Homens em Chamas

Escrito por: Reinhard Bonnke 
segunda-feira, 4 de outubro de 2004 

Introdução

“Aquele que a seus anjos faz ventos, e a seus ministros, labareda de fogo.” Heb. 1:7 

Ardendo por Missão
Uma igreja de sucesso é um arbusto em chamas. Deus fala sobre isto. Nossa palavra é Sua palavra, ou ela não é palavra nenhuma. Uma igreja inflamada com Deus, um arbusto queimando com fogo santo vai atrair melhor as pessoas do que qualquer quantia de PR hype. O eminente teólogo Suíço Emil Bunner disse,”A igreja existe para missão assim como o fogo existe para queimar.” Ela queima por missão. 
Queremos florestas com arbustos em chamas. Deus está vestido com fogo e seus servos são “labaredas de fogo”. A menos que estejamos queimando nunca poderemos atear fogo em ninguém. Martyrius Sadna lamentou, “Nós ficamos relaxadamente na sua presença como se fosse somente um jogo.” Isto é verdade em algum de nós aqui? 
Nós podemos ser ordeiros, fazendo tudo com dignidade e decoro, mas...sem fogo! Correto mas frio. No Monte Carmelo os pagãos prepararam tudo corretamente no altar, prontos para o sacrifício, mas o demônio não poderia trazer uma faísca do inferno para atear o fogo. Depois Elias reconstruiu o altar, pedras, madeira, sacrifício, tudo o necessário de acordo com o livro, e invocou o fogo do céu. E ele veio! 

Fervor ou Fracasso
Fogo é o logotipo divino. Goste ou não, a fé Cristã é fervorosa ou fracasso. Isto é caracterizado pelo fogo: corações e vidas em chamas, faces brilhando com Deus, com fervor e entusiasmo. As Escrituras têm mais de 100 referências sobre o fogo de Deus. 
O fogo também anuncia a presença do Senhor. “Vem o nosso Deus; perante Ele arde um fogo devorador.” (Salmos 50:30). Sua bandeira é fogo. Cada tribo de Israel tinha uma bandeira quando marchavam através do deserto, no caminho deles para a Terra Prometida, mas na cabeça deles estava o pilar de fogo, a bandeira de Deus e o emblema da nação. 
Nos tempos do Novo Testamento, o mesmo emblema estava na mão. João Batista declarou a mais distinta verdade sobre Jesus. Ele anunciou que Jesus batizaria no Espírito Santo e fogo. Aquele batismo inflamável era o que identificaria o Messias. Mesmo antes de Jesus aparecer, as pessoas eram avisadas para esperar por fogo. Aquilo é o que fé é, fogo! 
A igreja Cristã é antes de tudo um condutor de fogo, uma tocha flamejante para trazer luz à terra. Somente fé em Deus pode dar ao mundo um objetivo primordial. As paixões do mundo são avareza, cobiça e poder, mas somente a dedicação a Jesus pode circundar o globo com um vivo propósito. Só as paixões de Jesus podem incendiar as montanhas. Na Grã-Bretanha as pessoas comemoraram o fim da II Guerra Mundial acendendo faróis nas montanhas altas, desde o sul até o norte e do leste ao oeste. Cada farol era aceso assim que as pessoas viam a próxima logo abaixo, uma cadeia de fogos vitoriosos, no cume ,com chamas agitadas pelo vento. É assim que isto funciona com Cristãos – esteja em chamas e os outros também estarão. Como o sol, Deus é suficientemente grande para ir ao fogo. Se você está em chamas por Deus, não se preocupe com os ventos da adversidade. Ventos somente queimam velas; isto faz o fogo mais brilhante. Igrejas são para serem faróis nos cumes e não velas nos porões. 

Fogo – a mais nítida atração
A única religião sem fogo nas Escrituras é a falsa religião com falso fogo. Alguns são obcecados somente com religião. Exaltação não é fogo, nem é fanatismo, uma cabeça quente ou uma mente super-aquecida. No extremo oposto, acadêmicos e opinião humana formam a base de muitas igrejas. Acadêmicos críticos são antes como o corpo de bombeiros – adeptos a apagar o incêndio. Seus interesses são acadêmicos, são desprovidos de paixão pelo evangelho. O evangelho deles não têm a intensidade das mensagens de Paulo. Teólogos, professores e pregadores como aqueles não mexem com o coração de ninguém e nunca ficam ávidos por Deus ou pelo evangelho. 
Igrejas importantes dos tempos medievais eram chamadas pelo nome do seu santo padroeiro. Para uma igreja receber o nome de um santo, freqüentemente significava que ela tinha a posse de uma ou duas relíquias, normalmente os ossos do corpo do santo. O nome era de um homem ou mulher, mortos. A fé e esperança de ajuda que tinham estava nos ossos! Imagine: abençoado por ossos, fé através de relíquias! 
Eu estava pensando em Pedro e João na tumba examinando a roupa sepulcral do Cristo ressuscitado. Nunca passou nas suas mentes que eles poderiam expor os panos com marcas de sangue como evidência de sua morte, como santas relíquias para serem beijadas e tocadas. Eles tinham melhores coisas para fazer! Na verdade, eles gastaram seu tempo esperando no lugar até que o fogo caiu. Pentecostes não é um símbolo de morte, mas um troféu de vida e vitória. O verdadeiro sinal de um Senhor vivo é o fogo vivo do céu. Olhando para os discípulos, até mesmo os inimigos poderiam falar que eles tinham estado com Jesus. Nós precisamos de acadêmicos como precisamos cada tipo de ajuda um do outro , mas como isto é melhor quando vem de pessoas “flamejantes”, com Espírito iluminando seus pensamentos. 
Em uma vila Espanhola eles tinham um santo – vivo. As pessoas estavam preocupadas no caso de ele os deixar, então eles o mataram e mantiveram seus ossos para assegurar de que a bênção não iria embora! Relíquias somente comprovam a morte. Peças da cruz significavam somente que Jesus morreu! As pessoas não são dirigidas por símbolos de morte mas de vida. A verdadeira “relíquia” de Cristo são pessoas em chamas, não uma peça de pano, não de um morto canonizado, mas por um povo vivo, batizado pelo Espírito. A prova, sinais e evidências de que Jesus ressuscitou da morte, são pessoas com a vida abundante que Ele prometeu. Porque Ele vive, nós também vivemos – pelo poder da vida imortal. 
Este ano é o aniversário do centenário do reavivamento de Welsh. Em uma questão de meses umas 100.000 pessoas foram convertidas e reunidas nas capelas. As capelas eram como lareiras. Poucos deles permanecem hoje. Aquelas lareiras hoje estão cheias de frias cinzas. As capelas onde homens fortes ajoelhados, arrependidos e em lágrimas agora são usados como casa de Bingo ou armazéns. A glória e o fogo se foram, “ichabod” está escrito sobre portas de igrejas, as capelas estão vazias, mas as prisões estão cheias novamente. O reavivamento eliminou completamente o crime, mas a apostasia tem produzido o mais alto índice de criminalidade jamais registrado. Deus quer fornalhas e não congeladores. 

Teologia de Pentecostes
As línguas repartidas do fogo do Espírito Santo são a garantia que Ele está conosco. Duas das maiores crises espirituais começaram pelo divino fogo, chamado Exodus e Pentecostes. Ainda para o nascimento, vida, morte e ressurreição de Cristo não havia fogo. Isto não era necessário. O batizador com fogo estava presente ele mesmo – infinitamente maior do que o fogo simbolizando Sua presença. Fogo, você pode dizer, é seu logotipo...e muito mais! Quando Jesus subiu para a mão direita de Deus, o fogo caiu sobre pessoas comuns. Isto nos capacita a testemunharmos de Jesus, a mostrá-lo como Ele é. Qualquer fogo, que não O traz para perto e não gera amor por Ele, não é fogo. O prometido Espírito Santo está dedicado a revelar as coisas de Cristo para nós. Onde há fogo, ali Jesus está. 
A teologia da Ascensão é a teologia de Pentecostes. Quando Cristo subiu ao céu, foi para um lugar especial: “ a mão direita de Deus” (Marcos 16:19). A mão direita é a mão de poder e autoridade. As Escrituras sempre falam da mão direita ou braço direito. Jesus era a mão direita de Deus. Na realidade, nós nunca lemos sobre a mão esquerda de Deus. A mão esquerda era lugar de vergonha e fracasso (veja Mateus 25:33). Somente uma vez (Deut. 33:27) lemos sobre os braços do Senhor. É contrariamente sempre o braço ou a mão do Senhor. O braço do Senhor é o Senhor, o Filho de Deus. O braço direito de um pai era sempre seu filho. Deus quebrou o braço direito de Faraó quando seu filho primogênito morreu ( Ez. 30:21). Salmo 89:13 nos conta que o braço de Deus “ está vestido com poder”. Quando o mundo e o demônio arremessaram seus ataques contra Cristo, isto foi contra a mão direita de Deus que não nunca poderia se quebrar. 
“ O Senhor desnudou o seu santo braço à vista de todas as nações; e todos os confins da terra verão a salvação do nosso Deus.” (Is. 52:10). Aquela profecia foi cumprida quando Cristo veio à terra. O idoso Simeão viu Jesus quando ele foi levado ao templo pela primeira vez. Ele o abençoou dizendo, “ pois os meus olhos já viram a tua salvação, a qual tu preparaste ante a face de todos os povos; (Lucas 2:30-31). Jesus é salvação, o poderoso braço de Deus desnudou-se para nos salvar. Mais do que destruir inimigos, para Deus, desnudar seu braço é salvação. Quando Cristo ressuscitou para ser a mão direita de Deus, a primeira coisa que fez foi mandar o fogo de Pentecostes. 

Fogos simulados
Existem falsos fogos. O fogo no qual a voz de Jesus é ouvida, aquele é o fogo real. Na gelada Grã Bretanha, as casas são aquecidas por carvão falso. As pessoas costumavam queimar carvão verdadeiro em lareiras e as casas tinham chaminés. As lareiras e chaminés continuam lá, mas o fogo vem de jatos de gás. Não há carvão queimando, nenhum rosto no fogo, nenhuma chaleira apitando no fogão. Algumas casas, como a maioria dos apartamentos na Europa continental, não tem nenhum aquecedor a gás e são aquecidas por radiadores centrais de aquecimento, com circulação de água quente. 
A religião da igreja está cheia de simbolismo. A presença de Deus é sugerida através da arquitetura, música, roupas, tom de voz, móveis ou grupos barulhentos e tambores. As igrejas batizam em água, não no Espírito Santo e fogo. Todos podemos precisar de ajuda física para louvar, maso impulso por si mesmo deve ser fogo nas nossa barriga. A música que alcança o céu não vem dos lábios, mas do coração. 
Pregação também pode ser bem educado, escorregadio, profissional e bem aguçado, com gestos certos em tempo certo, com uma história certa, uma correta cadência de voz, lágrima e soluços apropriados, um apropriado grito, uma oratória crescente, floreios e clímaxes, com dica para o coral entrar no momento certo. Certamente nada disso é condenado se isto provoca e conduz ao louvor a Deus, mas se não, isto não é um arbusto em chamas. Uma igreja pode representar um bonito e refinado arbusto, mas ela deveria ser um arbusto flamejante, falando da paixão de Deus. 
Não foram reis ou poetas ou intelectuais que encheram as páginas das Escrituras, mas pessoas com um coração ardendo, cada um – Noé, Abrão, Jacó, José, Moisés, Josué, Davi, Elias, Eliseu, Daniel, Ezequiel, as muitas Marias dos Evangelhos, e as mulheres que Paulo saudou em Romanos 16. Eles não tiveram nenhuma dúvida sobre emocionalismo. Deus colocou fogo sobre eles e eles acabaram queimando, flamejando. O chamado de Deus não era para fregueses frios, pessoas sossegadas e sem sentimentos. Eles eram entusiastas! Israel começou com líderes carismáticos fortalecidos pelo Espírito, mas terminaram como reis pagãos. 
esus falou de João Batista que ele era “ uma lâmpada que ardia e iluminava”(João 5:35). Eu seria antes um João em chamas e iluminando, do que ser um rei! O Rei Herodes no seu palácio não iluminou o caminho do mundo, enquanto João Batista no calabouço do palácio de Herodes flameja ainda hoje. Nero iluminou seus jardins amarrando Cristãos com couro e lançando-os ao fogo. Hoje cães tem o nome de Nero, e as chamas daqueles mártires são inestingüiveis. 

Lareiras
O coração humano é uma lareira feita para manter o fogo. Há muitos "frios" e, muitos deles são recipientes de cinzas, como lixeiras, cheios de lixo. Anos atrás quando lareiras eram feitas de ferro, donas de casa costumavam gastar um tempo considerável e esforço polindo os metais. Na fome de 1930 eles não tinham carvão e nem fogo, mas eles a poliam. Poderiam as igrejas serem descritas como “estilo de 1930” - polidos sermões, mas sem fogo? 
Deus pegou um arbusto comum e ateou fogo. Ele o fez extraordinário antes de falar através dele. Normalmente Deus não fala através de arbustos, contudo eles podem ser belos. Até ele visitar aquele sertão, aquele arbusto não tinha singularidade. Moisés o havia visto antes, mas quase não o percebeu. Mas quando as chamas do céu foram ateadas nele, ele não era mais sem singularidade. O mesmo acontece com igrejas! O mundo não respeita uma igreja hipócrita, fingida, pensamentos bonitos e incertezas. Se uma igreja ao menos queima por Deus, ela vai chamar atenção. Quando igrejas são modelo de decência, decoro, conformidade e correção, ninguém diz:”Eu agora me virarei para lá e verei esta grande maravilha” (Êxodo 3:3). Quando há chama espiritual as pessoas param e olham.