O Fogo do Senhor I

Escrito por: Reinhard Bonnke 
quarta-feira, 19 de setembro de 2001 

Deus queimando

"Quem dentre nós pode habitar com o fogo consumidor? 
Quem dentre nós pode habitar com as labaredas eternas?"(Is. 33:14) 
A Bíblia contem mais de 500 referências ao fogo, ligando-o com Deus por 90 vezes. Deus em ação é como um flamejante fogo. ' E os povos serão como as queimas de cal, como espinhos cortados que são queimados no fogo' (Is. 33:12). A cal queima devagar e espinhos queimam rápido. O fogo de Deus tem o mesmo efeito em tudo que toca. Fogo é Sua essencial característica. 'Porque o Senhor, teu Deus, é fogo que consome'. (Dt. 4:24). 
Ezequiel, por exemplo, frequentemente usa a linguagem de fogo para falar sobre Deus, por exemplo, ' Por isso eu derramei sobre eles a minha indignação; com o fogo do meu furor os consumi; fiz que o seu caminho lhes recaísse sobre a cabeça, diz o Senhor Deus. (Ez. 22:31) 
Seu Deus é como aquele? O Deus do fogo é o único que há. Nosso Deus é como uma floresta pegando fogo e não um bloco de gelo. Ele nunca se parece com a lua com sua fria luz, mas mais com o sol irradiando calor. Sua morada é na luz do sol nascente. O que Ele faz Ele executa com intenso desejo e flamejantes propósitos. Ele não pode habitar em nada morno. Não há nada cor-de-rosa suave na Sua presença, pálido ou anêmico, nem uma coisa nem outra. 
Este é Deus. Você quer tê-lo? Isaias pergunta, ' Quem dentre nós pode habitar com o fogo consumidor? Quem dentre nós pode habitar com as labaredas eternas?' (Is. 33:14). Quem realmente? 
Elias nos apresenta com um desafio real: 'O deus que responder com fogo, esse é Deus' (I Rs. 18:24). Bem, se você que ser outro Elias você tem que ter o Deus que responde com fogo. Você se daria bem com aquele tipo de religião – Cristianismo incandescente, Evangelho quente, o tipo de fé 'fogo nos seus ossos'? Ou você prefere um Deus casual e condescendente? O Deus de Elias e de Isaías nunca é desanimado, mas um Deus de vigor incansável e de total comprometimento. Ele é um entusiasta! O que Ele faz, Ele faz com ardor: ' o zelo do Senhor fará isto.' (II Rs. 19:31). 
Isaías 33 fala da raiva consumidora de Deus contra a maldade, Deus sendo fogo devorador dos inimigos de Israel. Aí vem o "x": o fogo terá alcance de efeito devastador. 'Os pecadores de Sião se assombraram; o tremor apoderou-se dos ímpios. "Quem dentre nós pode habitar com o fogo consumidor? Quem dentre nós pode habitar com as labaredas eternas?"' (Is. 33:14). Seja dentro ou fora de Sião Ele é fogo devorador. 

Fogo – Promessa e não Ameaça!
Deus é o mesmo Deus para todo mundo, tanto na igreja como no mundo. O Deus que está zangado com os pecadores todos os dias é o Deus com quem lidamos. Ele não muda. Verdadeira sociedade com Deus significa que estamos em fogo; o Deus do fogo não se associa com pingentes de gelo. Ele não se dá bem com povo frio e frouxo, indisciplinado e casual e que trabalha aos arrancos, não sendo nem quente nem frio. Não importa quem somos, Deus não se adapta para nos agradar; nós é que sempre temos que nos adaptar a Ele. Deus é demais para você? Zeloso demais, constante demais na Sua atividade? 
Líderes e pastores das igrejas representam a Deus, o Deus do fogo. Nosso ministério é trazer este Deus até as vidas das pessoas, colocando fogo nos seus corações. 
Jesus batiza com fogo (Mt. 3:11-12, Lc 3:16-17). João Batista disse, ' Eu, na verdade, vos batizo em água, na base do arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu, que nem sou digno de levar-lhe as sandálias; ele vos batizará no Espírito Santo, e em fogo... A sua pá ele tem na mão para limpar bem a sua eira, e recolher o trigo ao seu celeiro; mas queimará a palha em fogo inextinguível.' 
Teólogos perguntam se João Batista realmente disse tais palavras, e se ele disse, o que ele quis dizer? Alguns falam que suas palavras sobre Jesus batizando no Espírito Santo e fogo se refere à limpeza e julgamento de Israel. Estou certo de que eles estão errados. Quando João Batista falou de batismo do Espírito e fogo, era uma promessa e não uma ameaça, embora isto também tenha sido um tipo de prevenção sobre o que estaria por vir. Por toda a Escritura o fogo de Deus vem para purgar e abençoar. 
O fogo de Deus não vem para nos fazer cômodos, mas santos e para nos despertar. Quando Moisés viu a sarça ardente, primeiro Deus o advertiu de que ele estava pisando em terra santa, e depois lhe falou da grande coisa ele estava por fazer, que seria libertar a Israel que era cativo de Faraó (Ex. 3). Quando Isaías estava no templo e este se encheu de fumaça da santidade de Deus, sua consciência de imundice veio antes de Deus o equipar como Seu mensageiro. 
Se o Deus de fogo assume o comando, não será uma experiência confortável para aqueles que estão tranqüilos em Sião. A idéia de ser cheio do Espírito não é para nos dar emoções agradáveis e adoráveis encontros igreja, mas para nos fazer ir por Deus. Quando Jesus dá poder Ele mostra claramente Seus propósitos: 'Sereis minhas testemunhas' (At. 1:8). É glorioso ser ungido, mas isto é para o serviço, e não simplesmente para serviços agradáveis. 

Vida sem Fogo
Podemos viver sem fogo? Não nesta terra. O universo está cheio de fogo. O sol é um grande globo de incandescência, cada estrela brilha com seu próprio fogo, e mesmo o centro do nosso planeta é fogo – um centro de ferro derretido. Cada vulcão é uma ilustração do caráter de Deus. Ele é um Vesúvio de bondade, vida e energia. 
Alguns pensam que Deus está extinto e que publicou livros, cuja reivindicação é simplesmente demonstrar isto. O que aconteceu a Deus? Eles podem também perguntar o que aconteceu com as estrelas! Se elas não estão visíveis é por causa da moderna poluição da atmosfera. Este é o preço que pagamos em nossas grandes cidades – um mundo de lâmpadas, mas sem estrelas. Nestes dias seria muito difícil para os Magos terem uma estrela para guiá-los até Belém. Mas esta é uma alegoria dos dias modernos. As pessoas não encontram seus caminhos até Jesus por causa da poluição. Somos espertos demais pela metade. Ninguém pode ver a Deus através da nuvem de poluição da dúvida e pecado. Mas Ele continua lá, brilhante para sempre. 
No Dia de Pentecostes não houve somente fogo, mas também vento. O vento dispersa todo o nevoeiro. Ele limpa a atmosfera tanto quanto seguramente o fogo a aquece. Os discípulos tiveram um montão de dúvidas mesmo depois de Jesus ter ressuscitado dentre os mortos e ter falado com eles. Lemos que Jesus apareceu aos onze enquanto eles estavam sentados juntos comendo. Alguns haviam crido em relatos sobre Sua aparição, mas outros duvidaram; Jesus os repreendeu pela dureza dos seus corações. Mas quando os ventos de Deus rasgaram os céus e se moveram ao Lugar Superior, não ficou nenhuma dúvida. Um furacão e línguas de fogo sobre cada cabeça não era alucinação. Ele alcançou o poder do centro do universo como Ele havia dito. Ele manteve Sua promessa. 

A Escala de Pentecostes
Jesus fez todas aquelas coisas depois de ter partido da terra. Que Jesus! Morto? Esquecido? Como um homem morto pode inflamar 120 pessoas vivas de uma vez – e também sendo a primeira coisa de manhã? No entanto, Ele não voltou, se colocou em pé no meio deles e disse, 'Recebei o Espírito Santo.' Você poderia ter pensado que para tal acontecimento histórico e vital Ele deveria ter supervisionado pessoalmente. Na verdade Ele não o fez. O Espírito Santo veio em seu lugar – o Outro Consolador. Ele poderia ser e fazer tudo o que Jesus era e fez. Aliás, tudo que Jesus sempre fez foi pelo Espírito. 
Esta é a escala de Pentecostes. Este não foi um acontecimento insignificante ou menor. Jesus nasceu em Belém, a vinda do Consolador aconteceu em Jerusalém, e a vinda do Espírito Santo ocorreu em cada indivíduo como experiência pessoal. Isto é como se o próprio Jesus estivesse de volta novamente e nós somos Seus discípulos. O Dia de Pentecostes não foi algo que os discípulos olharam para trás com nostalgia e esperando. Aquele dia se estendeu por toda a vida deles. Lemos um pouco sobre a experiência deles no Dia de Pentecostes, mas todo o livro de Atos é tomado para contar a estória completa – e mesmo depois disto ainda não acabou! Os fogos de Deus não diminuem com o passar dos tempos. Sua fonte de combustível é eterna e inextinguível. 
No tempo de Pentecostes em Jerusalém magníficos aquedutos trouxeram água das montanhas para a cidade de Roma. Agora o que resta daquele notável projeto são ruínas. Os arcos estão quebrados e os canais estão secos. É esta também uma verdade sobre Pentecostes? Será que isto pertence a uma longínqua época, 20 séculos antes dos tempos modernos? Já não existe mais um Lugar Superior, não mais vento e fogo? É uma idealizada e dura representação em vidro pintado tudo o que a igreja agora possui do que uma vez foi sua vitalidade? 
Perceba que o próprio Jesus falou: ' E qual o pai dentre vós que, se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou, se lhe pedir peixe, lhe dará por peixe uma serpente? Ou, se pedir um ovo, lhe dará um escorpião? Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?' (Lc. 11:11-13). 
Agora perceba como Jesus colocou isto. Um filho pede por pão, peixe e um ovo – necessidades básicas da vida. Jesus não fala sobre caviar, mantos de seda, ricos vinhos, ouro, diamantes, e outras luxúrias, mas sobre pão, peixe e ovos. O Espírito Santo também é assim – Ele é um presente sem par com outras vivificantes necessidades. Deus nos dá pão, peixe e ovos todo o tempo e tem feito isto por milhares de anos. Mas Ele também nos dá o Espírito Santo. Eu posso viver sem peixe, pão e ovos. Mas porque eu deveria? Eu não gostaria de tentar! Eu poderia viver sem chocolate e muitas outras coisas, mas porque eu deveria? Então, porque eu deveria viver sem o Espírito Santo? 

Continua...