu, assumiu o título Pomare II. Ele era, se possível, mais odiosa e violenta do que o seu pai. Ele cometeu tantos atos de violência e incitaram o povo a essa hostilidade que, em 1805, após oito anos de grande sofrimento e de aparentemente inútil empreendimento, seis dos missionários removido para Huahine Tahiti. Henry Nott foi o espírito que se deslocam dos poucos que não fugir. Ele passou várias vezes em longos, difíceis pregação turísticos. Ele passou meses e anos em seus léxicos, no estudo do hebraico e grego, e na tradução do Novo e Velho Testamento para a língua do Taiti. Tão rapidamente quanto possível, a Palavra de Vida foi impresso e distribuído.
Em 1808 a casa dos missionários foi destruído, praticamente tudo o que tinha sido roubado e sua impressão tipo era derretido para balas. Alguns dos missionários fugiram nessa altura, outros o ano seguinte. Até o início do ano 1810 Henry Nott estava sozinha. Ele foi "incomodado ... perseguido humilhar ... ... mas não de desespero", para que ele acreditava que a causa de Cristo que um dia triunfo. Analisando-se a majestosa montanha, chamado "O Diadem", ele disse: "Esta montanha é simbólica. Trata-se de uma profecia. Esta ilha terá ainda de se tornar um diadema resgatado Tahitian jóias." Antes disso, um grupo de mulheres jovens corajosos Inglês rumou para Tahiti homens tinham de se casar e nunca conheceu a fazer casas para eles. Um destes casado Henry Nott e provou ser um digno companheiro. Nott um dia cotado João 3:16 para possivelmente a milésima vez. Um nativo exclamou, "Isso é verdade?" Assegurada que era, ele respondeu, "O teu Deus é ao contrário os nossos deuses. Seu Deus tem amor, nossos deuses têm apenas crueldade. O que fazemos oferendas para eles são apenas para propiciar-lhes." Então, infelizmente, ele acrescentou, "O teu Deus tem amor por você, mas não para nós Tahitians ímpios." Nott carinhosamente respondeu, "o amor de Deus em Cristo se estende a todos. João 3:16 diz," os que crêem. " Isso inclui você ". Henry Nott estava convencido de que todo e qualquer coração humano poderia ser ganha, se for feita apenas para perceber que o maravilhoso amor de Deus estende-se a ele apenas como verdadeira e completamente, como se nenhuma outra alma existia na terra. Durante muitos anos Nott tinha dado uma atenção especial ao Rei Pomare II. Por último, a sua mente escura e selvagem coração começou a responder à mensagem de João 3:16. Ele começou a freqüentar regularmente os serviços realizada na vizinha ilha de Eimeo. Com a sua ajuda e encorajamento uma capela foi construída. Foi dedicada 25 de julho de 1813. Durante a cerimônia de dedicação Nott anunciou que no dia seguinte seria realizada uma reunião para aqueles que estavam dispostos a renunciar à idolatria e aprender sobre o serviço do Deus verdadeiro. Trinta e um nativos reagiram e alguns dias mais tarde outros onze legar seus ídolos. O pagão chamado deles "pessoas orando". O número que renunciaram idolatria em breve aumentar para cerca de 800. Após uma vitoriosa batalha em 12 de novembro de 1815, Pomare destruiu todos os ídolos e altares ele poderia encontrar. O grande ídolo, Oro, foi feito um post para o rei da cozinha e, em seguida, retira-se para lenha. Pomare tomou sua própria ídolos, doze em número, para os missionários e pediu que elas sejam enviadas para a sede da London Missionary Society. As escolas foram criadas em todas as partes do Taiti, a abominação de o deus pã foram amplamente interrompido e milhares flocados ouvir sermões por Nott e os seus colegas de trabalho, por esta altura alguns dos missionários que tinham fugido para a Nova Holanda e Nova Gales do Sul havia retornado . Além disso, os novos recrutas haviam chegado. Pomare desde que os materiais e ergueu uma igreja em Papaoa, Tahiti, que mede 712 metros de comprimento por 54 metros de largura. Continha três púlpitos, 260 pés afastados. Assim, três sermões pregou simultaneamente. Foi chamado de Missão Capela Real e foi dedicada Terça-feira, 11 de maio de 1819. No dia seguinte Pomare promulgado um conjunto de leis cristãs, através da qual as pessoas foram para regular sua conduta. Escrito pelo pedreiro-missionário, Henry Nott, eles foram para o padrão semelhante conjuntos de leis aprovadas posteriormente por Christian governantes em outras ilhas do Pacífico. Domingo, 16 de maio de 1819, na presença de 5000 pessoas, o Rei Pomare II foi batizado. Contemporâneo O impresso em conta a missão imprensa, Taiti, dois dias mais tarde, afirma: "Foi observado Pomare para levantar os olhos para o céu e passar seus lábios em oração. A visão foi muito comovente, especialmente para os nossos irmãos mais velhos que tinham sido olhando para ele durante tantos anos. " Assim, após mais de duas décadas de labuta e lágrimas, ocorreu o primeiro batismo no Taiti. Vinte e dois anos de dificuldades e decepções, e de Henry Nott começou a ver o trabalho da sua alma satisfeita. Em todos os anais da missionária emocionante heroísmo, está lá para ser encontrado em qualquer lugar uma devoção ao dever, em face dos múltiplos perigos, uma fortaleza sob acumulada sofrimentos, e uma fidelidade que realizada em tanto tempo, sem evidência de colheita, para superar a de o pedreiro do Taiti? A colheita foi finalmente pronto e os Reapers foram ocupados. Durante a década daí centenas de batizados Tahitians tornou ansioso estudantes da Palavra de Deus e procuram fervorosa das almas. Alguns deles, e também alguns dos missionários, passou diante de tomar o evangelho a Borabora, Raiatea, Huahine e outras ilhas escuro. Nott pregou na enorme Capela Real Missão aos domingos e quartas-feiras, e foi sobre pregação visitas através Taiti e outras ilhas. Em Eimeo um edifício, antigamente utilizados para o oferecimento de sacrifícios humanos e outras práticas abomináveis do Areoi Sociedade, foi solenemente consagrada como uma casa de culto cristão. Com 3000 pessoas em atendimento Nott pregou o sermão dedicação, usando o texto: "Assim diz o Senhor, o céu é o meu trono, e da terra é o meu banquinho para os pés." Durante quase 50 anos de serviço missionário, Nott voltou para sua terra natal apenas duas vezes. Uma vez que apenas algumas porções do Novo Testamento haviam sido impressas no Taiti, ele estava ansioso para ver todo o Tahitian Bíblia através da imprensa. Isto ele realizado durante o seu segundo licenciar-se, a partir de 1836 a 1838. Enquanto que na Inglaterra ele tinha uma entrevista com a Rainha Vitória e com ela apresentou uma cópia de sua Bíblia. A seu pedido que ele leu João 3:16 em Tahitian. Retornando ao Taiti, ele trabalhou em plantio direto, em 1 de maio de 1844, ele ouviu a convocação do capitão e foi para casa. Um de seus colegas, Joseph Moore, escreveu: "Durante os seus últimos dias ele numa conversa muito sobre o grande tema da salvação." Quando os livros na mão direita de Deus estão abertos, será revelado que alguns dos mais nobres "Gigantes da Fé", que eram homens, apenas com os rudimentos de uma educação formal, viveram vidas que foram gerados verdadeiramente a Cristo e à Sua detido poderosamente serviço. Máximo sobre o rolo de Honra será o seguinte: William Carey, o consagrado sapateiro, um sono agitado, que a ação da Igreja e trabalhou tão corajosamente na Índia. Alexander Mackay, a consagrada mecânica, que sofreu essas lágrimas e laços em banir as trevas do Uganda. Henry Nott, a consagrada pedreiro, que, pelo seu heroísmo e sofrimentos unwearied trabalhos, abriu a porta do Taiti e Polinésia ao sublime notícia de uma incomparável texto: "Porque Deus amou o mundo, que deu o seu Filho unigênito, que aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. "

Usado com permissão. Gigantes da Missionária Trail foi originalmente publicado pela Imprensa Escritura, Livro Divisão, [1954]. O livro pode ser encomendado a partir de Fairfax Templo Batista, 6401 Missionária Lane, Fairfax Station, VA 22039. Telefone: 703-323-8100. E-mail: fbt@fbtministries.org. Mais informações sobre Henry Nott

Copyright © 2009 wholesome words. Todos os Direitos Reservados.
Termos e Condições de Uso