EVANGELISMO PESSOAL

Como já temos visto, evangelizar é tarefa para todos os cristãos. Vimos também que evangelizar é compartilhar o Evangelho do Reino: a possibilidade do ser humano colocar-se debaixo do governo de Deus, através da vida, morte e ressurreição de Cristo. É bom lembrar que o objetivo do evangelismo é o DISCIPULADO. Ninguém melhor para nos ensinar sobre como evangelizar do que o próprio Senhor. Vamos estudar João 4 e aprender os princípios do evangelismo pessoal.
Aprendendo com Jesus os Princípios do Evangelismo Pessoal: Jesus nos deixou um maravilhoso exemplo de como evangelizar através do seu encontro com a mulher samaritana (João 4:1-29).
1º) IR ATÉ ELES (vs. 3 a 7)
O método que muitos crentes utilizam (e também Igrejas) é o de esperar que os não crentes venham até nós. Observe que Jesus não esperou que aquela samaritana fosse procurá-lo em Jerusalém, ou mesmo em Cafarnaum, na Galiléia. O texto bíblico conta que Ele foi até Sicar, junto a um poço aberto pelo patriarca Jacó, e que ficou ali descansando (acredito que Ele esperasse pela mulher) por volta do meio dia - o horário mais quente e menos provável de alguém “normal” buscar água no poço. Lembremos da Grande Comissão: “Ide” (Mt 28:19). Em Romanos 10:17, o apóstolo Paulo afirma: “A fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo”. Nos versos 14 e 15 ele raciocina logicamente: “Como pois invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram falar? e como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados?”. É óbvio que o primeiro passo para levar um pecador a Jesus é ir até ele com a palavra! Leia os seguintes textos e observe este passo no ministério de Jesus: Mt 9:23-26; Lc 5:30-31; 7:37-39; 11:37-39; 19:5-6.
2º) INTERESSAR-SE POR ELES (vs. 6 a 9)
Aprendemos com Jesus que temos que nos interessar pelos outros se quisermos que eles se interessem pelo que temos a falar. A narrativa bíblica nos mostra o interesse de Jesus em auxiliar a samaritana. O sentimento que nos leva ao interesse pela pessoa que não conhece o Evangelho é a compaixão. Na Parábola do Bom Samaritano, em Lucas 10:25-37, Jesus deixa claro aos seus discípulos que eles deveriam demonstrar compaixão para quem quer que precisasse de seu auxílio. Os Evangelhos relatam em diversas passagens a compaixão do Senhor, necessária para nos dispormos a levar as boas novas a alguém:
a) Em Mt 9:27, dois cegos clamar a Jesus: “Tem compaixão de nós, Filho de Davi!”;
b) Em Mt 9:35 e 36: “E percorria Jesus todas as cidades e aldeias, ensinando nas suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino, e curando toda sorte de enfermidades. Vendo ele as multidões, compadeceu-se delas, porque andavam desgarradas e errantes, como ovelhas que não têm pastor.”
c) Em Mt 14:14: “E ele, ao desembarcar, viu uma grande multidão; e compadecendo-se dela, curou os seus enfermos” (quando da 1a. multiplicação dos pães).
d) Em Mt 15: 30-32, Jesus demonstra sua compaixão na 2a. multiplicação dos pães: “Jesus chamou os seus discípulos e disse: tenho compaixão da multidão...” (v. 32).
e) Em Mt 20:30-34, Jesus sentiu compaixão pelos cegos: “E Jesus, movido de compaixão, tocou-lhes os olhos, e imediatamente recuperaram a vista, e o seguiram.” (v. 34).
f) Em Lc 7:11-14, Jesus compadeceu-se da viúva de Naim: “logo que o Senhor a viu, encheu-se de compaixão por ela, e disse-lhe: não chores.” (v. 13).
3º) DESPERTAR A CURIOSIDADE DELES (vs. 7 a 9)
Jesus fez um simples pedido à samaritana: dá-me de beber. Entretanto, este pedido causou uma reação na mulher: “como você, sendo um judeu, pede água para mim, samaritana?”. O fato de judeus e samaritanos serem inimigos provocou esta reação. Porém, Jesus era diferente e a mulher interessou-se em saber o por que. Se nós agirmos da mesma maneira que o mundo, não despertaremos a curiosidade de ninguém para o que temos a oferecer.
As diferenças que o mundo precisa enxergar em nós:
a) a nossa união, como Corpo de Cristo: Jo 17:21
b) as boas obras que glorifiquem a Deus: Mt 5:13-16
c) a vida irrepreensível de um legítimo filho de Deus: Fp 2:14 e 15
d) uma fé que subsista aos olhares mais atentos: II Reis 4:9, Dn 6:3 e 4
Uma boa técnica para despertar a curiosidade é a da PERGUNTA estratégica:
i) Se o seu coração parasse de bater agora, para onde iria sua alma?
ii) Se você morrese, sua alma chegasse à porta do céu e lá um anjo lhe perguntasse: “Por que deveria eu deixá-lo entrar no céu?”. O que você responderia?
iii) Você sabe quantas religiões existem no mundo? Já lhe informaram de que, na verdade, só existem duas?
4º) DAR A PALAVRA CERTA NO TEMPO OPORTUNO
Apesar do interesse e curiosidade demonstrados pela mulher samaritana, Jesus trabalhou com ela com calma. A mulher estava envolvida na atividade de retirar água do poço e Jesus levou-a a interessar-se pela água viva (v. 10). Jesus mostrou-lhe que conhecia fatos acerca da vida dela (vs. 16-18) e a samaritana pensou que ele fosse um profeta. A mulher queria saber onde deveria adorar a Deus: em Gerizim ou em Jerusalém (v. 20). Jesus ensinou-lhe que Deus procura quem o adore em espírito e em verdade (vs. 23 e 24). Foi neste ponto que a mulher lembrou-se da promessa do Messias e que Jesus revelou-se como o Salvador prometido (v. 25 e 26).
O segredo para apresentar a PALAVRA CERTA no tempo oportuno é o trabalho na dependência do ESPÍRITO SANTO. Já vimos no “módulo 1” acerca da obra que o Espírito Santo faz, nos capacitando com poder, autoridade e sabedoria para evangelizar (Atos 1:8, Mt 10:19 e 20).
Para cada tipo de pessoa há uma maneira melhor de apresentar o Evangelho:
a) a pescadores: “Eu vos farei pescadores de homens” (Mt 4:19).
b) a pessoas acostumadas à vida agrícola: o semeador (Mt 13:1), o joio e o trigo (Mt 13:24), os lavradores maus (Mt 21:33).
c) a apreciadores de esportes: I Co 9:24-27.
d) a conhecedores da vida pastoril: Jo 10:7ss
e) a familiarizados à rotina militar: Ef 6:10-17
5º) NÃO CONDENAR
Evangelizar não é se fazer juiz de alguém. O próprio Jesus não condenou a mulher samaritana - Ele falou do seu pecado, lembrando-lhe de seus cinco maridos. Ela mesma sentiu sua condenação. Em João 8:11, podemos observar a palavra que Jesus deu à mulher surpreendida em adultério: “Nem eu te condeno; vai-te e não peques mais”.
Condenar uma pessoa pelos seus maus feitos serve, muitas vezes, para fechar a porta de oportunidade para evangelizá-la. Lembremos que ser cristão é muito mais do que seguir regras como “não fumar” e “não beber”. Lembre-se que quem convence a pessoa de seu pecado, da justiça de Deus e do juízo é o próprio Espírito Santo de Deus! (Jo 16:8).
Autor: Paulo Rogério Petrizi - Adapatado pelo Pr. Robson Brito
1. PLANO DE SALVAÇÃO E RESPOSTAS ÀS OBJEÇÕES
1.1. – Plano de Salvação
(- Apresente-o com amor + oração (de toda a semana)!
- Não arengue, mesmo se provocado! Mesmo que você vença uma "discussão - brigona", provavelmente você terá perdido! (Só terá dado mau testemunho, ganho um inimigo, e fechado uma porta a si). 2Tim 2:24.
- Restrinja-se a Cristo e Seu plano! Rigorosamente. 1Cor 2:2; Rom 1:16.
- Evite objeções, adie objeções! Tanto quanto possível! Sempre insista pedindo ao evangelizado para permitir que primeiramente você apresente o Plano de Salvação, guardando qualquer pergunta que não seja sobre ele para outra ocasião. Mas, se for necessário, responda a uma só objeção e continue / repita todo o Plano de Salvação, explicando que só depois de crer para a salvação é que o evangelizado poderá paulatinamente compreender mais coisas. 1Co 2:14.
- Explique e enfatize tudo que está EM MAIÚSCULAS neste curso!
- Importante: peça para o próprio evangelizado ler os versos abaixo (não você). Faça-o ler ao menos os 10 versos negritados e sublinhados! Isa 55:11.
- A cada verso, sempre pergunte “O que a Palavra de Deus, não as religiões, DIZ, aqui?)
a) VOCÊ é AMADO (agape) por Deus Joã 3:l6; Rom 5:8;
b) Só Cristo pode pode lhe satisfazer Mat 11:28-30; Joã 4:14; 10:10;
c) Todo homem é PECADOR Rom 3:23; 3:10,12. Istoé gravíssimo!
d) Merece ETERNA separação de Deus, no inferno literal Rom 6:23; Joã 3:3,5. Terrível!
e) Cristo é o [único e total] caminho para a salvação. Joã l4:6; Ato 4:12; Rom 5:8.
f) Para ser salvo (Oh glória a Deus!) você só tem que:
- Arrepender-se Luc 13:3;
- Ansiar inverter a direção da vida Mat 18:3;
- Crer, CONFIAR totalmente no Verbo (Vivo e Escrito) Joã 3:18; 5:24; Ato l6:30-31;
- Convidar Apo 3:20;
- Receber, aceitar Joã l:12;
- naturalmente, você vai Confessar publicamente Rom l0:9-10; Mt l0:32-33.
(Sal126:1-3) Conte, simples e fielmente, 3 aspectos principais:
* O que eu era sem Cristo
(não detalhe/demore-se/orgulhe-se secretamente lCor 1:27);
* O que Cristo fez por mim
(como me mostrou Seu amor na cruz, como me alcançou, ...);
* O que Cristo está fazendo em mim
(como me mudou e me dá paz e segurança, mesmo nas lutas).
- Cuidado com as palavras, para o Diabo não poder usá-las Pro16:20- 24; Mat 10:16; Efé 4:29.
- Deus freqüentemente, nos dá oportunidades sem o Questionário, para testificarmos d'Ele (não
necessariamente sobre Sua salvação).
— Os dois crentes não façam fogo cruzado: normalmente um fale, e o outro acompanhe em silêncio
atento, orando (olhos abertos!), distraindo bebê, etc.
Princípio 1 – Tenha compaixão e responsabilidade pelos Perdidos
Princípio 2 – Vá até os que precisam de Cristo
Princípio 3 – Esteja aberto e disponível para ser liderado pelo Espírito Santo de Deus
Princípio 4 – Seja obediente a liderança de Deus
Princípio 5 – Seja cuidadoso e claro
Princípio 6 – Nós devemos nos adaptar às situações
Encontrando a “isca” certa
Uma mensagem simples
O poder de um testemunho pessoal
Direcionando questões difíceis
Para uma mulher que gastou sua vida tentando preencher seu vazio com relacionamentos mal sucedidos com homens, Jesus falou na mais profunda sede espiritual (veja João 4:5-29).
Para um homem de tremenda sabedoria, que era perito em teologia, Jesus disse em termos quase pueris sobre a necessidade de nascer de novo (veja João 3:1-21).
Para um solitário, sem amigos sobe na árvore para poder avistar Jesus no meio da multidão, Jesus ofereceu amizade, e chamou-o para ceiarem juntos (veja Lucas 19:1-10).
Para uma mulher pega cometendo adultério, Jesus falou de misericórdia (veja João 8:3-11).
Como Jesus, nós precisamos reconhecer as necessidades específicas das pessoas quando apresentamos o Evangelho. Deus está procurando por “atiradores de elite” responsáveis, e não “artilheiros ao acaso”.
O TESTEMUNHO PESSOAL
O propósito do testemunho pessoal é compartilhar a experiência pessoal de conversão. Em atos 22:1-16 e 26:9-23, o apóstolo Paulo conta a história de sua vida, registrando o que aconteceu antes de aceitar a Cristo durante e depois.
1. Como compartilhar o testemunho Pessoal:
A. Seja breve (máximo 2 ou 3 minutos). Lembre-se que o propósito do seu testemunho é ajudar a pessoa perdida a entender como você encontrou a Cristo.
B. Não pregue um sermão. O plano de salvação será compartilhado mais tarde.
C. Não use termos vazios, como por exemplo: "Eu assisti a uma campanha na igreja e fui à frente" Um incrédulo não entende o que quer dizer "assisti a uma Campanha", "fui à frente" ou "levantei a mão". É melhor dizer: "Numa noite, eu recebi a Cristo em meu coração" ou "Eu aceite a Cristo como o meu único Salvador e Mediador."
D. É bom que o testemunho seja escrito para que haja fixação.
E. O testemunho precisa ser concluído com as seguintes frases:
a. Agora eu tenho certeza da vida eterna.
b. Deixe-me explicar, pela Bíblia, como você pode ter certeza da vida eterna.
2. Testemunho
Para escrever o seu testemunho, as seguintes perguntas devem ser respondidas:
A. Como era minha vida antes de receber a Jesus? (Falar sobre religião, atitudes, estilo de vida
e pecados.)
B. Como eu percebi que precisava ter uma experiência com Cristo?
C. Onde e como eu aceitei a Cristo?
D. Como é minha vida desde que aceitei a Cristo?
Conclusão:
- Agora eu tenho certeza da vida eterna.
- Deixe-me explicar, pela Bíblia, como você também pode ter certeza da vida eterna.
Este plano de abordagem é o início do discipulado.
Verifique se o ambiente onde você está e o tempo disponível é propício para esta prática e depois mesmo em Espírito ore antes de começar sua abordagem.
Faça sua parte e creia que o Espírito fará a dele.
ESTUDO 2
Fale para a pessoa o seguinte...
1. Você foi criado por Deus!
"Deus é quem dá a todos vida, respiração e tudo mais. De um só homem criou todas as raças humanas para viverem na terra. Foi ele mesmo quem marcou os tempos e os lugares certos onde os povos deviam morar. Porque nEle vivemos, nos movemos e existimos" Atos. 17: 25-26,28
"Tu criaste cada parte do meu corpo; tu me formaste na barriga da minha mãe. Eu te louvo porque....tudo o que fazes é maravilhoso .... Tu me viste antes de eu ter nascido. Os dias que tinham sido criados para mim foram todos escritos no teu livro...." Salmo 139:13-14,16
Deixe isto claro para as pessoas, elas não sabem disto. Muitos pensam que vieram de uma simples evolução da espécie humana.
Isso revela.... o cuidado e amor de Deus por todos nós!
2. Você está separado de Deus!
"Todos pecaram e estão afastados da presença gloriosa de Deus." Romanos 3:23
"Todos nós éramos como ovelhas que se haviam perdido; cada um de nós seguia o seu próprio caminho." Isaías 53:6
"São os pecados de vocês que os separam do seu Deus, são as suas maldades que fazem que ele se esconda de vocês ." Isaías 59:2
As pessoas pensam que somente pelo fato de serem pessoas boas, elas naturalmente estão juntas de Deus, isso não é verdade, este é um ponto que precisa ficar muito claro em nossa abordagem pessoal.
3. Você é amado por Deus!
"Deus mostrou o seu amor por nós: ele mandou o seu único Filho ao mundo para termos vida por meio dele. E o amor é isto: não somos nós que temos amado Deus, mas foi ele que nos amou e mandou o seu filho para que, por meio dele, os nossos pecados fossem perdoados." 1 João 4:9-10
"Deus nos mostrou o quanto nos ama: quando ainda éramos pecadores, Cristo morreu por nós." Romanos 5:8
"Em Cristo não havia pecado. Mas Deus colocou sobre Cristo a culpa dos nossos pecados para que nós, em união com ele, tenhamos a vida santa que Deus quer." 2 Coríntios 5:21
As pessoas estão se sentindo sozinhas, abandonadas, culpadas, muitas estão arrebentadas. Lembre-se: todas as pessoas desejam ser amadas.
Fale do amor de Deus e demonstre pessoalmente este amor, através dos seus gestos, da sua maneira de falar e da sua vida.
4. Você pode conhecer a Deus!
"Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna." João 3:16
"A vida eterna é esta: que todos conheçam a ti, que és o único Deus verdadeiro; e conheçam também a Jesus Cristo, que enviaste ao mundo." João 17:3
"Procurem a ajuda de Deus enquanto podem acha-lo; orem ao Deus Eterno enquanto ele está perto....Mudem a sua maneira de viver e abandonem os seus maus pensamentos. Voltem para o Eterno, o nosso Deus, pois ele tem compaixão e perdoa completamente." Isaías 55:6-7
Para muitos este relacionamento é impossível, mais sabemos que através da bíblia e do nosso testemunho pessoal podemos provar o contrário.
Outros pensam que podem se relacionar com Deus através de coisas como cristais, incenso, imagens, etc...
Outros através da meditação, de músicas estilo "new age", etc...
Outros através de rituais religiosos.
O que você precisa deixar muito claro é que nosso relacionamento é por meio da fé em Jesus Cristo, tudo pela graça de Deus.
5. Como começar um relacionamento com Deus!
"Se confessarmos os nossos pecados a Deus, ele cumprirá a sua promessa e fará o que é justo: perdoará os nossos pecados e nos limpará de toda maldade." 1João 1:9
Este relacionamento com Deus, começa através do arrependimento, você precisa levar a pessoa ao arrependimento, esta atitude vai leva-lo à conversão, salvação e regeneração.
Lembre-se sem arrependimento e confissão de pecados não há salvação!
6. Leve-a a aceitar que somente Jesus pode levá-la a Deus.
"A salvação só pode ser conseguida por meio de Jesus. É por meio do nome dele e de ninguém mais no mundo que podemos ser salvos." Atos 4:12
"O próprio Cristo morreu por vocês. Uma vez por todas ele morreu pelos pecados; um homem bom pelos maus, para nos levar a Deus. Ele morreu no corpo, mas foi ressuscitado no espírito." 1 Pedro 3:18
"O próprio Cristo levou os nossos pecados no seu corpo sobre a cruz a fim de que morrêssemos para o pecado e vivêssemos para a justiça." 1 Pedro 2:24
Lembre-se que o povo brasileiro é extremamente religioso e que na maioria pensam que religião salva ; isto é uma mentira de satanás. Deixe bem claro que só Jesus Cristo salva!
Depois deste momento conduza a pessoa a uma oração recendo a Cristo!
7. Voltar-se para Deus e receber o poder do Santo Espírito para viver como Deus deseja.
"Deus manda que todas as pessoas, em todos lugares, se arrependam dos seus pecados." Atos 17:30. "Arrependam-se, mudem de vida e voltem para Deus, para que ele perdoe os pecados de vocês." Atos 3:19. "Quando....vocês creram em Cristo....Deus pôs em vocês a sua marca de proprietário quando lhes deu o Espírito Santo que tinha prometido." Efésios 1:13
"Deixem que o Espírito Santo dirija as suas vidas e não obedeçam aos desejos da natureza humana....O Espírito produz amor, alegria, paz, paciência, delicadeza, bondade, fidelidade, humildade e domínio próprio." Gálatas 5:16,22-23. Jesus disse: "Se alguém quer me seguir, esqueça os seus próprios interesses, carregue a sua cruz e me acompanhe...Quem perder a sua vida por minha causa vai achá-la." Mateus 16:24-25. E para concluir sua conversa fale do poder do Espírito Santo que virá sobre todas as pessoas que receberem a Jesus, as bênçãos decorrentes desta decisão, fale sobre o Espírito Santo como pessoa, não dando margem para interpretação de que é uma força positiva que passa habitar na pessoa. Da mesma forma que não é nada que "baixa" no corpo da pessoa. Deus é Espírito, e não espírita! Seja ousado, Deus fará a obra.
Desenvolvimento - ELNet - Todos os direitos reservados. BIBLIOGRAFIA Princípios básicos para compartilhar sua fé, por Greg Laurie - http://members.tripod.com/christianzine/estudo_0304.htm(textos extraídos do Curso de Evangelismo Pessoal e em Massa IBR - Instituto Bíblico Bras.
Por Correspondência - Retirado do Site Vivo -http://www.freespace.com.br/rj/vivo - Jljunior@writeme.com DEZ PASSOS PARA EVANGELISMO PESSOAL BEM SUCEDIDO Dez passos para um evangelismo pessoal eficienteElaborado por Carlos Eduardo Costa * PARTE I - Conhecer a Palavra de Deus PRINCÍPIOS BÁSICOS PARA COMPARTILHAR SUA FÉ, POR GREG LAURIEHome Page da Igreja Metodista Livre CENTRO APOLOGÉTICO CRISTÃO DE PESQUISAS Pr. João Flávio & Presb.