Adoniram Judson: Pai de Batista Missionários
por Fred Barlow

Americano Batista missionária, lexicógrafo e tradutor Bíblia para a Birmânia. Nascido em Massachusetts em 1788. Ajudou a formar a União Missionária Batista Americana. Em 1834 completou uma tradução de toda a Bíblia na língua birmanesa. Durante a guerra anglo-birmanesa, passou vinte e um meses de prisão. A partir de 1845-1847, após trinta e quatro anos na Birmânia, ele teve sua licença apenas para a sua terra natal. Voltando para a Birmânia, ele passou sua restantes anos trabalhando em seu dicionário Inglês-birmanês. Ele morreu em 1850 e foi enterrado no mar. Por qualquer medida que você medir o homem Judson - a medição é sempre o mesmo - ele era um grande homem! Mentais -, ele era gigantesco. Ele lida com a idade de três anos, tomou navegação em dez lições, estudou teologia como uma criança, entrou Providence College (agora Brown University) em dezessete - apesar do fato de ele passou um ano de sua juventude fora da escola na doença - e ele foi uma "verdadeira biblioteca." Além disso, ele domina o idioma birmanês (possivelmente o mais difícil a aquisição de linguagem, excetuando chinês), escrita e conversação-lo com a familiaridade de um nativas e cultivadas a elegância de um sábio, e ele também traduziu a Bíblia em birmanês. Seus biógrafos acreditam que a sua tradução foi "sem dúvida, sua maior contribuição para as pessoas entre os quais ele escolheu ... para gastar e ser gasto para o amor de Cristo." Espiritualmente - foi superlativo. Apesar do fato de seu pai era um pregador Congregacional, e apesar de sua mãe "lágrimas e articulados", Judson não foi guardada até que ele foi de 20 anos de idade. Ele tinha-se tornado um deísta confirmou - em grande parte devido à influência de uma brilhante descrente na faculdade que fixados para ganhar Judson deistic a sua fé, e conseguiu. Mas, inacreditavelmente, Judson da conversão a Cristo foi devido, em grande medida para o mesmo deísta. Após a formatura Judson esquerda para casa para se tornar uma sede por viagens. Uma noite em uma pousada país foi o quarto adjacente à sala de um moribundo. O gemia e gemidos de que o homem através da longa noite sem sono Judson permitida. Seus pensamentos lhe incomodado. Toda a noite perguntas agredida sua alma: "Era o homem morrendo preparado para morrer?" "Sempre que ele iria passar a eternidade?" "Era um cristão, calma e forte, na esperança de vida no céu?" "Ou ele era um pecador shuddering no escuro beira da parte inferior da região?" Judson chided constantemente para si mesmo entertaining tais pensamentos contrários à sua filosofia de vida além-túmulo, e pensou como seria seu brilhante amigo colégio reprovarão se ele aprendeu destas preocupações infantis. Mas na manhã seguinte, quando perguntou Judson do titular quanto à identidade do homem morto, ele estava chocado com a declaração mais surpreendente que ele nunca tinha ouvido: "Ele foi um brilhante jovem de Providence College. E era o nome dele."
E foi o incrédulo que tinham destruído Judson da fé. "Agora que ele estava morto - e foi perdido! Foi perdido! Foi perdido! Lost! Lost!" Estas palavras correram através de seu cérebro, tocou em suas orelhas, roared em sua alma - "foi perdido! Lost! Lost! Há Judson e então percebeu que ele estava perdido, também! Ele terminou a sua viagem, voltou para casa, entrou Andover Theological Seminary e em breve "procuraram Deus para o perdão de sua alma", foi salva e dedicou sua vida a serviço do Mestre! Sua conversão não só salvou sua alma, ele quebrou seus sonhos de glória e de honra para ele. Seu objetivo se tornou uma pressionando a "planear a sua vida para agradar o seu Senhor." Em 1809, o mesmo ano ele participou do Congregacional igreja, ele tornou-se sobrecarregados de se tornar um missionário. Ele encontrou alguns amigos do Williams College com o mesmo peso e, muitas vezes, encontrou-se com eles em um palheiro na faculdade motivos para rezar fervorosamente para a salvação dos pagãos e petição Deus para abrir as portas do ministério como missionários para eles. Esse local foi marcado como o berço das missões na América. Três anos mais tarde, 19 de fevereiro de 1812, o jovem Adoniram Judson, e sua noiva de sete dias, Ann Judson Haseltine, zarpar para a Índia, apoiada pela Câmara Americana primeira das Missões Estrangeiras. Mas nessa viagem, Judson, fazendo trabalhos de tradução, viu o ensino de imersão como o modo de batismo na Bíblia. Consciência e coragem, ele cortar o seu apoio ao abrigo do Congregacional bordo até uma Batista bordo poderia ser fundada para apoiá-lo! O Judsons foram rejeitadas entrada Índia para pregar o Evangelho aos hindus pela East India Company e depois de tentar muitas vezes, frustrações, medos e fracassos, que finalmente encontrou uma porta aberta em Rangum, Birmânia. Não houve um cristão sabe que em terra de milhões de pessoas. E não houve amigos nesse esbulhador-infestadas, idolatria-infectados, iniqüidade-cheia terra. Um bebé nasceu para aliviar a solidão do jovem casal, mas era para ser só para um período temporário. Oito meses mais tarde, Roger William Judson foi enterrada sob uma grande mangueira. A melancolia "tum-tum" do tambor morte para os milhares reclamado pela cólera, e os tiros e canhões batendo em casas com clubes de repelir demônios, atormentaram o sensível, espiritual das almas que o missionário jovem, também.
E não houve converte. Era para ser seis, longo, alma-esmagamento, coração-quebrando anos antes da data da primeira decisão por Cristo. Então, em 27 de junho de 1819, o primeiro batizado Judson Burman crente, Moung Nau. Judson jotted em seu diário: "Ah, pode também revelar-se o início de uma série de batismos na Burman império que deve continuar no sucesso ininterrupto até ao fim da idade." Conversos foram adicionadas lentamente - um segundo e, em seguida, três e, em seguida, seis, e aos dezoito anos. Mas veio oposição, também. Finalmente Judson foi preso como um espião Britânico - uma prisão de vinte e um meses. Judson foi condenado a morrer, mas, em resposta às preces a Deus e os incessantes apelos da esposa para funcionários (um dos mais emocional-embalados, alma-agitando histórias em evangelismo), Judson da vida foi poupada e finalmente intervenção britânica libertou-o de prisão. O trabalho progrediu evangelho poder e começou a abrir os olhos cegos, idolatria quebra-corações algemada e transformar o recém-teve converte em triunfante cristãos. Em 12 de abril de 1850, na idade de 62, Judson morreu. Exceto por alguns meses (quando ele retornou para a América após trinta e quatro anos de seu primeiro navegam), Judson tinha gasto trinta e oito anos na Birmânia. Embora ele tivesse esperou seis anos para sua primeira conversão, por vezes após a sua morte um inquérito governo registrados 210.000 cristãos, um em cada cinqüenta e oito Burmans! Era um cumprimento parcial e um monumento ao espírito e ministério do homem que, Ava, a capital, olhou para o templo do Buda e contestada, "Uma voz poderosos do que a minha, ainda uma pequena voz, será longo antes que varrem longe de qualquer vestígio teu domínio. As igrejas de Jesus Cristo em breve suplantar estas idólatras monumentos e os cânticos devotos de Buda irá evaporar antes de os cristãos da hinos de louvor. " Sim, um poderoso homem de fé, oração, a propósito, paciência e perseverança para o Filho de Deus e pelas almas, foi Adoniram Judson!

Copiado com permissão por Stephen Ross WholesomeWords.org para com a partir de perfis de Evangelismo por Fred Barlow, Espada do Senhor Publishers, © 1976.