George Grenfell
por Eugene Myers Harrison

Enormes crocodilos cochilando sobre as margens lamacentas do poderoso Congo sullenly lustroso abriram os seus olhos para olhar ao estranho monstro, então apressadamente mergulhou no rio. A causa do seu alarme foi um pequeno navio a vapor, chamado a Paz, o primeiro navio de sempre para o Congo mama águas sob vapor poder. Os crocodilos não estavam sozinhos em se alarmado com a vista eo som do throbbing vapor. Frequentes os africanos eram tão assustado que fugiu atabalhoadamente nas selvas ou eram tão excitado que swarmed nas suas canoas para fazer batalha. Chegando em vista de uma grande aldeia, o capitão branco gritou ordens à sua tripulação negra. O barco atrasou-se e chamou cinqüenta metros dentro da terra. O capitão da desejosos olhos observou que o povo amigo, ele desceu do navio em canoa e foi paddled em terra por vários dos seus homens. Escores de nativos apinhadas em torno de olhar para o estranho homem com o rosto branco, que procedeu a dizer-lhes que ele era um missionário e tinha vindo para trazer a luz eo amor de Deus. "Quer dizer que sugerem que estamos vivendo na escuridão?" pediu ao chefe algo petulantly. Só então o missionário ouviu o som de sobbing. Fazendo o seu caminho através da multidão ele encontrou duas meninas vinculadas com cordas e amarrado a uma árvore. "O que significa isto?" ele perguntou. Sem evidência de vergonha, o chefe disse que ele e os seus guerreiros armados com lanças e arcos e flechas, tinha ido até o rio, em suas canoas em Raiding uma expedição contra outra tribo. "E essas garotas", continuou o chefe, "fazem parte do espólio que capturou. Eles são meus escravos e são vinculados aqui até que alguém compra-los." Seu coração tocado pela visão dos tremores, sobbing meninas, o homem branco prontamente entregues algumas esferas e pano, levou as meninas para o rio e disse-lhes para entrar na canoa. Como eles foram paddled para o SS Paz, mantiveram as perguntando se o homem branco seria cruel para eles. Logo o navio começou a montante e novamente a surpresa das garotas não sabiam como eles limites Sped rapidamente passado florestas e aldeias sobre os bancos. Em e sobre eles passaram por várias horas. Eventualmente, a Paz transformou em uma curva do rio e viu o missionário todo um frota de canoas cheias com feroz-olhando guerreiros, alguns exploração spears, outros com arcos em suas mãos e setas envenenadas traçada para a cabeça. Estes homens foram furioso porque Congo, a apenas alguns dias antes, as pessoas de baixo do rio tinha subitamente invadido sua cidade, queimaram muitas de suas cabanas, matou muitos dos aldeões e tirado alguns dos seus filhos. Desde a Paz também tinha chegado a partir de baixo-rio, pessoas a bordo deve também ser inimigos, eles conjectured. Em um sinal do chefe, o grito de batalha feroz da tribo foi lançado e um chuveiro de lanças e flechas atingiu a vapor. Uma delas quase perfurou o missionário capitão. De repente uma das garotas pouco escravos começaram a gritar e acenar sua mão. "O que é isso?" perguntou o missionário. "Veja!" Ela respondeu entusiasmo, o que aponta para um guerreiro que estava de pé em uma canoa e se preparando para lançar outro lança. "Esse é o meu irmão e esta é a minha cidade!" "Chamar a atenção para ele e atrair a sua atenção!" disse o capitão. A menina gritou tão alto que podia, mas o Africano guerreiros estavam a fazer um temeroso din, ea única resposta foi uma chuva de lanças e flechas. Apressadamente, o comandante emitiu uma ordem para o vapor Africano do engenheiro, e em um momento um selvagem, piercing guincho renda do ar, então, vários outros em rápida sucessão. Os guerreiros deixaram de gritar e era como se transformou em pedra. Eles nunca haviam ouvido o apito de um navio a vapor! "Grita-rápido novamente!" disse o capitão à pouca Congo menina. Instantaneamente a estridente voz infantil tocou em toda a água, chamando primeiro nome do seu irmão e, depois, ela própria. O espanto guerreiro desceu sua lança, apreenderam seu remo e rapidamente paddled a vapor. Em resposta às instruções do comandante, a menina disse como o homem branco "na grande canoa que fuma" tinha encontrado a sua menina e os outros na cidade dos seus inimigos, eles tinham guardado a partir de escravidão, trouxeram-lhes segurança casa, e agora estava indo para defini-los gratuitamente. A história passou rapidamente de uma canoa para outra, como as duas meninas foram levadas em terra, e como o capitão caminharam até a aldeia rua todos os guerreiros que, a poucos minutos antes, havia tentado matá-lo, foram agora gazing wonderingly no amigo branco que havia trazido de volta as filhas elas pensavam que tinham perdido para sempre. Agora, eles estavam prontos para ouvir a sua história do grande Pai Deus que enviou o Seu Filho para ser a luz deste mundo escuro e pecadora. Este notável navio foi capitão George Grenfell, missionário pioneiro na grande região da África Congo. A declaração de Jesus relativa John the Baptist, "Ele era uma luz brilhante e queima", foi quase constante em sua mente. Ele estava convencido de que a necessidade desesperada de todo o vasto mundo é a poupança de luz do evangelho de Cristo, e que era a sua actividade a levar essa luz ao Congo's milhões. Sua vida pode ser resumida em três afirmações: I. A Light começa a brilhar; II. A Shining Light alegra o Congo Trevas; Ill. A Burning Out Light Burns.
I. A Light começa a brilhar
George Grenfell, nasceu 21 de agosto de 1849, em Sancreed, perto de Land's End em Cornwall, Inglaterra, sendo o filho de um carpinteiro. Quando tinha três anos, a família mudou-se para Birmingham, onde George e seu irmão, começou a frequentar a escola dominical da Igreja Batista Heneage Street. Quando quinze anos de idade, na sequência espiritual do grande renascimento de 1859, ele foi convertido sólida e batizados. Assim, a vela de sua vida foi iluminada por contacto com Aquele que é "este mundo escuro da luz", e logo depois ele começou a pensar seriamente em ser um portador de luz de Cristo no continente negro. Como Mackay do Uganda, Leis de Livingstonia, e muitos outros, ele encontrou em David Livingstone seu herói e inspiração humana. O Pathfinder os livros foram devorados ansiosamente tão rápido como vieram a imprensa. Sobre o momento do batismo, George deixaram a escola e tornou-se um aprendiz em uma grande instalação de hardware e de máquinas. Aqui ele adquiriu esse conhecimento de uma máquina que provou ser de tal valor inestimável na sua subsequente carreira missionária. Foi também durante o trabalho nesta unidade através de um acidente que ele perdeu a visão de um dos olhos dele. George alinhou-se com um grupo de muito zelosos homens jovens ligados à Igreja Heneage Street. Sua domingo, começando com uma reunião na manhã oração sete, geralmente incluídos sete serviços, com vias de distribuição e trabalho pessoal durante os intervalos. Então, após essa uma extenuante domingo, eles foram para regular o ministro da casa de 6:30 segunda-feira de manhã para a realização de estudos bíblicos e em grego! Além disso, publicou um documento chamado Missão Trabalho, cujo objectivo era o de definir antes de seus leitores "provas de todos os quadrantes do mundo que o evangelho é, como dos antigos, o poder de Deus para salvação." Seu editor era George Grenfell. Foi este tipo de Cristo consagrou entusiasmo necessário em África. Finalmente convencido de um apelo divino a ser um missionário, George deu um negócio com a idade de vinte e quatro e entrou no Colégio Batista em Bristol. Após um ano de formação, ele foi aceite pela Sociedade Missionária Batista para a prestação de serviço em África, e navegava com o veterano, Alfred Saker, que estava na Inglaterra, em licenciar-se. Chegaram à Camarões em Janeiro de 1875. Early do próximo ano Grenfell casado Miss Mary Ha [w] kes. Ela morreu em menos de um ano, e Grenfell experimentou seu primeiro grande tristeza. Seis cem milhas ao sul de Camarões, o Congo, a segunda maior do mundo rios, entra no Atlântico. A cem milhas do mar, a navegação foi barrado por uma série de cataratas, para além do qual o mapa foi em branco. Como incrível que este grande rio, o Congo ou o chamado Lualaba, deveria ter fluiu quase todo o continente Africano há milhares de anos e, ainda, até setenta e cinco anos atrás, a sua vasta bacia hidrográfica, uma área tão grande como toda a Europa, foi uma terra de mistério. Em uma ocasião um nativo, que se diz ter viajado bastante extensa, foi questionado por um viajante europeu.
"Você sabe onde vai este rio?"
"É fluxos norte e leste."
"E depois?"
"Ele continua a fluir norte e leste."
"E depois?"
"Deus yallim - Só Deus sabe."
Até setenta e cinco anos atrás, que foi a soma do conhecimento humano sobre o tema - "Deus yallim." Livingstone, para ter a certeza, tinha chegado a Lualaba em 1871 em Nyangwe, onde ele escreveu sua queima acusação de tráfico de escravos. Inicialmente ele pensou que tinha encontrado a longo prazo, procurou nascente do Nilo, mas posteriormente suspeita que poderia revelar-se do Congo. Ele instou os poderosos maometano, Tiptu TiB, para ajudá-lo a obter fornecimentos e transportadores, para efeitos de ascendente do rio. O apelo caiu em ouvidos indiferentes, e Livingstone teve de conteúdo explorando-se com a parte superior do Lualaba atinge Oriental e sua sucursal, a Luapula, até que em 1873 a Chitambo da aldeia ele knelt estabelece a morrer, o seu trabalho para Cristo e África corajosamente feito. Mas, como para a continuação do curso Lualaba de mais de 2.000 milhas - "Deus yallim".
Então foi até 8 de agosto de 1877, quando Henry M. Stanley e sua infelizmente depauperada, semi-faminta caravana chegou Boma, perto da foz do Congo, depois da sua heróica odisseia de 999 dias no cruzamento África. Mas alguns meses antes da sensacional conquista Stanley tinha virado os olhos do mundo na África Equatorial, dois homens foram independentemente planejamento para instalação de uma cadeia de missão estações longe, no interior ou mesmo em todo o continente. Um destes foi Grenfell, então trabalhava nos Camarões. O outro era Robert Arthington, que na Inglaterra havia dedicado a sua fortuna ao próprio Cristo e à pobreza, a fim de fornecer dinheiro para várias sociedades missionárias. Este nobre homem privou-se de todos, mas a mínima das necessidades, usava o mesmo casaco de dezessete anos, e mesmo begrudged o uso de velas, que pode dedicar a maior Farthing ao mundo evangelização.
Em 14 de maio de 1877, ofereceu ao Arthington Batista Sociedade £ 1000 com o objectivo de tomar "a bendita luz do evangelho" ao Congo região. Com surpreendente visão, ele escreveu: "Espero que em breve iremos ter uma força sobre o Congo, para levar o evangelho a leste e sul e norte do rio, como a forma como poderá ser aberto, na medida do Nyangwe". A Sociedade não agiu, no entanto, até à publicação da carta de Stanley no Daily Telegraph, 17 de setembro de 1877. Grenfell, no início de 1878 estava em seu caminho ao longo das margens do Congo. "Então", como afirmado pela CH Patton em The Lure de África ", os batistas foram os primeiros a ver e aproveitar a grande abertura feita por Stanley's explorações". Grenfell encontrou dificuldades quase insuperáveis. Mas, finalmente, depois de treze tentativas, depois de espirrar por muitos pântanos e tramping erva muitas vezes através de quinze metros de altura, após freqüentes perigoso escapa de selvagens, e após um dos seus companheiros tinha sido gravemente ferido, ele passou a cataratas Stanley Pool e atingiu, em Fevereiro, 1881. Por meio do vasto sistema de canais criados pelo Congo e seus inúmeros afluentes, cerca de vinte ou vinte e cinco milhões de pessoas poderiam ser alcançadas. Canoas estavam disponíveis, mas eles foram ambos lento e perigoso. Hipopótamos perturbar-lhes muitas vezes, após o que crocodilos feasted sobre os ocupantes. A solução do problema era um navio a vapor, tal como tinha sido sugerido há vários anos por Robert Arthington, que já desde mil libras para a sua construção e três mil libras para a sua manutenção permanente. "Acredito que o tempo é chegado", escreveu este homem de coração nobre ", quando deveria colocar uma força sobre o rio Congo, onde podemos navegar norte-leste para o coração da África por muitos cem milhas ininterruptamente e levar o alvissaramos do evangelho eterno para milhares de seres humanos, que agora são ignorantes do caminho da vida e da imortalidade. " Grenfell, que tinha contraído em 1879 [outras fontes indicam 1878], deixou a sua esposa sobre o Congo, e avançou para a Inglaterra, onde ele supervisionado a construção da paz, um parafuso vapor 78 pés de comprimento e desenho doze centímetros de água. Após ter sido testado sobre o Tâmisa, além de ter sido tomada, coloque em 800 pacotes pesando 65 quilos cada e transportado até à foz do Congo. Demorou um milhar de homens para levar o navio e necessário abastecimento alimentar até o rio e as corredeiras ao passado Stanley Pool. Grenfell tinha trazido com ele um jovem engenheiro missionário cuja tarefa era especial para colocar o navio em conjunto e, em seguida, mantê-lo em boa ordem. Pouco depois de chegar a solo Africano, ele adoeceu e morreu. Dois outros engenheiros foram prontamente enviadas para fora da Inglaterra, mas tanto deles morreu dentro de algumas semanas. Então Grenfell ele teve de realizar a gigantesca tarefa de colocar o navio em conjunto. Isto ele com sucesso. Ele declarou que a paz foi "rezaram juntos." Certamente muita oração, assim como um trabalho árduo e ingenuidade, tinha sido necessário. Finalmente, o navio foi lançado, vapor e foi até a Paz começou a mudar. "Ela vive, mestre! Vive!" gritou o animado africanos. Na última Grenfell George foi capaz de começar a sério o seu notável trabalho missionário da exploração e da criação de estações missão como centro de luz. Ele pensou em si mesmo como um sucessor de John the Baptist, dos quais John the Apostle escreveu: "O mesmo veio para dar testemunho da Luz, através d'Ele que todos os homens possam acreditar." Grenfell e foi o grande anseio de ser digna desse tributo Jesus pagou o Forerunner, "Ele era um ardor e uma luz brilhante."
"Eu sou a luz do mundo". A vida não pode brilhar iluminado até que a chama resplandecente!
"Deixe sua luz brilhar assim." A vida é iluminado para iluminar! Ele foi um brilhante luz. "
II. A Shining Light alegra o Congo Trevas. A viagem inaugural do navio a vapor Paz abrangidas doze cem milhas e trouxe muitas aventuras memoráveis. Capitão Grenfell passou metade do caminho para Stanley Falls e desviados para explorar vários dos principais tributários. Tendo decidido Lukolela como o local de uma missão estação, logo que um missionário foi enviado para fora, ele ficou lá dois dias fazer amizades com as pessoas. Como ele parou nas aldeias, o seu coração estava triste por encontrar sempre frescos exemplos de depravação hideousness e da barbárie. Em certas áreas ele encontrou muitas evidências de fetichismo, com suas múltiplas facetas e sua idolatria degradante. "Foi", disse ele, "uma maravilhosa alegria de tomar pela primeira vez a luz da vida para essas regiões de trevas, crueldade e morte."
Para indicar algo abissal da escuridão em que Grenfell trouxe "a luz da vida" e para mostrar o irrealismo do que aqueles que contrariam missões no terreno que o ignorante não deve ser perturbado na tranquilidade e beleza da sua nativa costumes religiosos, alguns factos e incidentes serão citados. Grenfell encontrados seis tipos gerais de práticas atrozes cometidas por estar Congo povos, todos os quais foram definitivamente quer uma parte do seu sistema religioso ou uma expressão da depravação a partir do qual a sua religião era impotente para levantar-los. Estes tipos foram: enterro assassinatos, bruxaria crueldades, escravo Raiding, canibalismo, sensualidade, e sádico métodos de punição.
1. Enterro Assassinatos
Entre praticamente todas as tribos de todo o Congo área, nenhuma pessoa livre de qualquer conseqüência poderia ser enterrado sem o sacrifício de uma ou muitas vidas. Tal foi devido à sua crença de que os mortos não deve ser iniciada destaque para o espírito mundo sozinho. Deve haver, pelo menos, uma mulher ou um agente - no caso de um chefe ou rei ou rainha, muitos agentes - para acompanhar o falecido e em exercer o espírito vida tão próximas quanto possível, sobre as linhas da existência terrestre. A prática de interring cerâmica, tecido, pérolas, utensílios para cozinhar e vários utensílios envolvidos um escalonamento resíduos da propriedade, mas muito mais trágico foi o desperdício de vidas humanas.
Em seu diário de 7 de julho de 1889, Grenfell diz respeito:
Ouvimos duas pessoas estão amarrados em Mungula's, pronto para ser enterrado vivo. O homem matou ontem foi decapitada, seu crânio, em breve Mungula adornar a casa. A mulher matou ontem foi espancado até a morte com paus. At 3:15 fui e começou a protestar contra a enterrar as duas vítimas com o cadáver. O selvagem-olhando carrasco untied o jovem mulher e levou-a para a casa onde a sepultura tinha sido cavada. Eu segui-lo e encontrou o rapaz que estava a ser seu colega, vítima já sentada ao lado da sepultura.. . Eu repreendeu o antigo chefe acentuadamente e explicado aos espectadores que Deus, que tinha dado vida, poria em conta aqueles que o levou embora. O meu coração estava muito quente dentro de mim para ver as lágrimas dos pobres chorar as vítimas de tais costumes cruéis. Três vezes Mungula Eu avisei claramente que ele teria de me encontrar e estas vítimas inocentes antes do trono de Deus e resposta para as suas vidas. Mas nós não tinha virado as costas mais de alguns segundos, quando os pobres vítimas foram atirados para o túmulo o cadáver e colocados nos seus corpos. Eles foram rapidamente cobertos e enterrado em vivo. Novamente ele escreve: "13 de abril de 1890. Ouvimos que, em Manga sendo mortas três pessoas foram mortas ontem e mais quatro que estão amarrados por hoje."
Ao voltar para casa a partir de uma viagem, Grenfell afirma:
17 de junho de 1890. Enquanto eu estava longe, Ngoie trouxeram um escravo para vender. Tiago, meu ajudante nativo, não comprar. Em menos de cinco minutos, o escravo era a cabeça de fora e deitado na praia. Um dos homens do Boyambula tenha perdido a sua esposa há pouco tempo e já matou nove escravos.
Em 15 de abril de 1889, Grenfell escreve:
Tiago diz-me que algumas oito pessoas foram mortas a acompanhá-chefe Ibaka. Sua esposa tinha uma mulher para matá-los. Eles expedidos dela com as suas enxadas, como é seu costume. Dois ou três foram enterradas vivas, outras espancadas até à morte com paus, e um ou dois morreram afogados. Aqui está um extrato de seu Diário de 14 de janeiro de 1889: "Eu aprendo, atingindo Lukolela que quando mangaba e outro chefe morreu recentemente algumas dezenas de pessoas foram mortas - mangaba principal da mulher para uma criança e um pouco de um travesseiro!" As actividades relacionadas com a morte de um grande chefe Baluba são assim descrito por um missionário: Quando termina um importante chefe, um jovem escravo é assassinado e colocado pelo cadáver de dois dias. Após dois ou três dias de incessante lamentação outro escravo é sacrificado. Quando o cortejo fúnebre é pôr em marcha dois homens são espancados até à morte com os clubes e jogado em toda a via pública sem enterramento; é a sua missão de dizer aos transeuntes que por seu mestre passou ao longo desse caminho à sua última morada. Quando a sepultura foi cavada dois do sexo feminino escravos do homem morto e descer aí residem junto ao cadáver. Se as mulheres infelizes não apresentar voluntariamente a esta provação, eles estão vinculados e obrigados a fazê-lo. Após seis escravos foram massacraram e lançados ao túmulo, o lugar está cheio de sujeira, os dois escravos do sexo feminino, assim, ser enterrado vivo.
2. Bruxaria crueldades
Relativamente falando, enterramento aduaneiro matou milhares enquanto sua feitiçaria ordeals matou suas dezenas de milhares. Por força destas ordeals, a população em uma única área foi reduzida de cerca de dez mil em 1845 para dois mil em 1885. Em todos os da África Central que era quase impossível, na crença nativa, para morrer uma morte natural. Doença e morte eram normalmente causado pelo uso de poderes ocultos ou "o mau olhado". Se um homem ou uma mulher foi morta por um crocodilo, leopardos, búfalos, elefantes ou python, o animal em questão foi acreditado para ser um disfarce de bruxa ou, pelo menos, sob a direcção de uma bruxa. Todos doença, excepto em condições de extrema velhice, foi atribuída à bruxaria. Consequentemente, depois de cada morte por qualquer doença ou acidente, um médico-bruxa foi chamado para "desvendar" a parte culpada, que foi feito imediatamente a submeter-se ao veneno calvário . Se ele teve sorte o suficiente para vomitar o veneno, ele era inocente, mas se ele morreu, o que geralmente aconteceu, ele estava claramente culpados. Na freqüente instâncias da opinião pública foi tão animado o acusado foi morto à vista sobre o qual o corpo dele foi cortado aberto e pesquisado para a prova conclusiva de feitiçaria, ou seja, a presença de uma vesícula biliar. Uma vez que cada ser humano normal tem uma vesícula, todos os acusados e das pessoas que foram abatidos provou ser bruxas. Um missionário, descrevendo um veneno calvário, diz que a bruxa-médico ou medicina homem geralmente saíram com um animal da pele em torno de seus lombos, seu corpo pintado com ocre e transportando uma lança, um machado e um carrasco da faca. Ele continuou a preparar uma grande dose de veneno, feitas a partir da casca de uma árvore que alguns o acusado bebia normalmente prontamente, com a expectativa de ser feita justiça, sabendo que ele não tinha utilizado feitiçaria poderes sobre a qual, na verdade, ele provavelmente não sabia de nada. Se ele vomitou o veneno, ele era inocente e da pessoa que o acusou era susceptível de ser capturada e cortados em pedaços por parentes do prisioneiro. Mas se ele não poderia levantar o veneno confecção rapidamente, e isso foi o que acontece normalmente, ele se afundou no chão em ótimo dor. Esta foi uma prova cabal de sua culpabilidade, bem como os parentes da pessoa a quem o seu sorceries era suposto ter matado, eles lançavam sobre ele e cortou-lhe aos pedaços. Em seu trabalho de tradução, Grenfell aprendi que não há palavra para "perdão". Infeliz do Congo, onde ninguém sabia o que era a perdoar ou ser perdoado!
3. Escravo Raiding
Conforme indicado na história das duas meninas escrava resgatada por Grenfell, Raiding com a finalidade de assegurar uma escravos era muito comum, bem como um muito devastador, prática. Esses ataques foram realizados para a reconstituição do trabalho escravo oferta, que estava constantemente a ser esgotados por enterramento assassinatos, veneno ordeals, dura o tratamento ou por doença. Os escravos também foram procurados por causa de seu valor de mercado, especialmente nos casos em que os comerciantes árabes ou Português escravo poderia ser contatado. Esta forma de "desumanidade do homem para o homem" trouxe sofrimento indescritível.
4. Canibalismo
Uma outra razão para o escravo rusgas acima mencionado foi o de garantir às vítimas de canibais festas. Quando chegou o principal Grenfell Bangala liquidação em novembro de 1888, as pessoas estavam ocupadas assassinato e desmembramento escravos na preparação para uma festa. O percurso para a cidade foi alinhada por hediondos filas de caveiras, e da maior parte das pessoas que estavam decoradas com colares de dentes humanos extraídos cativos que haviam comido. Ser magro vezes tinha vantagens especiais no Congo. Como passou Grenfell acerca do vapor, ele teve freqüência escolar, os meninos com ele a cantar o evangelho e, talvez, atuar como intérpretes. Em muitas ocasiões ele foi entreated para vender um barqueiro gordura no seu emprego ou a escola, alguns dos meninos que, provenientes da costa do sal do mar, foram considerados particularmente apetitosos. Um dia um rapaz correu até ele e disse: "Mestre, três de nós foram capturados. Eles comeram os outros dois, mas eu estava tão magro que me solta!"
Na maioria das seções do Congo, foi o homem mais voraz de todos os CARNIVORA. Quando o filho do chefe Mata Bwiki foi perguntado se ele tinha comido carne humana ele respondeu: "Ah sim! E eu gostaria de poder comer todos na terra." Pelo Mubangi Rio, houve uma maior procura de carne humana do que os mercados locais poderia fornecer. As pessoas na sua vida Lulongo feita principalmente através da realização e da venda das rusgas cativos para o Mubangi. Em pioneiras sobre o Congo, um missionário diz: Eles lutaram os desavisados e despreparados pessoas, matou muitas pessoas no processo e trouxe a casa de repouso com eles. Eles dividem o seu espólio humano e manteve-los em suas cidades, amarrado e mantido vivo com um mínimo de alimentos. Uma parte seria feita para cima e vendido ao Mubangi de marfim. Os compradores, então, a sua alimentação, até que foram starvelings gordura suficiente para o mercado, açougueiro e depois vendê-los em pedaços. Um dos chefes Bangala visitado por Missionária Bentley em 1887 já havia comido sete de suas esposas. Ele foi cuidadoso para explicar, porém, que ele não tinha feito esta egoísmo, porque ele tinha ordenado a parentes para cada festa, por sua vez, evitando assim qualquer aborrecimento família! Entre os Manbettu e Mabode tribos, os corpos de inimigos mortos em batalha ou eram comidos de uma vez ou transitadas em off longo fatias como provisões para posterior utilização. Os presos foram tomadas ao longo e escreveu-se como o gado para consumo futuro. Segundo a Torday: É muitas vezes acontece entre os Ngombe tribos que a pobre criatura destinados à faca está exposto para venda no mercado. Ele caminha para e fro epicures e vir para examiná-lo. Eles descrevem as peças que preferirem - um no braço, uma das pernas, peito, ou cabeça. As partes que são comprados são marcados fora com linhas de cor ocre. Quando todo o corpo é vendido, o desgraçado está morto. O primeiro lugar neste capítulo dos Horrores deve ser dada à Nsakara, o Nyamnyam, o Basoka e os Manyema. O Nsakara especializada em comer as vítimas sacrificadas sobre os túmulos dos chefes, que consomem esses halocausts de escravos abatidos em elaborar festas durante vários dias. A luxúria carnívoro do Nyamnyam e Basoka levou-os a comer cadáveres, a menos que a morte foi devido a uma doença infecciosa. O Manyema humanos abutres que foram deliberadamente mortos comeu vários dias sem cozinhá-las.
5. Sensualidade
Muitos outros tipos de degeneração bárbaros poderiam ser citados. Grenfell, afirma: "As principais características das pessoas são Balobo embriaguez, imoralidade e crueldade, a partir de cada uma das quais vícios Primavera acções quase demasiado terrível para descrever". Em um lugar do qual ele fala, a morte de uma mulher do chefe foi seguido por quatro dias de "licença desenfreada em todas as espécies de sensualidade," para além do sacrifício de quatro escravos.
6. Métodos de Punição
Métodos de castigo foram, em parte motivado por um sádico prazer em infligir dor. "Ladrões", diz Grenfell, "muitas vezes são punidas com engasgos com um pau impulso através da carne do bochechas. Às vezes, eles são atormentados por terem seus corpos esfregada com pimenta antes de ser decapitada." Culpa pequenos delitos por muitas vezes foi determinada por ter acusado o impulso seu braço em uma panela de água fervente. Se seu braço foi unscalded, ele era inocente. Dentre os Ngombe, mulheres ofttimes eram obrigados a colocar uma certa rigorosas seiva sob a tampa de um olho. Se inocente, o olho não seriam danificados. Como resultado desta provação um grande número de uma mulher de olhos estavam em evidência nesta região. Quando um conhecido chefe, Maidi, era velho demais para realizar expedições contra outras tribos, em ligação com que seus soldados abatidos os cativos direito antes de seus olhos, ele colocou sobre atormenta os dos seus próprios assuntos que não agradar a sua fantasia. Às vezes ele calar as mulheres em celas com cães, deixando-os sem comida, até que o cão comeu o famished mulheres. Às vezes ele vinculados pobres wretches às árvores e deixá-los morrer à míngua. Outras vítimas foram enterradas vivas até seus pescoços e deixou de se tornar a presa de animais selvagens. Durante quase vinte e cinco anos Grenfell vapor ao longo do Congo e seus afluentes na paz ou de seus maiores sucessores, a boa vontade e da Endeavor, que estabelece missão estações e tendo a luz do resgate da história para os fogos nas habitações das trevas. Em uma de suas cartas, diz ele: Eu não posso escrever-lhe um dízimo dos males que vêm vos o meu anúncio e ter feito o meu coração sangrar como tenho voyaged junto. Crueldade, pecado e da escravidão são os millstones ao redor do pescoço das pessoas, arrastando-os para baixo em um mar de tristezas. Rezo para que Deus irá rapidamente tornar manifesto que estes pobres irmãos de luz que o nosso, que é a luz da vida, mesmo Jesus Cristo, nosso Senhor vivo.
A luz! A luz da vida!
Foi essa luz difusa ele tentou!
Nas habitações das trevas, "Ele era um brilhante luz."
III. Um Burning Light Burns Out
Para ser "uma luz brilhante e queima" era apaixonado Grenfell do desejo. Tal como John the Baptist, foi uma luz brilhante, porque ele estava sempre em primeiro lugar e uma queimadura leve. Tomando-se a "bendita evangelho light" para o Congo miseráveis milhões chamados diante sua máxima energia, e neste serviço a sua chama nunca flickered, apesar das múltiplas dores.
Havia as tristezas da pena. Na Stanley Falls, viu o famoso Tippu TiB, que dirigiu por grosso escravo incursões em toda vastas áreas da Europa Central e África Oriental. O devastations e os crimes dos árabes lhe fez mal no coração. "Nós contados", diz ele, "vinte aldeias queimadas e milhares de canoas evasivas." Entre os fumantes ruínas de uma dessas aldeias, um homem chamado para fora, "Nós temos nada, nada! Nossas casas são queimados, nossas plantações sejam destruídas, e nossas mulheres e crianças, foram levados em escravidão."
Havia as tristezas da ansiedade. Grenfell a vida estava em perigo inúmeras vezes e ele admitiu que era um pesado para manter uma estirpe da aguardente até quando desastre constante-ameaçado. No final de uma das suas viagens ele escreve: Graças a Deus estamos de volta com segurança. Poderia ter sido de outra forma, já que temos deparado perigos não poucos. Mas os ventos que às vezes eram simplesmente fantástico, e as rochas, que bateu três furos no vapor quando estávamos fugindo canibais, não tenham naufragado nós. Fomos atacados por cerca de vinte nativos diferentes tempos; temos sido apedrejadas e atirou com a flechas, e têm sido a marca de spears mais do que podemos contar. Havia as dores de indignação. Grenfell foi tristemente desiludidos pela administração do Estado Livre do Congo pelos belgas. Conhecendo o caos ea barbárie do nativo regra, ele espera uma grande melhoria a partir da regra dos Belgas e assistiu-los de muitas formas, nomeadamente através da publicação em 1891 como um capitólio Comissário para liquidar a fronteira sul do Estado. Mesmo antes deste, no entanto, que ele tinha começado a ter sérias reservas, como viu o belga polvo apertar-se no Congo e no King Leopold enunciou o monstruoso, doutrina que esta vasta região e seus habitantes eram seus bens pessoais. Sua desilusão que correspondia ao dos africanos, que na primeira foram charmed para descobrir o valor da borracha e de matérias-primas que lhes permitam comprar brilhante berloques e pano em que seus corações foram fixados. Antes do longa, no entanto, com espíritos esmagados pelo trabalho forçado, flagelações, prisões, assassinatos e mutilações, que gritava em desespero amargo, "Borracha é a morte!" Quando, pois, em 1890, as autoridades belgas commandeered da Paz para promover os seus próprios esquemas, Grenfell fez tal eficaz protesto na Inglaterra que o navio foi restaurado e os belgas Rei oferecido a ele em uma entrevista pessoal em Bruxelas a insígnia de "Chevalier de a Ordem de Leopoldo ". Razoavelmente humor, Grenfell descreveu-se como sentimento ", como porta com um latão batedor". Foi uma tristeza pungente dos seus últimos anos a observar que, enquanto King Leopold foi hipocritamente professar a conceder milhares de esforços filantrópicos para a elevação da África Central, ele foi, na realidade, enviando os seus myrmidons sobre o Congo com ordens para fazer o povo produzir mais borracha e foi encher o seu pessoal cofres com milhões Africano saturadas com sangue. Os belgas também dificultado ele em seus esforços para estabelecer missão estações todo o caminho em toda a África Central. Por paciente persistência, no entanto, ele conseguiu criar estações mais longe e mais longe, ao longo do curso do Congo, mesmo no que diz respeito Yakusu e Yalemba. Grenfell estava indignado com o tratamento preferencial dispensado os católicos e os católicos que, em vez de procurar o intocado o deus pã de massas, fez um especial ponto de estabelecer uma missão rival onde ele estabeleceu uma estação e procurado por vários dispositivos de subverter o seu converte. Somada a outras dores eram as dores da morte. África já era conhecido como o White Man's Grave. A portagem de vida foi maior missionário no Congo, que foi chamado de "o atalho para o céu." Em 1883-84 sete colegas acabado de Grenfell do seu curso depois de apenas alguns meses de serviço. Em 1885 morreram quatro homens, em três meses, e em 1887 seis missionários baixou em cinco meses. Nos outros anos também houve perdas angustiantes. Algumas pessoas na casa base considerou que a perda na vida era demasiado grande e que o Congo Missão deveria ser abandonado ou pelo menos abreviados. Grenfell Mas foi de um espírito diferente. Em 1888, ele escreveu para a sociedade: "Nós não podemos continuar como estamos. Trata-se quer avançar ou recuar. Mas se ela for retirada, você não deve contar comigo. Eu não será parte na mesma, e você terá fazer sem mim. " As dores da morte chegou ainda mais perto e quase esmagado ele. Ele teve sua primeira esposa enterrados no Camarões, e foi muito triste para enterrar seus quatro dos seus filhos sobre o Congo. Estas sepulturas eram como marcos importantes ao longo do rio como ele empurrados mais distante e mais distante interior. Seu túmulo foi destinado para ser o mais distante de todos.
Grenfell do último ano foram escurecidas pelo dores da doença, mas gladdened pela doce alegria da colheita. Em 1902 ele escreve sobre o trabalho em Bolobo: "Nossos serviços estão lotados, uma vez que nunca foram antes. Espírito de Deus é manifestamente trabalho." Nas suas viagens para cima e para baixo do rio, viu muitas evidências de mudança feliz. Poison ordeals, enterro assassinatos e outras práticas aberrantes foram diminuindo e "a luz da vida" estava a começar a despertar em muitos corações escuro. Relativamente a um lugar que ele afirma, Apenas vinte anos decorridos desde que tenham desembarcado pela primeira vez ao pé do precipício e este foi conduzido ao nível do ponto de nativos lanças. A recepção desta vez foi muito diferente. O professor e uma pequena multidão de crianças em idade escolar se situava na praia para saudar-nos.
Em 1905, diz ele de um outro local:
Foi aqui que, vinte e um anos atrás, que primeiro entrou em vista da queima das grandes aldeias árabes slave-raid de 1884. Desta vez, como nós estávamos procurando por uma boa campismo lugar, de repente ouvi entorar 'Todos os granizo o Poder ", a bordo de um dos grandes canoas de pesca escondido entre as canas, de modo a que não tinha observado isso. Que uma bem-vinda gloriosa! Cujo coração não seria deslocado para o ouvir "Crown Ele Senhor de Todos" sob tais circunstâncias? Eu achava pouco para viver para ver uma mudança tão abençoado, e meu coração passou diante de elogios. Ele acreditava que o amor, que é a essência do cristianismo, e que deve encontrar expressão em [abnegada] serviço. Ele estabeleceu uma imprensa, ensinou fazer tijolo, tratados os doentes, empenhados na tradução, e essas distinguir serviços prestados em exploração e cartografia que a Royal Geographical Society adjudicados lhe uma medalha de ouro em 1886. Ele foi a primeira pessoa a vapor até o Congo e para explorar muitos dos seus afluentes.
Em uma carta a um amigo, ele escreveu:
João 3:16 Eu sei o que é bom o suficiente exploração do solo para a minha âncora ... Nosso cristianismo é muito uma questão de palavras, e muito pouco uma questão de obras. Podemos pensar que eram obras do demônio pela assiduidade com que a grande proporção de membros da igreja manter clara das mesmas. Logo após a abertura de uma nova estação de Yalemba, perto de Stanley Falls, ele adoeceu de haematuric febre. Seus nativos meninos, que ele carinhosamente chamado Tata ou Pai, suavemente o levou a bordo da Paz e vapor para Bapoto. Ele rapidamente cresceu mais fraco e sua alma afastou 1. De julho de 1906. Suas últimas palavras foram, "Jesus é meu." Um dos meninos nativos, Balsuti, conclui a conta do enterro com estas belas palavras: "Então, cantou outro hino. Última de tudo o que fechou o túmulo. E assim a morte de Tata acabado." Nas palavras de: Hawker ", bem escrito, O Balsuti:« A morte de Tata acabado ', mas não a vida! " Quando Jesus se refere a John the Baptist como "um ardor e uma brilhante luz," Ele estava a pensar de uma vela, que deve pagar um preço muito alto para brilhar. Quanto custa uma vela para fornecer a luz? Custa a sua própria existência! O custo é tudo! Mesmo assim, a ter a luz do evangelho para salvar o escuro Congo custo Grenfell e os primeiros missionários tudo. Quem vai pagar esse preço?

Usado com permissão. Gigantes da Missionária Trail foi originalmente publicado pela Imprensa Escritura, Livro Divisão, [1954].