Homens em Chamas II

Escrito por: Reinhard Bonnke 
segunda-feira, 4 de outubro de 2004 

Famosos pelo Fogo

Como Arbustos de Fogo não deveriam queimar, muitos supõem que igrejas não devem queimar também! Se isto acontece, alguém vai procurar por um extinguidor de fogo. Uma igreja que queima não é normal. Isto é espetacular e as pessoas param para olhar. Quem que pára será como Moisés e ouve a voz de Deus, embora outros estarão surdos. Contudo, ai é onde Deus separa o povo do passado do povo do futuro. As pessoas do passado soletraram Egito: cativeiro. Pessoas do futuro soletraram: fogo, liberdade, aventura e vida. As pessoas não estão em busca da perfeição, mas de fogo, calor e paixão. As igreja podem parecer opulentas, populares e entretanto bem sucedidas. Penso sobre Pedro e João. Eles tiveram que confessar: “ Ouro ou prata não tenho” (Atos 3:6). Ambos estavam mal vestidos para atrair admiração, mas eles puderam dizer: “Mas o que tenho eu te dou. No nome de Jesus Cristo de Nazaré, ande”. Eles não tinham nenhum dinheiro no bolso, mas eles tinham Deus. 
O Fogo faz do arbusto o mais famoso arbusto que jamais cresceu. Somente Moisés viu isto, mas ninguém pode se esquecer disto. O fogo fez o que era e isto fez Moisés o que ele era. Ele foi educado em toda sabedoria Egipcia, mas por tudo aquilo, ele deveria ter morrido um ninguém, ou uma imunda múmia do Egito. Mas ele encontrou o Deus do fogo no deserto e ele importa muito hoje. Semelhantemente, os discípulos eram pescadores desconhecidos, até que as línguas de fogo vieram sobre eles, e logo eles viraram o mundo de cabeça pra baixo. Eles não conheciam a si mesmos até que o fogo os transformou. O fervor trouxe perseguição sobre eles e muito abuso verbal. Eles são lembrados e seus perseguidores estão no esquecimento. Se algum pregador quer ser notado e lembrado, deixe-o ser uma sarça em fogo. 

Fogo termina com Divisão
As línguas repartidas trouxeram um final à divisão. Mesmo quando eles estavam seguindo a Jesus, os discipulos competiram um com o outro para ver quem seria o maior. Após o Pentecostes, contudo, nós lemos que eles “se devotaram ao relacionamento. Todos os que criam estavam juntos e tinham tudo em comum. Eles partiram o pão em suas casas e comeram juntos”(Atos 2:42-47). Um fogo foi dividido em muitas chamas, mas cada uma era o fogo de Deus. Eles não precisam duas chamas para terem duplo poder. Aquelas línguas repartidas criaram uma nova espécie de homens, não cópias uns dos outros, mas uma nova raça e um novo povo. Uma chama representou todo o fogo de Deus. A chama de André queimou com uma cor diferente da de Tiago. João continuava João, mas ele se tornou uma chama chamada João. Tomé se tornou um Tomé em fogo. Povo em chamas! Os discípulos foram chamados quando eles se pareciam uma vela com o pavio preto, mas o amor de Cristo os acendeu. Estas velas estavam em uma caixa arremessadas em um canto, mas depois tiradas e acessas. Eles iluminaram o mundo! 

Mais de Deus?
Nosso verdadeiro eu, a qual é nossa verdadeira personalidade, está morto até ser aceso pelo fogo de Deus. Quando então nos tornamos o que Deus quer que sejamos, cada um abençoado e cheio com mesma plenitude. Todos nós somos feitos para beber da mesma bênção, e ainda cada um de nós representar um todo. Oh essa gloriosa plenitude do Espírito, alegria, fogo e glória!Ser batizado no Espírito significa que o Espírito está em nós, e nós estamos no Espírito. Como um pano em tintura, a tintura está no pano. Quando ele é mergulhado na cor, ele toma a natureza. 
As pessoa falam de ter mais de Deus e mais do Espírito Santo? Se estamos no oceano estamos molhados e não temos como ficar mais molhados. Nós estamos molhados com todo o Pacífico, com todo o Atlântico do Espírito, o qual não é umedecido pela gota do balde de uma criança na praia. A umidade da água que está em nós, alarga até proximidade de Deus. Nós somos um no Espírito com todos os que se banham naquelas águas. “ Pois somos batizados em um mesmo Espírito, em um só corpo, e a todos nos foi dado de um mesmo Espírito para beber” (I Cor. 12:13). 

Fogo para Libertação
A primeira revelação de Deus a todo mundo foi para Moisés e isto foi como fogo. Depois Moisés foi comissionado a libertar o seu povo. “ Ele faz seus servos uma chama de fogo”, não para se mostrar mas para assegurar a liberação dos cativos. A palavra vinda do arbusto era palavra de libertação do Deus da salvação. 
Libertação é o mais importante negócio de Deus, como nós O conhecemos. Levou uma semana para fazer o céu e a terra, mas Jesus gastou toda a sua vida para trazer a salvação. Para colocar fogo nos corações dos discípulos, Ele rasgou os céus. Com o vento, Ele abriu caminho pelo Mar Vermelho para libertação de Israel, e com o mesmo tornado no céu, Ele subiu para escoltar aos discípulos no seu caminho, para libertar milhões de vítimas escravizadas pelo demônio. Sua maior revelação sobre Ele mesmo, a nós, é que Ele é o Libertador. Qualquer coisa mais que Ele é, talvez em outros universos, os anjos devem saber, mas ele é grande demais pra nós O contemplarmos na totalidade. É suficiente conhecê-Lo como Ele é em direção a este mundo pecaminoso e isso como Senhor Libertador e Deus da Emancipação. 
Deus se mostra a nós como Ele é, para fazer de nós o que Ele quer que sejamos. Ele não fala sobre Si mesmo para comunicar uma informação, mas sempre para transformação. Sua Palavra a nós é ,eficaz, formando-nos à Sua semelhança. Ele quer que sejamos como Ele, o objetivo supremo e a recompensa da existência. Quando Ele virou céu e terra de cabeça pra baixo, foi para nossa salvação. Ele vem até nós agora, toca no nosso ombro e diz: “Eu quero você. Venha e me ajude a colocar em ordem a confusão que o diabo fez.” Por todos os meios, salve alguns por todos os meios. Salve! Salve! Que grande palavra Bíblica! Um convite Bíblico.
Não cometa nenhum erro sobre isto. Se somos tocados pelo fogo de Deus, isto é para que sejamos testemunhas até os confins da terra. O batismo no Espírito Santo não é um doce celestial dado a você por um Pai apaixonado, um pirulito, mas músculo espiritual, fibra e estamina para te estabelecer nos negócios de Deus; negócio de salvar almas. A igreja não é um clube social mas a flamejante carruagem de Deus. 
A Bíblia também, é nosso guia de fogo. Deus não providenciou um ivro de texto para acadêmicos. Por outro lado, estudo Bíblico não significa passatempo, como aprender uma língua, ou uma prazerosa leitura em uma tarde de Domingo. É sobre libertação e nos estabelece em nosso principal negócio. Deus está ardendo por salvar. Ele é o Deus da salvação. Seus planos no Pentecostes é para queimarmos como Ele queima. Ardor traz salvação ao mundo. Deus não veio do céu como um estimulante emocional, para nos aquecer um pouco, nos dar bons encontros e nos mandar para casa felizes. O Espírito não está preocupado com nossos sentimentos mas com o estado da raça humana. Podemos ser afetados emocionalmente por Sua presença, talvez arrebatados, mas isto é acidental. O propósito do Espírito Santo entrar é nos mandar para fora. 

Generosidade sem calculadora
“ Uma oferta feita ao Senhor por fogo” (Levíticos 2:9) são palavras que ocorrem de tempo em tempo no livro de Levíticos. Ofertas de fogo. A pergunta não é o que temos dado a Ele, mas como. Estamos desejosos de trabalhar e dar pelo prazer que isto nos traz? Se isto nos traz satisfação, isto vai satisfazer a Deus. Quando você traz um presente para sua esposa, é uma alegria. Nós estamos aqui para nos deleitarmos em Deus e dar é parte daquele prazer. Um presente de amor é um presente vivo. 
Deus não quer frias ofertas. Isaías 1:13: “Pare de trazer ofertas sem significado”. O que tornou aquelas ofertas sem significado? Bem, isto é simples, realmente. O povo apresentava ofertas como obrigação, para satisfazer a uma lei religiosa. O coração deles não estava na oferta. Para eles era meramente um pedido legal e portanto, nunca poderia trazer satisfação a Deus. Suas ofertas eram vazias formalidades, ao passo que Deus queria presentes de amor, sinal de seus corações de adoradores, do privilégio e alegria. 
Deus nunca exigiu presentes. Que valor teriam para Ele, se dados sob pressão? Ele deixa todo o negócio de dar para nós. Isso é nosso negócio; fazer o que queremos, e agradar a Deus. Esta é uma oferta feita ao Senhor por fogo. 
Paulo fala que oferecermos a nós mesmos é nosso “culto racional” (Rom. 12:1 NKJV) Em outras palavras, uma natural, apropriada e espontânea reação. Vendo quem somos e o que Deus tem feito por nós,o impulso humano normal é ávida resposta, o tipo de presente que você daria à sua esposa que você ama carinhosamente. Presentes forçados não dariam a ele nenhum prazer. Somente o que vem de um coração transbordante pode fazer isto. 
Eu fico pasmo quando alguém tenta provar que nas Escrituras existe uma lei de dizimar!Uma lei? É dessa forma que Deus age sobre coisas, ordenando-nos a dar a Ele? Deus não é um cobrador de taxas, ou um cobrador exigindo seu pedaço legal de carne. As pessoas dizem que dizimam por ordem de Deus. Você pode imaginar Deus agarrando o que Ele te fez dar? Deveria o Cristão dar por compulsão? Se o dizimo fosse somente uma necessidade das Escrituras, que valor isto teria aos olhos do Senhor? Os Fariseus deram desta forma, mas Jesus não pensou nada sobre isto! “Deus ama a quem dá com alegria,” sabemos (II Cor. 9:7). Eu não conheço ninguém que dê com alegria porque ele é forçado! 
Dizimar ou dar, é uma oportunidade de amor. É uma expressão de adoração de um coração sincero, uma compulsão de amor e não um requisito legal. É a idéia do Cristão dar um décimo? Calculada e cuidadosamente? Isto não é indicado no Novo Testamento como vemos como Deus e Cristo deram. O Senhor quer uma oferta feita por fogo. Generosidade em chamas de uma vida em chamas. Generosidade sem calculadora. Você pode dar o dizimo ou o que você quiser, mas deixe que isto seja uma oferta feita ao Senhor por ardor. 

Uma Palavra Final
João Batista declarou que “Aquele que haveria de vir” batizaria no Espírito Santo e fogo.Esta era a mensagem chave e a maneira de identificar a Cristo. Interessantemente, contudo, Jesus não batizou nem com fogo enquanto esteve na terra. João foi, portanto, talvez justificado em perguntar se Jesus era Aquele que ele estivera esperando, vendo que Jesus não cumpriu a profecia sobre o fogo. Mas Jesus disse, “E bem-aventurado aquele que não achar em mim motivo de escândalo”.(Lucas 7:23). A profecia não foi pretendida para o curto tempo, de dias, de Cristo na terra. Isto teve uma antecipação muito maior; A profecia não foi pretendida para o curto tempo, de dias, de Cristo na terra. Uma realização que começou com o repartir de línguas de fogo no dia de Pentecostes. 
Veja cuidadosamente que a profecia de João aponta para a distinta característica de Cristo: Fogo! O Fogo caiu no dia de Pentecostes. Isto foi a realização da profecia. Mas aquilo foi tudo? Isto foi somente para os 120? Somente eles? Estava terminado e feito? Era isto um investimento pessoal de poder que eles precisavam, mas nós não? Eram escolhidos alguns e a ninguém mais jamais seria dado o mesmo maravilhoso dom? Como aquilo poderia cumprir a profecia de João? No que diz respeito àquilo, como poderia se cumprir muito mais profecias sobre a próxima invasão do Espírito neste mundo? 
Existe um único verdadeiro enchimento, e isto é para Deus derramar do Seu Espírito sobre toda carne, o qual nos encharca com as primeiras e últimas chuvas. A chuva dourada de fogo do céu. 
Deixe o fogo queimar!! Deixe as igrejas em chamas! Deixe as pessoas serem como as raposas de Sansão levando tochas no território do inimigo. Deixe aqueles escuros lugares serem queimados até se tornarem cinzas, pela glória de Deus!