Alexander M. Mackay
por Charles C. Creegan e Josephine AB Goodnow

Grega e romana, árabe, turco, e Christian pioneiro, em vários momentos, e comandados por diferentes fins, têm wended as suas maneiras para a terra desconhecida do continente negro; e África durante séculos tem sido palco de emocionantes aventuras, trabalho perigoso, e sublime de vida sacrifício. Livingstone, Speke, Gordon, Stanley, Hannington, e outros, estão contados entre os heróis do mundo, e conspícua sobre este rolo de nobres homens têm agora de ser escrito o nome de Alexander M. Mackay. Nascido em outubro 13, 1849, na pequena aldeia de Rhynie, Condado de Aberdeen, na Escócia, em casa do seu pai, - a Igreja Livre Manse, - Sr. Mackay de uma vez foi abençoado com um devoto educação, no meio de intelectuais arredores. Senhor . Mackay do pai foi um homem de grande capacidade literária, e de catorze anos cuidadosamente desenvolvidas sobre o cotidiano de sua instrução rapaz. Em três anos de idade Alexander Mackay ler o Novo Testamento com facilidade, e em sete o seu texto, os livros eram Milton's "Paradise Lost", Russell "da história moderna da Europa", Gibbon's "Declínio e Queda do Império Romano", e Robertson's " História da Descoberta da América. " Ele era seu pai, companheira constante na sua caminha, e notícias estão agora disse dos aldeões' admira ao ver o menino frequentemente "parar para olhar para algo no meio da estrada," enquanto que do ponto de fato ele estava assistindo seu pai stick traçar o suposto Zambesi curso do rio, ou o esboço de uma proposta em demonstrando Euclides. Cartas foram freqüentemente recebida pelo Manse de Hugh Miller, Sir Roderick Murchison, e outros eminentes estudiosos, todos os quais foram lidos e falou no círculo familiar, e nestas formas do menino mente rapidamente desenvolvidas.
Em dez anos de idade ele tinha uma grande habilidade no mapa de decisão, e maravilhosa destreza no tipo de definição, e muito precisas foram as folhas de prova, saiu de sua pequena imprimindo-prima. Em 1864 ele entrou no liceu em Aberdeen, e aqui ele funcionou bem, ele raramente juntou as excursões dos jovens, mas preferiu a tornar-se iniciado na arte fotografia, ou para assistir aos operários nos grandes estaleiros. E, assim, a partir de diferentes fontes conhecimentos práticos de muitas coisas por ele foi antecipada adquiridos.
Em 1865 Mackay sofrido uma grande perda na morte de sua mãe, cuja separação liminar, para "Pesquisar as Escrituras", se tornou um direito, sempre continuou. No outono de 1867 Mackay entrou na Igreja Livre Escola de Formação de Professores, em Edimburgo; e lá ele ganhou a admiração dos alunos e professores pela sua capacidade para acadêmicos dois anos e, em seguida, entrou na Universidade de Edimburgo uma três anos de curso em clássicos, mecânica aplicado, maior matemática e filosofia natural, seguido por um ano o estudo de prospecção e fortificação com Tenente Mackie, professor de Engenharia. Por dois anos (1870-72), enquanto Secretário da Sociedade de Engenharia, e cada manhã pelo professor George Watson's College, Mackay diária tomou o bonde para Leith, e passou a tarde no modelo de decisão, e nos transformando, montagem, e montagem das máquinas em obras de engenharia dos Srs. Miller e Herbert. Suas noites estavam empregados em assistir palestras sobre a química e geologia na Escola de Artes e outros lugares. Domingos fez para regular a participação em serviços religiosos, e ao ensino no Dr. Guthrie's Original esfarrapado Escola. Em Novembro, 1873, Mackay fui para a Alemanha para o estudo da língua e, de uma vez assegurada uma boa posição como desenhista em Berlim União Engineering Co. Enquanto assim utilizados, ele passou a noite na tradução Lübsen's "cálculo diferencial e integral", e em inventando uma máquina agrícola, que obteve o primeiro prêmio na exposição de vapor-motores realizado em Breslau. Os diretores da empresa, reconhecendo a capacidade da Mackay, assim o fez chefe do departamento locomotiva. Em Maio, 1874, Mackay se tornou um membro da família de embarque de Herr Hofprediger Baur, um dos ministros na catedral, e um dos capelães, e nesta casa culta e piedosa Mackay derivados muitas vantagens, e reuniu uma vez por semana, as leituras bíblicas, a elite da sociedade cristã de Berlim, entre as quais Gräfin von Arnim, irmã do Príncipe Bismarck, e Graf e Gräfin Egloffstein, que deu grande interesse para Mackay da tarde merecimento.
Neste momento Hofprediger Herr Baur esteve activamente envolvida em uma tradução alemã da vida de Bispo Patteson, e este trabalho, juntamente com o professor da simpatia, provou ser um estímulo para a decisão Mackay já tinha feito a dedicar sua vida ao trabalho missionário; esta decisão Tendo sido obtido após a leitura da conta da sua irmã do Dr. Burns Thompson's urgente apelo aos jovens para ir a Madagáscar. Com Mackay para decidir se a agir, mas como ele não poderia entrar no campo de uma só vez como clérigo ou médico, ele determinada a fazê-lo como missionário engenharia (a mais prática e longo prazo determinação); e, abençoado com o pai da sanção, ele ofereceu seus serviços a Sociedade Missionária de Londres, mas foi respondido que Madagáscar "ainda não estava madura para sua assistência." Neste momento Mackay recebeu uma oferta de parceria, em uma grande empresa de engenharia, em Moscovo, sem hesitação, que ele recusou, acreditando que uma abertura para ele trabalhar na missão será em breve encontrado. Em 1875 o Daily Telegraph publicou Stanley da famosa letra "desafiador cristandade para enviar missionários para Uganda;" ea Igreja Missionária Sociedade Mackay bom grado aceitou a oferta do serviço em sua futura missão para a Victoria Nyanza. No início de março, Mackay retornou à Inglaterra e no desenvolvimento de planos, a Sociedade Missionária da Igreja determinada a combinar o industrial com o elemento religioso, e sancionou a compra de uma luz cedro barco de navegação, e também apropriou trezentas libras para um portátil motor e caldeira a ser instalado em um barco de madeira a ser construída pelos missionários na Nyanza. Muitos exaurimo dia Mackay deu a descoberta, em Londres, um engenheiro que iria construir um motor com base no princípio de soldados anéis, cada luz suficiente para ser transportada por dois homens. Mas, finalmente um motor após o seu próprio desenho foi construído, e ferramentas de todos os tipos estavam prontos para a empresa e sobre o 27. De abril de 1876, em uma companhia de oito, Mackay esquerda Peshawur na Inglaterra, e chegou a Zanzibar 29 mai. . Para facilitar a viagem para o grande lago, a missão parte destina-se a cruzar os Wami rio, e sobre os 12 jun Mackay e Tenente Smith começou na Daisy em uma viagem de exploração, mas, depois de muitos dias de sofrimento, eles descobriram tanto os Wami e Kingani Rivers unnavigable, e foram obrigados a proceder interior em pé. Na Ugogo, em Novembro, Mackay, que tinha cargo da terceira seção da caravana, foi levado gravemente doente, e foi obrigado a voltar à costa, onde ele foi instruído pela Igreja Missionária Sociedade de atraso para iniciar o interior até junho , 1877. Ele utilizou o intervalo tempo em enviar um alívio para a sua caravana irmãos sobre o lago, e, cortando um bom caminho para Mpwapa, duzentos e trinta milhas interior. Março, 1878, Mackay ouviu a notícia do assassinato de Tenente Smith e Mr. O'Neill, que havia chegado meses antes do lago, e com toda velocidade apressado para o local da catástrofe, a ilha de Ukerewe, esperando por amigável para evitar intervenção mais derramamento de sangue. 13 jun. Chegou Kagei, e teve seu primeiro vislumbre do grande lago. Com alegria ele percebeu que a pior parte do seu percurso era longo. Empilhados juntos em um barraco, Mackay encontrado muito valioso dos bens encaminhados a este ponto, as primeiras seções da expedição, e deixou a cargo dos nativos. Heaped juntamente leigos caldeira-conchas e livros, papéis e pistão-varetas, de vapor - tubos e artigos de papelaria, impressoras' tipos, serras, e jardim-semente, latas de bacon e sacos de roupa, forjas portáteis e acessórios caldeira, aqui um cilindro, aí a sua única placa. "Dez dias de trabalho duro a partir de madrugada para escuro, e," Mackay escreveu, "os motores para o nosso estande vapor completos até o último parafuso, a caldeira está pronta para ser rebitado, instrumentos e tipos de caixas separadas, ea ferrugem e poeira são atirados para fora das portas. Parece um milagre que eu acho quase tudo completo, mesmo pertencentes à sua menor dimensão, após uma viagem de sete tedious cem milhas. " A Daisy, reconstruído por O'Neill, mas já muito danificado, a atenção do empregado Mackay, e sua criação rotativo rebolo, para o espanto dos nativos, ele remendado os lados e calked as costuras, e fez o barco novamente navegabilidade. Após o seu grande trabalho em reparações, Mackay, apesar de perigo para si próprio, Ukerewe visitadas, e com coragem de tato realizada uma visita amigável com o Rei Lkonge. Após esta visita Mackay foi vítima de uma disenteria, mas em comprimento, juntou pelo Sr. Wilson, e favorecido com uma boa brisa, ele navegou na Daisy para Uganda. Quatro dias de multa à vela e, em seguida, eles foram rompidas, e oito semanas de trabalho duro foi dada para fazer um novo barco para fora da Daisy. Mackay finalmente chegou Rubaga, a capital de Uganda, Nov. 6. A entrevista foi amiga de uma vez tive com o Rei Mtesa, Stanley disse que tinha de enviar o "homem branco", e por um tempo em assuntos judiciais correu tranqüilamente. Mtesa e seus súditos estavam muito interessadas em contas de ferrovias, eletricidade, astronomia e fisiologia; e Mackay ganharam grande influência por sua habilidade mecânica, o que causou surpresa e admiração. Mtesa parecia muito ansioso para conhecer mais sobre a religião cristã para a qual Stanley tinha introduzido ele, todos os domingos e os serviços religiosos foram detidos em tribunal. Desde o início, os árabes que estavam centradas no Rubaga ciúmes de Mackay, temendo que sua influência iria derrubar o tráfego de escravos, que os trouxe aqui como no resto da África. Eles usaram todos os meios para transformar Mtesa contra o homem branco, o mais potente do que eram os ricos presentes, incluindo armas de fogo, apresentou ao rei. Os árabes não eram mais formidáveis inimigos para Mackay que eram os missionários da Igreja Católica Romana, que veio logo após sua chegada, Mtesa confusa com os seus pedidos para a verdadeira religião, e instituindo uma cruel perseguição contra os protestantes.
Em abril de 1880, Mackay, encontrar a sua loja de produtos quase esgotados pela ladra de Mtesa de chefes, deslocou-se a Uyui para os fornecimentos e, durante esta viagem pouco escapou sendo assassinados pelos nativos. Neste momento Mtesa transformou totalmente afastado dos ensinamentos que Mackay e seus amigos tinham trabalhado por dois anos de inculcar, - dois anos de trabalho, a pobreza, o perigo, e ofttimes ameaçou fome, Mackay mantendo seus companheiros vivo pela venda de artigos feitos por próprio em sua oficina. "Além de ensinar os alunos a sua leitura, escrita e aritmética, Mackay lhes deu aulas diárias" na construção e concepção. Ele construiu uma casa para a festa da missão, que era uma fonte de surpresa para todos, e causou Mtesa para pedir instruções para os indígenas em madeira e ferro, e quando Mackay pediu um pedaço de terreno para construir cabanas sobre, ele deu-lhe de uma vez vinte hectares. Para os nativos da Mackay mais maravilhosa conquista foi um carro pintado vermelho e azul, e puxado por bois. De tempos a tempos Mackay é óptimo trabalho foi complementado por co-trabalhadores enviado pela Sociedade Missionária da Igreja, e em março de 1881, o seu coração estava satisfeito por o batismo de cinco converte pelo Sr. O'Flaherty. No início de 1883 o Rev. Gordon CE eo Sr. Wise aderiram Mackay, em maio do mesmo ano, o Rev. RP Ashe chegou, e as perspectivas da Missão foram mais encorajadores até outubro de 1884, quando Mtesa morreu. O filho do rei, Mwanga, sucedeu ao trono - uma juventude com todo seu pai, nenhum de seus vícios e virtudes, e um reinado de sangue e de terror seguida, começando com a queima de dois rapazes cristã, que encontraram a morte com canções de louvor , e foram os primeiros mártires para a fé em Uganda. A tempestade da perseguição gastou o seu pleno vigor em Outubro de 1885, quando chegou a notícia, o rei que os homens brancos tinham vindo pela rota Masai, Uganda e foram introduzidos pela "porta traseira". As encomendas eram enviadas para matar toda a parte. Impedidos de sair do tribunal, Ashe e Mackay aguardadas em pavor suspense, o que deu lugar ao desespero, quando notícias sobre a morte do bispo Hannington foi confirmada. Nos meses que se seguiram, vidas dos missionários e converte foram em perigo constante; ainda espalhar o evangelho, e os homens jovens chegaram diariamente para a casa de missão traduzido cópias. Em Maio de 1886, trinta dos missionários' fiel converte lentamente foram queimados vivos. Mackay foi agora ansioso para sair do país, mas foi recusado a permissão para sair. Novos missionários com apresenta teria comprado sua fuga, mas ele não iria escrever para os homens a entrar para o Uganda em perturbado condição de coisas, tão corajosamente permaneceram, mesmo depois que ele tinha obtido unselfishly Ashe para deixar de ir. Sozinho, cansado na alma e corpo, a sua vida em perigo iminente, Mackay trabalhou no início e final na tradução e impressão das Escrituras. Notícias do Emin Pasha expedição chegou o rei, e alertado por padres franceses que Stanley e Mackay iria colocar a cabeça em conjunto para "comer o país", decidiu que Mwanga Mackay deve deixar Uganda. Prever que o Sr. Gordon deveria vir para cuidar do converte, que foram apenas confortado pelo seu garantias de que ele era, mas indo para o sul do lago, Mackay afastais do país onde ele havia passado agitado nove anos, - anos de profundas experiências, de laços e privações; anos que teve seus cabelos prateados e acalmou o irrequieto impulsos de sua juventude, mas seu lema era inalterada - "África para Cristo". Depois de muito cansados errantes, Mackay caiu com uma amiga chefe na terra de Usambiro, e aqui, sozinho e isolado, ele começou a grande obra de uma nova missão estação. Uma banda de cinco homens, liderado pelo Bispo Parker, e incluindo o seu velho amigo e companheiro de trabalho, Ashe, logo veio para alegrar a sua vida solitária. Poucas semanas felizes juntos - então Bispo Parker e Sr. Blackburn morreu de febre; Sr. Walker foi para Uganda; Sr. Ashe foi obrigado a voltar para casa por conta de má saúde; Mackay foi novamente sozinho.
E mais uma vez este all-round missionário definir-se ao trabalho de ensino, tradução, impressão, encadernação, doctoring, e construção, e em meio a esses muitos e árduos trabalhos, ele encontrou tempo para dar sugestões práticas para o mundo, agora realizadas; viz. ", todas as estações ao longo do Uganda", e ", uma estrada de ferro a partir da costa para o lago."
Em Setembro, 1889, Stanley Mackay visitados no seu regresso à costa, e "Na África mais sombria" dá com uma unstinted elogios conta da missão estação, com a sua casa construída com argila "garnished missionária com fotos, e as prateleiras cheias com escolha, livros úteis, a sua hospitaleira mesa com alimentos saudáveis (home-made pão e café), a missão da escola de asseado, bem-educado rapazes, um lançamento da caldeira, e uma canoa em construção, viu-pits, e bovinos vezes, todas as o trabalho de "o melhor desde missionário Livingstone."
Stanley e seu partido Mackay instados a aderir à expedição para a pátria, mas com característica fidelidade ele se recusou a sair até que alguns chegaram a ter um lugar dele. "Plataformas europeias e recepções real" nunca foi seu, mas Feb. 8, 1890, a sua incansável energia descansado, bem como o título do seu trabalho, ações foram registradas, na presença divina, com a fronte de cada convertido preto no Uganda.

Copiado e codificadas por Stephen Ross para WholesomeWords.org das grandes missionários da Igreja por Charles Creegan e Josephine Goodnow. New York: Thomas Y. Crowell, © 1895.