David Livingstone
por Galen B. Royer

Nascido em Blantyre, Escócia, 19 de março de 1813.
Faleceu em Ilala, África, 1 de maio de 1873.
1. Pais. Niel Livingstone, cujos ancestrais vieram de Ulfa Island, Staffa do grupo da Grã-Bretanha, primeiro como um alfaiate e, em seguida, como um chá comerciante, fez um moderado que vivem em Blantyre. Temperamento irritadiço, quente e macio coração, profundo e nobre condenações, um grande leitor de bons livros, um membro da Igreja Congregacional; família culto de manhã e à noite, presença regular na igreja e estrita observância do sábado, foram marcadas características de sua vida ea casa. Sua esposa, Agnes Hunter, a quem ele era casado, em 1810, compartilhou plenamente nos elevados ideais de seu marido. Para eles nasceram cinco filhos e duas filhas, dois filhos morrem na infância.
2. Início da vida. David, o segundo filho, nasceu em 19 de março de 1813. Desde a infância apresentava invulgar amor pela natureza, e através de grande perseverança, que sempre caracterizou a sua vida, ganhou prêmios e destacou o seu playmates de muitas maneiras. Em dez fez a sua própria vida nas fábricas de algodão, enquanto suas despesas noites em escola noturna. Através da leitura Dick's "Filosofia do Futuro Estado" ele foi levado a confessar Cristo, a vida de Henry Martyn, primeiro missionário a Mohammedans moderna, e Charles Gutslaff, médico missionário para a China, fixa a sua vida efeito. "É meu desejo de mostrar o meu apego à causa da Quem morreu por mim por dedicar minha vida ao Seu serviço." O contato com Robert Moffat, missionário pioneiro na África, Livingstone solicitado para oferecer seus serviços a este campo necessitados. Ordenado como um missionário na Albion Chapel Street, Londres, em 8 de novembro de 1840, apenas uma noite de visitar uma casa e que toda a noite da conferência sobre missões, fechado na parte da manhã por David leitura Salmos 121 e 135 famílias em adoração, e esse futuro missionário e explorador foi andando em direção ao Glasgow, em seu caminho para a África. Ele estava acompanhado por seu pai para Broomiclaw, onde parted, nunca para responder novamente.
3. Primeiras experiências na África. Em 8 de dezembro de 1840, Livingstone navegou para a África. Indo por Algoa Bay Cape Town e ele foi logo no interior onde Moffat estava no trabalho no Bechuana território. No caminho de lá ele foi incensed ao tratamento cruel dos indígenas pelos europeus. Confundindo livremente entre eles, curar suas doenças, desarmar suas hostilidades interessante por eles em algo incomum, ele logo chegou à conclusão de que um nobre e verdadeiro coração era um melhor motor para superar nativos cru e directo do que o abuso outrora lhes concedemos. Seu intenso desejo de que todos os índios deveriam ter uma oportunidade para abraçar cristianismo, e sua preferência de trabalho decidiu que nenhum homem branco tinha trabalhado, levou-o a localizar a Mabotsa, no norte do interior. Esta localidade foi infestado por leões, e um dia um dos nativos que tinham ferido nasceu fora dos arbustos, apreendidas Livingstone no ombro, rasgou sua carne e quebrou o braço dele. Já depois que ele não podia levantar sua arma para disparar sem grande dor.
4. Casamento. Em 1844 ele foi unido em casamento com Mary Moffat, filha mais velha de Robert e Mary Moffat. Para eles seis crianças nasceram, um morrer na infância. Poucos jovens gozam convivência melhor do que um presente, mas, por razões de África, privou-se mutuamente de associação uma grande parte de suas vidas. Unfriendly irreflectida e observações sobre sua separação lhes causou muita mágoa.
5. Primeira Explorations. Em 1845 mudou-se para Chonuane o Livingstones e, posteriormente, Kolebeng, onde Sechele, o chefe das tribos, se tornou sua primeira conversão. Estes movimentos eram apenas os primeiros passos desta ousadia de vida do homem. Cada letra casa terminou com as palavras, "Quem é que vai penetrar no coração da África?" Ele sickened no coração, quando ele ouviu falar de bem-alimentados cristãos engajados nos cabelos em casa-divisão debates sobre temas doutrinários quando milhões de pessoas morriam sem o Evangelho onde ele estava. Até que enfim ele começou uma turnê, passou deserto Kalahari, onde durante dias sem água pode ser encontrado, e superar as dificuldades quase insuperáveis, descoberta Lago 'Ngami. O chefe, Sevituane, congratulou-se com ele, mas por conta das condições insalubres, assim, o país encontrou a não ser adequada para uma missão estação.
6. Abnegação e Perdas. Livingstone concebeu a ideia de que, se uma forma, foram abertos a partir do interior ao litoral, o cristianismo, civilização e de comércio seria circular livremente ignorante a estas pessoas. Mas a empresa envolvida temerosa dificuldades e muito auto-negação. Foi sobre este tempo que ele escreveu, "eu não dá valor sobre qualquer coisa eu tenho ou possuir, salvo em relação ao reino de Cristo." Tendo a esposa e os filhos a Cidade do Cabo, onde entre muitas lágrimas e lutas coração viu eles navegam para a Inglaterra em 23 de abril de 1852, ele colocou seu rosto a este novo objectivo. Mas ele encontrou muitos obstáculos. Boers O holandês, que tinha roubado os nativos e submetidos à escravidão pior, opuseram seus esforços para a extensão da destruição de sua casa e levar embora o seu uso doméstico. Destemido, porém, por qualquer oposição, explorando as regiões ao redor preparatório para a maior tarefa de chegar à costa, pregação, ensino e cura, - fazer anotações e observações de um geográfica e natureza científica e transmissão do mesmo para a Inglaterra, -- assim, ele procurou fazer a vontade do Pai como ele escreveu: "Quanto a mim, estou determinado a abertura do África ou perecer."
7. Os horrores do Interior. Sobre o meio de 1853 Livingstone chegou Linyanti, sobre a Zambesi. Aqui Chefe Sekeletu lhe rendeu todos os auxílios que ele tinha para a viagem, o missionário e explorador, com poucas presas, café, pedras, etc, e acompanhado com vinte e sete Barotse homens e alguns bois, jogou-se no coração de África em 11 de novembro de 1853, e após sete meses de enorme dificuldade, chegou a São Paulo de Loanda, na costa oeste. Durante a viagem ele tinha trinta e um ataque de febre intermitente, para o seu próximo estas foram acompanhadas por disenteria dos mais doloroso tipo. Muitas vezes ele foi arruinado de alimentos e, especialmente, do tipo necessário para a sua condição. Os horrores da poligamia, incesto e canibalismo foram terríveis. A crueldade da escravidão, visto em famílias divididas, gangues algemado, corpos dos que pereceram de indescritível brutalidades, deitado de lado ou seus esqueletos pendurados em árvores, enquanto outros estavam flutuando no rio até à noite que interferia com as pás do o seu barco, - tais manifestações do infame tráfico de escravos constantemente chamou poderosamente sobre o concurso coração nobre da missionária.
8. Um heróico Retorno. Em São Paulo de Loanda, porque ninguém esperava ele chegar, não houve mail. Um barco ofereceu-lhe passagem para a Inglaterra, mas ainda necessitam de descansar e recuperar a saúde dele, ele começou para o interior com os seus homens depois de um breve descanso, porque ele havia prometido para devolvê-las ao seu chefe, Sekeletu. Quando a notícia de que ele estava vivo chegou a Inglaterra, espanto e admiração preenchido as mentes das pessoas. The Royal Geographical Society adjudicado-lhe a mais alta honra, uma medalha de ouro.
9. Novas Descobertas. Uma viagem de duas mil milhas Livingstone como era antes de ele começou a sua viagem de regresso à costa oeste a leste, em 24 de setembro de 1854. Muitos hostis tribos tinham de ser respeitadas e tratadas tacto; muitos perigos foram encontrados no caminho. Após chegar a Linyanti em 11 de setembro de 1855, ele desceu o rio e Zambesi descobriu a famosa, linda Victoria Falls e duas elevações longitudinal em que os europeus poderiam viver livre de febre e da mosca. Seu mapa e observações foram de maior valor para a Royal Geographical Society. Em 20 de maio de 1856, ele chegou Quilimane, na costa leste e, assim, um território nunca antes cobertas atravessado por um homem branco.
10. Home Primeira visita. Depois de dezesseis anos de ausência Livingstone fez sua primeira visita a Inglaterra, chegando 9 de dezembro de 1856. Tivesse ele subiu da sepultura ele não poderia ter sido olhado com mais interesse ou carregado com mais honras. Sociedades, faculdades e outros vied uns com os outros em fazer-lhe homenagem. Sra. Livingstone, que tinha ouvido a unfriendly crítica sobre sua separação e prolongada do marido explorar em vez de fazer regularmente trabalho missionário, e que tinham sofrido a longo, solitário meses de espera, se a seu lado por toda esta torrente de honra. Lord Shaftesbury, em uma ocasião "pagou seu tributo a igualdade com o seu marido e de toda a Inglaterra disse" Amém "."
11. Resultados na Inglaterra. Enquanto em casa, Livingstone escreveu seu primeiro livro, "Missionary Travels," um grande sucesso em vendas e despertar interesse em África. Nesta visita uma questão muito séria, que havia absorvido a atenção de todos os interessados, foi resolvido. Sociedade Missionária de Londres que ele fora enviado senti que não era direito de utilizar o seu tempo em explorar o país. Livingstone teve uma forte convicção de que "o fim da exploração é o início da empresa." Por último, porque tantos olhado seu trabalho como missionário não, ele retirou-se da Junta e engajada com a Royal Geographical Society e saiu como a Rainha do cônsul.
12. Extensa Explorations. Em 10 de março de 1858, o Dr. e Sra. Livingstone, com seu filho Oswell, navegaram a partir de Inglaterra. Na Cidade do Cabo Sra. Livingstone tornou-se tão mal que ela tinha de se manter por trás, e não voltar marido até vários anos depois. Ele explorou a foz do Zambesi, fez três viagens sobre o rio Shire e finalmente descobriu Lago Nyassa. Em 1860 ele visitou o seu velho amigo, Sekeletu, em 1861 ele explorou o rio Rovuma e assistido no estabelecimento das Universidades Missão. Através de todos estes anos, ele foi cria sites de missões, pregando o Evangelho, curar os enfermos, e contribuindo religiosos e artigos de periódicos científicos na Inglaterra. Suas contas das atrocidades do escravo de comércio agitado todo o mundo.
13. Sra. Livingstone Dies. Depois de passar um ano no Cabo, a Sra. Livingstone retornou à Inglaterra e colocou seus filhos na escola. Em 1862 ingressou seu marido na África, mas não estava com ele durante três meses, quando, a partir das margens do Shire, ela passou a ser com o seu Senhor. Em todas as dificuldades da vida e ensaios nada diante chamado palavras de nosso herói como estes, - "Pela primeira vez na minha vida que eu quero morrer."
14. Última Visita a Inglaterra. No ano seguinte, enquanto a explorar a região cerca de Lake Nyassa, ele foi convidado pelo governo casa. Voltou com o objetivo de expor o escravo de comércio e de obter meios para abrir uma missão ao norte do território Português. Seu novo livro, "O Zambesi e seus afluentes", que vendeu 4.800 cópias da noite foi o primeiro no mercado, despertou grande interesse na África e Agita-se uma grande indignação contra o Português por causa de suas revelações de seu tratamento dos nativos. Enquanto em casa, Livingstone com sua mãe e seus filhos com idades compreendidas, salvo uma, tiveram uma reunião familiar. Robert, um dos ausentes, tinham ido primeiro para a África para encontrar seu pai. Se não, ele rumou para a América, alistado no exército federal, foi ferido, feito prisioneiro, morreu em um hospital, e foi enterrado no Cemitério Nacional em Gettysburg. Assim, enquanto o pai estava a dar sua vida pela liberdade do homem negro na África, o filho deu sua vida pela liberdade da mesma raça na América. Livingstone recusou a voltar à África na direção da Royal Geographical Society simplesmente determinar a bacia hidrográfica do continente, embora cada incentivo oferecido foi ele, e para realizar esta teria sido a coroação da sua realização explorações. Para pregar, curar e ajudar o Africano, e não dar o seu missionário fins, ainda era o impulsor motivo de todos os seus esforços.
15. Inverte. Seus equipamentos no seu regresso a África por meio de Bombaim não foi tão boa como deveria ter sido. Muitos inverte o conheci. Sua socorredores provado de pouca ajuda e alguns de seu povo foram mal comportado, e teve de ser rejeitado; velhas cenas sobre Lago Nyassa assombrado ele e decepcionado predaram esperanças em sua mente, a desumana crueldade do tráfico de escravos foi um pesadelo constante para ele. Por um tempo, ele virou a sua atenção para a bacia hidrográfica pergunta, mas encontrou muitas dificuldades. Foi nesta altura que Musa, com alguns seguidores, e comunicou-lhe legar o explorador morto. Apesar de tudo isso ele pressionado frente. Sua medicina peito, tão essencial para ele, desapareceram, ele chegou Lago Tanganica; descobriu Lago Moero; depois Lago Bangweolo; sofrido muito de doença, e voltou para Ujiji para encontrar todos os seus bens foram.
16. Com efeito dificuldades. Os próximos dois anos, julho de 1869, a outubro de 1871, foram gastos em uma viagem de Ujiji até o rio Lealaba e de regresso, e foram, talvez, o ano mais triste de sua vida. Ele viram os cerca de mil aldeias Moffat o que disse, e que causou-lhe a dar a vida para a África. Ele, ele próprio, pregava a milhares e dezenas de milhares de nativos. Mas ele falhou a sua força em 1871. Pés doloridos de úlceras; dentes cair através doença; cansados do corpo e da doença de coração, ele leigos em sua cabana para oitenta dias, saudades de casa, agora fora do seu alcance. Seu único conforto e ajudar a Bíblia era a sua, que ele leia através de quatro vezes durante este período e, após a flyleaf de que ele escreveu estas palavras significativas: "Não letras para três anos. Tenho uma ferida ânsia de terminar e ir para casa, se Deus quer. " Suprimentos e as cartas foram enviadas, mas foram interceptados pelo Português. The Royal Geographical Society tinha enviado a uma busca, mas não encontrei.
17. O Descobridor Descoberto. Só neste momento de mistério sobre o paradeiro Livingstone, James Gordon Bennett, do New York Herald, enviadas Henry M. Stanley para localizar o explorador "a qualquer custo." Quase foi maravilhoso Stanley's esforço. Uma vez que ele escreveu, "Nenhum homem vivo deve interromper-me. Só a morte pode impedir-me, mas a morte, - nem mesmo essa. Não vou morrer, não vou morrer, eu não posso morrer. Algo me diz que irei encontrá-lo. E eu escrevo-la maior, encontrá-lo, encontrá-lo. "Na última depois que ele conheceu Susi marchas forçadas, que vieram para atender Stanley e, em seguida, em breve, o próprio explorador. "Dr. Livingstone, eu presumo?" Stanley disse, como ele levantou seu chapéu. "Sim", respondeu o pálido, cansado, cinzento-haired missionário. "Agradeço a meu Deus eu sou autorizada a vê-lo", disse Stanley, e para este veio a resposta, "Eu me sinto agradecida que eu estou aqui para recebê-lo."
18. Enlevo. Foi um feliz dia para Livingstone. Cartas e suprimentos foram abundantes e apreciado. Ele esqueceu o ailments e ficou cheio de alegria nesta Bom Samaritano agir. Juntos, os homens passaram quatro meses explorando Lago Tanganyika. Stanley se tornou um herói adorador do seu companheiro. Uma vez que ele escreveu, "Eu desafio qualquer homem a encontrar uma falha em seu caráter ... O segredo é que a sua religião é uma constante, fervorosa e sincera prática".
19. "Avançar." Uma vez em sua vida precoce Livingstone disse, "Anywhere, providenciando-se em frente." Assim ele foi impulsionado mesmo na velhice. Pois, em vez de regressar com Stanley, assim como ele poderia ter feito e foi convidada a fazer, ele fez nova solução para localizar as bacias hidrográficas, garantidos novos homens e pressionado para o interior. Em 19 de março de 1872, quando cinqüenta e nove anos, ele escreveu: "Meu aniversário! Meu Jesus, meu rei, minha vida, meu tudo. Eu dedico todo o meu auto novamente a Ti". Mas o cinzento-haired, footsore explorador e missionário desta vez fomos para a frente inchada rios e pântanos horrendo, todos os dias do mar que está sendo marcada com disenteria e mais excruciante dores. Em cada lugar conveniente que ele teria sua transportadoras parar e deixá-lo descansar. 29 abr foi seu último dia de viagem. Ele tinha chegado à aldeia de Chitambo, em Ilala, no Lago Bangweolo. Aqui, doente até a morte, ele fez as suas observações, cuidadosamente trazidos seu diário até à data, chamou mapas e deu ordens. Como foi o espírito heróico nele até a última!
20. Victory. Ele repousava calmamente sobre o 30 º, mas em quatro, na manhã de Maio de 1,1873, o menino que dormia na porta da acordado Livingstone, viram o seu mestre, e temendo a morte, chamada Susi. "Ao queimar a vela ainda que o vi, nem na cama, mas ajoelhada à beira do leito, com a cabeça enterrada em suas mãos sobre o travesseiro. A triste, mas não inesperado verdade logo se tornaram evidentes, ele tinha faleceu no mais das todas as suas viagens, e sem um único tratador. Mas ele tinha morrido no ato da oração, - oração propostos nessa atitude reverente sobre a qual ele era sempre tão particular; elogiar seu próprio espírito, com todos os seus queridos, dado que ele estava acostumado , nas mãos do seu Salvador e elogiar África, o seu próprio querida África, com todas as suas desgraças e os pecados e erros, com o vingador dos oprimidos e dos Redentor dos perdidos. " Palavras não podem nunca fazer justiça ao nobre claro que seus fiéis servos, liderada pelo Susi, agora tomou. São retirados do coração a partir do corpo de seu líder morto e enterrado-lo sob uma árvore perto de onde ele morreu. Eles secas do corpo ao sol, é amarrado a um poste e após nove meses de março atingiu a costa e é enviado para a Inglaterra. Em 18 de abril de 1874, os restos mortais foram estabelecidas para descansar, em meio maiores honras, em Westminster Abbey, em Londres.
21. Alguns resultados. A notícia da morte de Livingstone acelerado o pulso-batida do mundo, e despertaram muitos milhares de aceitar a sua interpretação de seus próprios esforços ", o fim da exploração é o início da empresa." África se tornou ao mesmo tempo favoreceu o campo missionário para empresa de quase todos os denominação. Estado Livre do Congo, através dos esforços de Stanley, e ao qual Livingstone's manto caiu, foi acordado por centenas de chefes indígenas, e as "grandes potências em Berlim, emoldurada e ratificou uma constituição para o Estado Livre, a realização de quase todos os princípios para o qual Livingstone tinha sustentou. "
Cronologia dos acontecimentos em Livingstone's Life
1813 Nascido em Blantyre, em Lanarkshire, na Escócia, 19 de março.
1833 Real conversão ocorreu em sua vida.
1836 Digitado escolar em Glasgow.
1838 Aprovado pela London Missionary Society, set.
1840 Ordenado missionário na Capela São Albion, 20 nov.
Navegou no HM Navio "George" para África, 8 dez.
1841 Chegou a Kuruman, 31 jul.
1842 Extensão da turnê Bechuana país começou 10 fev.
1843 Localizada na Mabotsa, ago.
1844 Casamento de Maria de Moffat Kuruman.
1846 Localizada na Chonuane com Chefe Sechele.
1847 Transferido para o Kolobeng.
1848 Sechele, primeiro converter, batizados, 1 º de outubro.
1849 Lago 'Ngami descoberto, 1 ago.
1850 Royal Geographical Society adjudicado doação régia, 25 Guinés.
1851 Descoberto Zambesi superior a 3. Ago.
1852 Sra. Livingstone e quatro crianças navegaram a partir de Cidade do Cabo 23. Abr.
1853 Jornada de Linyanti a costa oeste, 11. Novembro a 31 de maio de 1854.
1854 Francês Geographical Society adjudicado medalha de prata;
Universidade de Glasgow conferido grau LL.D.;
Viagem de volta à costa oeste Linyanti, 24 de Setembro a 11 de setembro de 1855.
1855 Jornada de Linyanti para Quilimane na costa leste, 3 nov a 20 de maio de 1856;
Royal Geographical Society adjudicado Patrono da medalha de ouro.
1856 Chegou em Londres, a primeira visita casa, 9 dez..
1857 Liberdade das cidades de Londres, Glasgow, Edimburgo, Dundee e muitas outras cidades; Contravalores Estado americano de Geografia e Estatística Society, Nova Iorque; Royal Geographical Society, Londres; Sociedade Geográfica de Paris; KK Geographical Society de Viena; Membro honorário da Faculdade e Médicos de Glasgow; Grau da DCL pela Universidade de Oxford; eleito FHS; nomeado Comandante da Zambesi Expedition e Her Majesty's Cônsul em tette, Quilimane, Senna
1858 Devolvido com a Sra. Livingstone a África, 10 mar.
1859 Rio Shire Lago Nyassa exploradas e descobertas, 16 de setembro.
1862 Sra. Livingstone morreram no Shupanga, 27 abr;
Exploraram o Yovuma rio.
1864 Chegados em Bombaim, 13 de junho; Londres, 23 jul.
1866 Chegou a Zanzibar, 28 jan.
1867 Descoberto lago Tanganica abril.
1868 Descoberto lago Bangweolo, 18 jul.
1869 Chegou a Ujiji, 14 de março.
1871 Atingido Nyangwe, Março 29, retornou ao Ujiji um "esqueleto vivo", 23 out..
Henry M. Stanley encontrei out 28.
1872 Medalha de ouro pelo italiano Geographical Society.
1873 Faleceu em sua tenda na Ilala, 1 º de Maio.
1874 Corpo enterrado com honras em Westminster Abbey, London, 18 abr.

Copiado por Stephen Ross para WholesomeWords.org cristã de heroísmo em Heathen Terras por Galen B. Royer. Elgin, Ill.: Irmãos Publishing House, 1915.